Seguimento Litoral Centro - Outubro 2022

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
47iVYGz.gif







Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Primeiro de Outubro, primeiro de verão :facepalm:
A temperatura máxima subiu acentuadamente, compensada pelas noites mais frescas.
O céu tem se apresentado pouco nublado ou limpo.

Setembro terminou com 21,3 mm, bem próximo da média, e foi um mês bem generoso com boa instabilidade :D
Agora Outubro começa com o pé torcido e olhando para as previsões, mais parece que chegámos a Julho :mad: Enfim, vamos lá ver quando isto muda... :hmm:

Sexta: 14,8ºC / 21,9ºC
Sábado: 12,4ºC / 26,2ºC
Mínima de hoje: 13,9ºC

T. Atual: 28,5ºC
HR: 21%
Vento: Nulo
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Bela tarde de Verão, sem dúvida. É impressão minha ou há poeiras do deserto novamente em suspensão?


P.S. A minha app está a avisar-me da possibilidade de alguns aguaceiros e trovoadas para amanhã à tarde na AML, sendo que o IPMA fala apenas que poderão ocorrer no Baixo Alentejo e Algarve. Será verdade? :intrigante:
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa tarde,

Bela tarde de Verão, sem dúvida. É impressão minha ou há poeiras do deserto novamente em suspensão?


P.S. A minha app está a avisar-me da possibilidade de alguns aguaceiros e trovoadas para amanhã à tarde na AML, sendo que o IPMA fala apenas que poderão ocorrer no Baixo Alentejo e Algarve. Será verdade? :intrigante:
Sim, existem poeiras em suspensão, bem visível na imagem de satélite:

omCM2KG.png


Máxima até ao momento de 30.6ºC.

Sigo ainda com 30ºC.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boas,
Esta manhã pode ser resumida de duas de verão e poeirenta. Nem parece que estamos em outubro! :uau:

Entretanto ao sol já se nota o calor. Estão já mais de 20°C em todas as estações da região... :calor:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Ontem fiz ascensão a pé ao topo da Arrábida ( Formosinho, via cascalheira) para ver o nascer do sol, foi simplesmente épico.
O carro marcava 6ºC em Casais da Serra, enquanto no topo da arrábida estava 16,2ºC.
Não sei se repararam mas a estação do Parral, foi aos 4,5ºC.
Logo partilho fotos.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Poeirada hoje:

gb5XNYH.jpg


Outubro começou na RLC com mínimas da estação mas máximas de Verão:

m6Ktekq.jpg
QEehPG9.jpg


uKLH7kK.jpg
1iW5boo.jpg


Aqui na área, máximas de 28,4ºC e 30,4ºC em Estacal nos dois primeiros dias ( a máxima de Setembro foi 31,5ºC);
em Vialonga, 28,8ºC e 31,0ºC (Setembro teve máxima 34,4ºC)

Neste momento já esteve um pico de 30,7ºC às 14h30 em Vialonga e 26,9ºC às 14h10 em Estacal.

Vento quase em calma. As eólicas mal se movem. viradas ao quadrante Sul.

Na minha opinião estética... dia feio. :dry:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Noite tropical e abafada. Durante a tarde era desagradável andar na rua, índice de calor 31ºC pelos 29ºC de temperatura real e 53% de HR, sem vento, calma total, o que é raro aqui na zona alta da Póvoa.
Neste momento, com o início da noite após um pôr-do-sol e crepúsculo afogados em poeira, sem cor ou amarelo desbotado, estão 22,5ºC em São João da Talha (Tmáx. 29,4ºC); 23,1ºC em Estacal (27,5ºC); 23,1ºC em Meteo Santa Iria (32,2ºC); 22,8ºC em Vialonga (Tmáx. 30,7ºC).