Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
E eu com a Serra da Amoreira aqui tão perto!

Vista fantástica lá de cima! :thumbsup:

Eu de onde moro vejo a serra da Amoreira, moro perto da antiga fabrica de moveis, já tive um razoável palco, mas a construção de um prédio retirou-me quase toda a vista, há cerca de duas horas ou mais ainda vi uns clarões para o lado do Monsanto, isto da minha direcção,
já pensei em algumas vezes de ir lá acima fotografar ou filmar.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


bpereira

Cumulus
Registo
28 Dez 2010
Mensagens
139
Local
Brenha - Figueira da Foz 125 Mts.
Embora não se tenha passado nada de interessante pela Figueira, aqui fica algumas fotos.

meteo_brenha_PH105.jpg


meteo_brenha_PH106.jpg


meteo_brenha_PH107.jpg
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Obrigado! Mas sinceramente é muita sorte minha ter esta varanda protegida com esta vista :)
Eu quando faço a caminhada ou passo de bike olho para essa varanda a ver se vejo alguém a tirar uns "bonecos" hehe


Após ter estado a chover bem aprox. entre as 21:30 - 22:30h por aqui, e nem se via ( do pouco que ainda vejo de Lisboa ) a zona do Lumiar, está agora calminho e sereno.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
116
Local
Mafra
Boa noite! Aqui deixo umas fotografias de Mafra, à hora de jantar! Choveu torrencialmente após as 22h00, agora aguaceiros dispersos e relâmpagos para os lados de Sudoeste.
Tempo ameno e com vento moderado.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.374642486026874.1073741830.371611196330003&type=1

Dados actuais (23/9 - 00h10)

T= 18ºC
Humidade 94%
Cobertura de nuvens:76%
Probabilidade de precipitação para as próximas 8 horas:75%
Precipitação actual (mm): 1,8
Precipitação (mm/últimas 3h)= 9.7

Visibilidade de 3 km
Índice de UV = baixo: 0

Vento= O - 14,5 km/h
PA= 1013,8 mBar
__________________
Nascer do Sol: 7h25
Pôr do Sol: 19h32
Lua: Quarto minguante, idade de 28,4 dias e luminosidade de 1,5%
Equinócio de Outono: 23/09 - 02h29 (PT)
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A célula da trovoada desta noite em frente a Carcavelos começou a formar-se ao largo de Cascais, a oeste, fazendo parte de um grupo. No início ainda estava rodeada de numerosos cumulus congestus (momento desta foto) que depois desapareceram e a deixaram isolada.
Descarga tripla nuvem-mar (simultânea) que iluminou o interior do grupo.
P0KvFAz.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Eu de onde moro vejo a serra da Amoreira, moro perto da antiga fabrica de moveis, já tive um razoável palco, mas a construção de um prédio retirou-me quase toda a vista, há cerca de duas horas ou mais ainda vi uns clarões para o lado do Monsanto, isto da minha direcção,
já pensei em algumas vezes de ir lá acima fotografar ou filmar.

Esse era um local de observação favorito quando morava em Lisboa. Não havia praticamente nada de urbanizações nem vias rápidas à volta. Era perfeito para uma visão 360º.
 
  • Gosto
Reactions: AnDré

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
No meio de tanto descontentamento e tanta tristeza que marcou o dia pela falta de oportunidades e sorte para fazer quaisquer registos que fossem, deixo os meus parabéns a todos os que contribuíram com os seus :)

Amanhã ainda há mais, veremos...
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Esqueci-me de juntar um pequeno vídeo de alguns segundos para mostrar a rotação da célula:


Bem Duarte... O teu trabalho está espectacular!!
E esse vídeo no fim explica muita coisa, mas que rotação!!! Muito elucidativo!
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Radar do IPMA travado há duas horas! humpf...


EDIT: Só por curiosidade... No mapa de descargas eléctricas do ipma, vê-se uma mancha de descargas em cima de Peniche, não é?!... Erradooooooooo!!! Ao fazer aumentarem o mapa, aproximando a zona de Peniche, pode-se ver que é tudo à volta, a uns quilómetros, e na península de Peniche nadica de nada! Parece que temos uma cúpula. Vá lá... tivemos um aguaceiro bem forte ao fim da tarde, mas de curta duração, nada mais.
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite, que imagens impressionantes da Capital, eu estava precisamente em Lisboa nessas horas mas um pouco mais ao lado do Cais do Sodré e realmente vi uma escuridão enorme..calculei que ia haver alguma coisa de preocupante, chegado á Margem Sul mais propriamente ao Anticiclone das Trovoadas tem chovido apenas um pouco, penso que durante o dia não aconteceu nada de especial. Muito obrigado desde já pelas imagens e vídeos que disponibilizaram do acontecimento de hoje, foi mesmo um cenário fora do vulgar as "cascatas" de água pelas ruas abaixo em Lisboa. Por agora Céu muito nublado e vento fraco.
 
  • Gosto
Reactions: Rachie