Seguimento Litoral Norte - Agosto 2011

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Começa a chover forte e grosso!

Pingas enormes fazem muito barulho!:rain:
 


filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Por cá 0,6mm, mas nada demais;)
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Ora boa noite.

Sou novo aqui neste fórum e estou a gostar imenso. Não tenho formação nem "linguagem de meteorologista", apenas sou curioso sobre as "coisas do tempo".
Adoro trovoadas, estou sempre ansioso que passe uma trovoada aqui por Gondomar (onde resido).

Eu inscrevi-me neste fórum não só para tirar dúvidas mas também para dar a minha opinião.

Há cerca de 20 minutos vi um relâmpago enorme a rasgar os céus, fantástico. Pena é só ter sido um.

Queria perguntar, sei que é difícil, qual é a probabilidade de ocorrer uma trovoada aqui para a região do Porto, durante este noite e madrugada?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Queria perguntar, sei que é difícil, qual é a probabilidade de ocorrer uma trovoada aqui para a região do Porto, durante este noite e madrugada?

É possível que haja mais algumas, mas à medida que as horas vão passando a instabilidade vai-se movendo para NE pois a depressão em altura vai indo e enfraquecendo nessa direcção até ser absorvida pelo cavado já quase em França.

wrdog4.gif
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
É possível que haja mais algumas, mas à medida que as horas vão passando a instabilidade vai-se movendo para NE pois a depressão em altura vai indo e enfraquecendo nessa direcção até ser absorvida pelo cavado já quase em França.

Obrigado pela explicação.

Vamos a ver no que dá, só o tempo o dirá.;)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Mas que final de tarde interessante...eu tive o privilégio de ver o festival de trovoada de bem alto, contudo com o senão que estava a trabalhar...
Acho que esperar mais que isto era pedir muito...
Por aqui foi acumulando, não muito mas mesmo assim já rendeu 4,0mm até agora...

Dados actuais

Temperatura: 19,8ºC
Pressão relativa: 1013,5hPa
Humidade relativa: 88%
Vento: fraco de este
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Neste momento vejo, a Sudoeste de Gondomar, relâmpagos e a Oeste também relâmpagos, a cada 10 segundos. Devem de ser umas 2 células.

Oxalá que cheguem aqui ao litoral!! :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ainda há relâmpagos a N e NE , mas muito distantes..

vai chovendo fraco com gotas médias..

neste momento mínima do dia 18.4 ºc

Precipitação 5.8 mm
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Por aqui exactamente a mesma coisa , vai chovendo .


Será que podemos ter algo á noite ou amanha ?

abcs

Caros colegas do litoral norte, a noite avizinha-se desinteressante comparada com a tarde...o satélite não vislumbra nada.
A não ser que haja o crescimento de algumas células (algo em que não acredito) a noite será calma, alguns chuviscos e clarões mais para NE...