Seguimento Litoral Centro - Setembro 2022

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Boas
Por Peniche tivemos uma manhã de sol.
Desde as 13h00 começou a tapar e agora está completamente tapado.
Já se sente um ventinho bem marcado e mais fresco aqui no terraço virado a sul. (Ver se ainda me seca uma máquina de roupa)

Imagens de 11/09/2021: Em jeito de uma memória que me foi devolvida hoje pelo Facebook, há um ano estávamos assim

Anexos

• FB_IMG_1662909644488.webp
    FB_IMG_1662909644488.webp
    51.8 KB · Visto: 66
  • FB_IMG_1662909654693.webp
    FB_IMG_1662909654693.webp
    89.1 KB · Visto: 53
Por enquanto no litoral está "longe" de parece que vá ocorrer alguma coisa significativa, ainda devem faltar umas horas.
Só começou a ficar nublado por volta das 15h até então sol quente e ausência de vento.

305966138_623851422598016_419235633674995808_n.jpg

Boa Tarde

Sexta e Sábado foram dias bem quentes, que com a humidade alta acentuava a sensação de calor :hehe:
O céu apresentou-se totalmente limpo, apenas com alguma nebulosidade temporária na manhã de sexta.

Hoje é o dia da mudança :D
A manhã começou com nevoeiro cerrado, dissipando-se até meio da manhã e ficando limpo. Ao longo da tarde, o céu tem aumentado gradualmente de nebulosidade e o vento também já se faz notar.

Tive agora mesmo a limpar e desentupir o pluviómetro. Os próximos dias vão ser animados, venha ela :D:rain:

Sexta: 20,1ºC / 28,1ºC
Sábado: 18,7ºC / 29,3ºC
Hoje: 18,2ºC / 26,9ºC

T. Atual: 23,8ºC
HR: 70%
Vento: SW / 4,3 Km/h

Boas
Por Peniche tivemos uma manhã de sol.
Desde as 13h00 começou a tapar e agora está completamente tapado.
Já se sente um ventinho bem marcado e mais fresco aqui no terraço virado a sul. (Ver se ainda me seca uma máquina de roupa)

Imagens de 11/09/2021: Em jeito de uma memória que me foi devolvida hoje pelo Facebook, há um ano estávamos assim

Bem lembrado de há um ano! Interessante semelhança.
Não garanto que a roupa seque, a HR está elevada nessa zona, cerca de 80% ou mais.
São Bernardino mostra mesmo 92%, mas está junto à praia e a costa é virada a OSO, com o vento de SSO, moderadamente moderado, traz mais humidade do que a que leva.
Ferrel tem 82% e vento com a mesma intensidade mas de OSO. Peniche deve estar no meio termo. A EMA de Cabo Carvoeiro aqui não conta, está praticamente "no meio do mar"-

Estou tão arrependido de não ter trazido a máquina. Nitidez incrível!
Põe mais fotos que tenhas tirado, mesmo com o tlm. A qualidade é boa. O espectáculo é notável.

Cabo Raso mergulhado nesse nevoeiro, tinha a temperatura mais baixa da rede IPMA de todo o continente.
Ali mesmo próximo, mas sob os efeitos da Serra de Sintra, o Cabo da Roca tinha mais 1ºC apesar de 130 m mais elevado. Já do outro lado da serra, e protegida pelo cabo como prolongamento da serra, Colares estava bem mais aquecida, 25,2ºC. Mais a norte, Cabo Carvoeiro com 22,0ºC reflectia a massa de ar pré-frontal de características tropicais.

Note-se ainda as direcções do vento, no Raso fixo de SE desde as 7h, Roca ainda manteve Sul mas cedeu ao contorno da Serra, e Carvoeiro com SO fixo desde as 11h.

gjwQBsf.jpg

Será que é desta que chove? A chegada das nuvens á zona de Coruche

:thumbsup:Boa expectativa em time-lapse e com música ambiente a condizer!
Notam-se alguns mammatus e virga, vi-os passar aqui pela Póvoa também, há cerca de uma hora, com algumas rajadas que misturavam o pó do chão com ar morno de sensação tropical e entrecortado por ar mais fresco.

Peninha, neste momento:
aal8zz8.jpg

Estou tão arrependido de não ter trazido a máquina. Nitidez incrível!
O nevoeiro está circunscrito à foz do Tejo.
zpfKI9I.jpg

Cabo da Roca ao centro:
uxWsZsG.jpg

uOHviSa.jpg

DfXz4LG.jpg

Visibilidade excelente, apesar da humidade. Arrábida, Palmela e estuário do Tejo eram muito bem percetíveis.
Nevoeiro só mesmo na foz:
6ntvWv5.jpg