Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Esse era um local de observação favorito quando morava em Lisboa. Não havia praticamente nada de urbanizações nem vias rápidas à volta. Era perfeito para uma visão 360º.

Estive lá, há 1-2h, quando deu a trovoada. Mas a chuva só me deixava ver relâmpagos. Nada de raios definidos.
Entre o Parque das Nações e a Serra da Amoreira, por volta das 22h30, foi sempre a cascar.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
ultima hora: Lisboa (G. Coutinho) - 6.7mm: nas ultimas 2h - 21mm

Isto hoje está com a moda do "extremamente localizado", aqui na minha zona choveu nas ultimas duas horas sim, mas muito longe dos 21 mm...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Simplesmente brutal. . Baleal

Foto de: Rodra Fotografia e Arte

dda21c2de8fb413db7ca94c868402cb9.jpg

Grande foto! Da Ilha do Baleal tem-se outra perspectiva, sem dúvida!... Quem esteve em Peniche nem a linha de nuvens via. E quando via era muito esfumada. Estive para sair para fotografar, mas à hora da força de chuva tornou-se impossível e depois de acalmar já não podia. Tive formação. Espero amanhã haver alguma coisinha para poder captar imagens.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta foto foi tirada às 19h30 de Leiria a apontar para sul a célula devia estar por cima de Alcobaça/Peniche
As nuvens estão iluminadas pelo por-do-sol e por um relâmpago, se repararem junto à arvore vê-se o raio :)

:thumbsup:Bela imagem! Apanhar assim um raio ainda com as cores do poente é difícil (é um sonho que eu persigo) :palmas:
 
  • Gosto
Reactions: romeupaz

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
O IPMA baixo para Amarelo o aviso para o Distrito de Lisboa!

Mantêm-se com a aviso Laranja os distritos de Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Viseu e Guarda. O resto do país encontra-se em aviso amarelo.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Deixo só mais estes dois vídeos para demonstrar a intensidade da precipitação:
Primeiro video:


Segundo video (4 minutos depois):
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Não conhecia o site. Depende do modelo ou modelos globais que usem. Penso que no tópico http://www.meteopt.com/forum/topico/seg-previsao-do-tempo-e-modelos-setembro-2014.7820/unread poderá ser dada uma resposta mais útil :)


http://meteox.com/forecastloop.aspx?type=3&continent=europa
A esta hora está tudo a dormir! humpf... mas nesse site, segundo percebi, mostra chuva e actividade eléctrica já para a madrugada.
O radar do ipma continua na mesma como a lesma! Tentei ver outro que apanhe aqui e encontrei esse. Como tenho o portátil avariado fiquei sem links de favoritos e a usar esta miniatura de notebook a coisa não anda, só desanda!
Por aqui está uma calma podre. Acabei o trabalho que estava a fazer e se não há festa o melhor mesmo é dormir.
 
  • Gosto
Reactions: jorgeanimal

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Radar do IPMA travado há duas horas! humpf...

EDIT: Só por curiosidade... No mapa de descargas eléctricas do ipma, vê-se uma mancha de descargas em cima de Peniche, não é?!... Erradooooooooo!!! Ao fazer aumentarem o mapa, aproximando a zona de Peniche, pode-se ver que é tudo à volta, a uns quilómetros, e na península de Peniche nadica de nada! Parece que temos uma cúpula. Vá lá... tivemos um aguaceiro bem forte ao fim da tarde, mas de curta duração, nada mais.

:facepalm: Radar e DEA's. Recomeçou a funcionar o radar às 4h. DEA nada. O facto de se verem descargas sobre um local quando o mapa é pequeno e depois de aumentado as descargas estão ao lado, deve-se a que o tamanho dos círculos que simbolizam as descargas é sempre o mesmo, independentemente da escala do mapa. Pode realmente induzir em erro, mas, como em qualquer mapa, é apenas uma questão de escala e o símbolo tem de ser entendido como assinalando um ponto que corresponde neste caso ao centro do círculo. Quanto a Peniche repelir as descargas ;) se fôr estatisticamente observável tal fenómeno deve haver uma razão ligada ao facto de ser uma península de baixa altitude e plana.
 
  • Gosto
Reactions: Candy

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
http://meteox.com/forecastloop.aspx?type=3&continent=europa
...chuva e actividade eléctrica já para a madrugada.(...)

Previsão quase impossível de ser credível. Neste momento mantém-se uma linha de instabilidade a sul da península de Setúbal e que entra pelo Alentejo. Sobre o oceano nesta animação http://www.sat24.com/zoomloop.aspx?ir=true&region=eu&lat=42&lon=-8 pode ver-se uma circulação que trará novas células (que ainda têm de se formar, já começaram aliás) para a costa, mas nada antes de três horas talvez. Só pela manhã haverá novidades e quanto a actividade eléctrica nada à vista, nem é possível dizer que células em que local terão essa actividade. http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/rayos aqui também se pode ver registo de descargas, mas sem detalhe.

Nas imagens do Sat24 também se pode ver, com grande imprecisão e nem sempre mostra, a existência de actividade eléctrica.
 
  • Gosto
Reactions: Candy

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Certíssimo! Aqui temos um micro clima em que até chegamos a não ter amplitude térmica em certos dias de inverno.
As bolas no mapa... eu sei. Mas é irritante qd vamos ver ao pormenor e...nadaaaa...

E com isto me vou. Amanhã veremos como será o dia...