Seguimento Litoral Centro - Setembro 2023

Excelentes fotos, boa cor e definição!!
Obrigado, não devo fazer publicidade ao telemóvel mas...

Refiro que o banho de mar estava simplesmente fantástico, água > 20ºC, ondulação mínima permitia atravessar a pé a rebentação, maré vazante bastante baixa, praia larguíssima praticamente sem lixo, brisa marítima que inicialmente era de Oeste e depois virou para NW ao fim da tarde terminando o dia em NNW, sempre < 15 Km/h. Temperatura à volta dos 26ºC/27ºC, 22ºC ao pôr-do-sol.
Reunião de bandos de gaivotas ao fim da tarde, vinham de várias direcções mas não havia faina por perto, penso que esperavam a baixa-mar total (duas horas depois do pôr-do-sol).
Setembro e Outubro, os melhores meses de praia...

Para o interior, direcção Leste ou ENE, observava-se muito longe Cb em desenvolvimento, talvez zona de Portelegre.
Os Altocumlus castellanus dominaram o céu do poente. A Serra de Sintra esteve oculta sob espesso manto baixo, gerado pela nortada, e que se prolongava para Leste da serra.
Inicialmente ainda era visível a Pedra Amarela mas já próximo do pôr-so-sol também esses cimos ficaram sob o nevoeiro. Este também era visível ao longe ao largo da costa e o sol ocultou-se por essa barra de nuvens coladas ao oceano nos últimos minutos do poente.
Enquanto o vento esteve do quadrante Oeste o Cabo Espichel também esteve sob capacete de nuvens agarradas ou pairando ligeiramente acima. Depois essas nuvens desapareceram quando o vento virou para NW.

Acabou de cair um relampago mesmo ao pe de onde eu estou e a luz foi abaixo, wow

Está a cair cada bomba por Coimbra...

Esta célula é super pequena, mas cada relâmpago que vejo é um barulho forte

A célula é minuscula mas larga bem.

A trovoada de Coimbra inicou-se às 3:04:54 com uma descarga múltipla de pelo menos 10 ramos numa área de cerca de 4x5 Km2.
O ramo mais forte teve uma intensidade de 75 kA e atingiu a zona central do Choupal.
HzkXmTx.png

Nos cerca de 10 minutos seguintes concentrou numa área a norte da circular externa várias descargas, das quais a mais forte, múltipla também, teve um ramo com 95 kA.
oQGwlxk.png

A seguir continuou para NNE (Souselas) e nesse grupo de DEA duas foram de intensidade > 50 kA
xyLkbgF.png

Mais outro grupo agora sobre o IP3, e mais duas DEA > 50 kA
qtt65ql.png

Finalmente dissipou-se antes de chegar ao Luso, 40 minutos depois de começar. Só nesta altura se registou a única descarga positiva nuvem-solo (as anteriores mais fortes foram negativas nuvem-solo).
ehkqjDV.png

Boas!

Ontem à noite desde a minha casa na zona de Aveiras de Cima conseguia ver os relâmpagos das trovoadas que andaram pelo Alentejo.

Por agora aqui em Rio Maior temos muita nebulosidade e tempo ameno com 22,7ºC.

A trovoada de Coimbra inicou-se às 3:04:54 com uma descarga múltipla de pelo menos 10 ramos numa área de cerca de 4x5 Km2.
O ramo mais forte teve uma intensidade de 75 kA e atingiu a zona central do Choupal.
HzkXmTx.png

Nos cerca de 10 minutos seguintes concentrou numa área a norte da circular externa várias descargas, das quais a mais forte, múltipla também, teve um ramo com 95 kA.
oQGwlxk.png

A seguir continuou para NNE (Souselas) e nesse grupo de DEA duas foram de intensidade > 50 kA
xyLkbgF.png

Mais outro grupo agora sobre o IP3, e mais duas DEA > 50 kA
qtt65ql.png

Finalmente dissipou-se antes de chegar ao Luso, 40 minutos depois de começar. Só nesta altura se registou a única descarga positiva nuvem-solo (as anteriores mais fortes foram negativas nuvem-solo).
ehkqjDV.png
Já agora qual a diferença entre a descarga positiva ou negativa?
Tinha ideia que era as descargas nuvem-solo fossem as positivas e que as nuvem-nuvem fossem negativas mas já percebi que estou errado.

Também costumo acompanhar estes festivais pelo site da blitzortung.org mas gostava de saber se há alguma app de jeito (a deles está a funcionar muito mal, até acho que não está online). Instalei a Lightning mas a situação dos avisos e das descargas em tempo real também não funcionam muito bem (o site da blitzortung.org tem a vantagem de até se ver os detectores de descargas). Alguma que possam recomendar?

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

O blitzortung só mostra as descargas alguns segundos depois de ocorrer na realidade, foi o que aconteceu anteontem quando ocorreu a descarga real.
Certo, demora alguns segundos entre descarga, captação, servidor, satélite e rede Internet e nossos PC... Mas ainda assim é melhor do que os minutos de outras aplicações (já nem falo do site do ipma). O que, quando assistimos a uma dúzia de descargas nuns minuto acaba por ser relevante para perceber a respectiva localização.

Já agora qual a diferença entre a descarga positiva ou negativa?
Tinha ideia que era as descargas nuvem-solo fossem as positivas e que as nuvem-nuvem fossem negativas mas já percebi que estou errado.

Também costumo acompanhar estes festivais pelo site da blitzortung.org mas gostava de saber se há alguma app de jeito (a deles está a funcionar muito mal, até acho que não está online). Instalei a Lightning mas a situação dos avisos e das descargas em tempo real também não funcionam muito bem (o site da blitzortung.org tem a vantagem de até se ver os detectores de descargas). Alguma que possam recomendar?

;)

OK, então nos raios nuvem solo, o positivo ou negativo depende sempre da carga da nuvem (se for positiva é descarga positiva e vice-versa). Mas os raios internuvens ou entre nuvens como é que são classificados em termos de positivo ou negativo?

É indiferente, há de ambos os sinais.