Seguimento Litoral Centro - Outubro 2022

Alguns momentos da frente fria do início da manhã de ontem, na RLC:

A célula de Santa Cruz-Caldas da Rainha às 7h30 (legal) da manhã:
qDPIuhk.jpg


Acumulado das 7h às 8h, IPMA, 24,2 mm em Santa Cruz (aeródromo); diário na RLC (25,4 mm em Santa Cruz, o acumulado mais elevado na rede IPMA).
es283O9.jpg
bkdDdsP.jpg


Gráfico da estação de Silveira, cerca de 2 quilómetros a Leste do aeródromo: 22,0 mm na mesma hora; diário 23,1 mm.
cdQe9cB.jpg


Detalhe: 18,0 mm em < 15 minutos (7h29 às 7h44).

xJfKzFI.jpg
 
Marginalmente em Santa Cruz: 16,0 mm no dia; 14,7 mm na hora (7h às 8h); 13,2 mm nos 15 minutos (7h28-7h43).
iBEZgZY.jpg


E um pouco mais acima, Praia da Vigia: 17,2 mm dia; 16,2 mm hora; 5,6 mm em 5 minutos e nos 5 minutos seguintes 6,8 mm (7h39-7h44).
OP4gA6I.jpg



Prosseguindo para norte, Lourinhã: 10,9 mm dia; 9,4 mm hora; 4,6 mm em 5 minutos (7h39-7h44).

Serra do Calvo (Lourinhã): 17,8 mm dia; 15,5 mm hora; 5,1 mm em 5 minutos seguidos de 6,6 mm nos 5 minutos seguintes (7h39-7h44).
gLFRFOz.jpg


São Bernardino (perto de Peniche sul): 12,2 mm dia; 11,2 mm hora; 5,3 mm em 5 minutos (7h34-7h39).


Dez minutos depois de Santa Cruz, a célula estava na zona de Bombarral/Cadaval:

gpHpsNn.jpg


Bombarral: 8,4 mm no dia, 5,3 mm em 5 minutos.

Reguengo Grande: 17,5 mm dia; 15,5mm hora; 6,4 mm em 5 minutos (7h44-7h49) e depois 5,6 mm nos 5 minutos seguintes.

Atouguia da Baleia: 12,2 mm; 11,0 mm.


Mas, em Moita dos Ferreiros um valor extraordinário a suscitar razoável dúvida: 36,1 mm no dia; 33,0 mm em 45 minutos (7h29-8h14, sem aumento em qualquer período de 60 minutos em que se enquadre). E o mais espectacular: 29,2 mm em 20 minutos, dos quais 8,6 mm em 4 minutos seguidos de 18,1 mm em 11 minutos.

Fica o gráfico, a tabela tem alguma irregularidade nos tempos entre registos, baixa confiança. Seria interessante conhecer testemunhos no local.
M7bP6dd.jpg


Mais adiante na Vermelha (Carvalhal), 11,2 mm, gráfico com acidentes...

Nas Caldas da Rainha, cidade, também acumulados consistentes de 10 a 15 mm aproximadamente.

E numa estação alinhada com Moita dos Ferreiros segundo a direcção da frente, perto de Óbidos e Caldas, outro acumulado notável em Gaeiras:
25,4 mm no dia; 23,9 mm em 40 minutos, dos quais 6,3 mm em 5 minutos e 8,7 mm nos 5 minutos seguintes. Este valor é quase comparável ao de Moita dos Ferreiros aumentando a sua probabilidade de ser real.
BxO24Gd.jpg



Há mais áreas da Região Oeste e AML dignas de estudo onde passaram as células mais activas da frente fria. Ainda vou procurá-las, mais logo.
 
Última edição:
Naquela meia hora sem imagens de radar, não se perdeu no entanto o registo das descargas eléctricas atmosféricas (DEA).
Aqui ficam as concentrações em cada 10 minutos, nomeadamente da brutal trovoada sobre Moita dos Ferreiros e que vem, de certo modo, confirmar que algo de muito violento se passou ali:

Descargas entre as 6:36:39 e as 6:56:39 utc
u9VOmSZ.jpg


10 minutos seguintes, até às 7:06:39 utc
p4hAS1X.jpg


e os últimos 10 minutos desta trovoada, antes das 7:16:39 utc
FtzDTj0.jpg
 
A análise sinótica e frontal das 6 utc mostrava correctamente a posição da frente a passar na costa da Região Oeste:

o5ppDeY.gif


Aqui mesmo ao pé, o registo de Vialonga ilustra bem o que ainda mal consegui captar de imagens na altura da passagem da célula mais forte da frente por esta zona.
O máximo em 5 minutos ocorreu precisamente no fim da passagem da célula, entre as 8h14 e as 8h19: 6,1 mm, para um total da frente e do dia de 20,3 mm e 18,8 mm em 60 minutos.
xGj3M5Q.jpg


Vídeo feito na direcção do vale e montes de Vialonga, ocultos pela chuva forte nos primeiros dois minutos e meio do vídeo. Penso que esta intensidade filmada deve corresponder em média a 1mm por minuto, com alguns momentos mais intensos. Subitamente a chuva pára e vêem-se as nuvens a abrir rapidamente mostrando os montes de Vialonga a "fumegarem" vapor e condensação ascendente da carga de água caída. Também se ouve e vê um avião que acabou de passar precisamente pela célula, em fase de travagem na aproximação ao aeroporto de Lisboa.





As estações de Santa Iria não apanharam a célula em cheio. A estação da Escola aqui ao pé estava desligada... :facepalm:


Bom dia a todos..
Ontem tive o privilégio de acordar com o som desses primeiros roncos e pingas..
Os miúdos ouviram pela primeira vez uma bela trovoada..
(+/- 7h45m, Santa Bárbara)


Enviado do meu SM-A325F através do Tapatalk
:cool:

Uma estação próxima do Infantado, em Loures, (Quinta Nova de S.Roque), situada na mesma linha de passagem desta célula da frente, teve um acumulado semelhante a Vialonga.
bmvvpE5.jpg


Acumulado total da frente (e do dia) foi 23,1 mm.
O acumulado maior em 5 minutos nessa estação foi de 7,6 mm, das 7h59 à 8h04 e nos 5 minutos seguintes mais 4,8 mm.

Nota: não consegui apanhar descarga alguma da trovoada que se ouviu e ainda se viu vários relâmpagos, antes de caír a chuva mais forte. :o
.
 
Última edição:
Bom dia ao fórum. Pelo Feijó está uma manhã de céu muito nublado, algo abafada, e até agora sem pingo de chuva. Pela imagem de satélite parece que a AML ainda poderá ter alguma instabilidade para as próximas horas, isto se não fugir tudo para o litoral norte.

Temperatura nos 20,1°C, 88% HR, pressão nos 1016hpa e o vento sopra fraco de Sul.
 
Aqui na Azambuja há cerca de 10 minutos atrás, pareceu-me ocorrer um pequeno downburst, do nada no meio da chuva torrencial levantou-se rajadas de vento bem fortes que durou cerca de 2 minutos. Agora já acalmou tudo...mas não via chover assim já há algum tempo :D:rain:
Bom dia, ontem estive na Azambuja a trabalhar e ouve quem dissesse que viu um pequeno tornado. E ficou tudo alagado,eu já apanhei tudo calmo. Mas moro na zona de Sintra e foi terrível também!
 
Boa Tarde

O dia acordou com o chão todo molhado, derivado a células fracas/dispersas que passaram na madrugada, rendendo mais 0,3 mm.
Agora sigo com temperatura abafada e nebulosidade convectiva com boas abertas. O vento sopra fraco a moderado de S-SW.

Extremos de ontem:
17,1ºC / 23,2ºC / 0,6 mm
Mínima de hoje: 17,9ºC
T. Atual: 24,1ºC
HR: 65%
Vento: SW / 3,2 Km/h
 
Boas!

Hoje de manhã ainda apanhei um aguaceiro fraco quando estava a sair da Azambuja, mas nada que se compara com o chuveiral que caiu ontem! :D

Por agora aqui em Rio Maior o céu vai brilhando entre nuvens.