Seguimento Litoral Centro - Outubro 2018



DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Por Coimbra está um caos. Nunca vi nada assim. Tenho uma árvore de grande porte caída à porta de casa a cortar a estrada, por sorte não caiu em cima da casa e do carro.
Muitas casas sem telhado, chapas no meio da estrada, árvores caídas por toda a cidade, A1 cortada na zona de Condeixa, placas de sinalização arrancadas.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
No Porto já esteve agreste, Está tudo mais calmo estamos a chegar ao "fim da linha".

Obrigado @rfilipeg como estava a ver pelo radar ainda bastante precipitação.

A zona da Marinha grande, litoral de Alcobaça e Leiria foi muito afectada...
Pois, aquela parte mais activa, foi mesmo entrar entre Leiria e Coimbra, depois foi sempre a varrer Aveiro e depois Porto.
 

Dematos

Cumulus
Registo
2 Jan 2014
Mensagens
383
Local
Louriçal - Pombal (40m)
Só agora tive rede e net.
Foi brutal, durante 1h e meia, mais coisa menos coisa; mas durante uma meia hora foram rajadas de meter medo.
Houve estragos: várias casas aqui da rua destelhadas; rua cortada por queda de árvores; entrada para o Louriçal cortada antes da rotunda do "biscoito"... foi o que consegui saber, haverá concerteza muito mais!! E o susto da churrasqueira aqui da casa ter tombado para o terraço o que provocou um estrondo do caneco!!!
 

Maravedi

Cirrus
Registo
5 Jan 2016
Mensagens
41
Local
Coimbra
Em Coimbra o vento foi/está forte... há relatos de vários danos.
Eu estou na parte alta da cidade e as minhas telhas ainda dançam no telhado (vivo no ultimo andar, o barulho das telhas é impressionante)... muitas telhas voaram e pelo menos um carro que tem vidro panorâmico, está agora descapotável.
Assisti a um toldo a desaparecer por cima de um prédio de 6 andares e desse prédio vi uma caleira que ficou espetada no passeio a menos de 10cms de outro carro...
O telhado do meu prédio tinha sido mudado em 2010... agora vai ter de ser um novo... choveram imensas telhas...

Quanto ao vento... acalma uns minutos e depois renova força...
A velocidade das nuvens é algo que nunca tinha assistido.

Actualização:
desci à rua para ajudar a remover telhas e caleiras que estavam no meio da estrada. Pelo menos 3 carros com vidros destruídos, incluindo o meu que estava a uns 15 metros do prédio em zona que eu pensava segura... carros a uns 20 metros também apresentavam danos, alguns com chapa perfurada, tal o impacto das telhas de barro.
Enquanto tentava tapar o vidro começou a chover intensamente... tenho temperatura registada a 15,8 mas com os danos não posso garantir que o sensor esteja OK.

Amanhã verei como estão as estufas que tenho na Marinha Grande e uma habitação secundária, já que parece que este fenómeno escolheu atacar precisamente zonas onde tenho bens.
 

JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Mensagens
366
Local
Coimbra
Dei uma volta na zona alta de Coimbra e digo-vos que em 44 anos de vida nunca vi um grau de destruição como este. Ramos e detritos por todo o lado, além de telhas, chapas e vidros. Não havia uma rua que não tivesse arvores derrubadas. Algumas foram literalmente rachadas Alto a baixo como se tivessem levado com um machado.
Fiquei siderado ao ver um poste de cimento com fios telefonicos, repito cimento, partido ao meio.
A casa onde vivo escapou por 2 mts à queda de 2 cedros enormes.
Inesquecível este evento sinceramente.
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
Dei uma volta na zona alta de Coimbra e digo-vos que em 44 anos de vida nunca vi um grau de destruição como este. Ramos e detritos por todo o lado, além de telhas, chapas e vidros. Não havia uma rua que não tivesse arvores derrubadas. Algumas foram literalmente rachadas Alto a baixo como se tivessem levado com um machado.
Fiquei siderado ao ver um poste de cimento com fios telefonicos, repito cimento, partido ao meio.
A casa onde vivo escapou por 2 mts à queda de 2 cedros enormes.
Inesquecível este evento sinceramente.
Foi horrivel este evento aqui, choviam telhas e arvores, parece que o tempo tao calmo a tarde ja o fazia adivinhar.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro