Seguimento Litoral Centro - Outubro 2022

A frente "toca e foge" a costa Oeste, à medida que ondula para Norte:

7tULVgH.gif

PiU8N6R.jpg

Última edição:
Boa noite. Fui espreitar as imagens de satelite do Ipma, e parecem ser interessantes. De esperar alguma coisa ainda durante a noite?
A imagem de radar sim, está interessante, só não sei se aquilo chega aqui à Região Oeste. Não sei que tipo de movimento trás.

Muito vento por aqui. Noite amena ...

Boa noite. Fui espreitar as imagens de satelite do Ipma, e parecem ser interessantes. De esperar alguma coisa ainda durante a noite?
Aqui para o nosso cantinho só no sábado é que as coisas animam. Até lá, o panorama vai ser idêntico ao que temos visto nas últimas horas, com o litoral norte a receber a maior parte da chuva.

Boa noite!
O destaque vai mesmo para o vento moderado. O céu mantém-se nublado por nuvens baixas. Humidade relativa alta.

Bom dia!
Impressão minha, ou vem aí uma célula muito agressiva??

A célula ou grupo de células é grande, mas já esteve mais intensa. Só vai entrar em terra já no Litoral Norte, Aveiro talvez.
Pela RLC as precipitações na costa Oeste só têm acumulado na ordem das décimas.
Apesar do aspecto do radar, o movimento tem sido persistentemente de SSO para NNE, sem deriva lateral, o que leva as células a atingirem significativamente terra já só na RLN.
Têm entrado algumas mas em geral com precipitação fraca. Apenas muito pontualmente alguns ecos amarelos efémeros.

7lGDAdz.jpg

À 1h de hoje a análise mostrava uma frente em dissipação já no interior, e esta frente que demora a entrar em terra, em luta com a crista anticiclonica que se vai fortalecendo.
A frente vai ondular e não consegue progredir para Leste de modo a afectar mais a RLC.

mW6PLv3.gif

off-topic:
Previsões para as 07h e 19h de hoje:
DUn96xF.gif

4I8HcXS.gif

e para a noite, frentes continuam a tentar entrar pela costa da RLC. Conseguirão? Prognóstico reservado...
dP7YMnV.gif