Seguimento Litoral Norte - Agosto 2011

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Eu gostava, acho que está a cair uma valente trovoada em Coimbra. Talvez os clarões que se vêem são de lá!

Espero bem que haja uma trovoadinha, pelo menos aqui pertinho!

Sim, há uma célula isolada a norte de Coimbra e os clarões serão certamente de lá...mas parece-me estar a perder força e a dispersar energia...
 


Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Tambem acredito mais nessa possibilidade .


Mais uma vez o site im incapaz de registar as descargas , o radar da serra da freita já deveria estar operacional , mas nada ...


Hoje tive azar de estar no trabalho e nada ver :angry:

Tive pena de nao assistir á trovoada que se abateu sob a cidade
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
É pena. Mas outras oportunidades virão.

Se não for neste Verão, como seguidor atento da meteorologia vais reparar que quando menos se espera por vezes temos episódios bem interessantes...
O dia de hoje faz-me lembrar Verão de há dez anos com final de tarde de grande intensidade eléctrica...algo não muito comum em especial no litoral...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Esses clarões que se vêm para Sul/SW devem ser de uma pequena célula ali na zona de Aveiro , mais junto à costa..isto olhando ao satélite...também acho que vai perder energia...

satw.jpg
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Se não for neste Verão, como seguidor atento da meteorologia vais reparar que quando menos se espera por vezes temos episódios bem interessantes...
O dia de hoje faz-me lembrar Verão de há dez anos com final de tarde de grande intensidade eléctrica...algo não muito comum em especial no litoral...

Acho que me lembro desse dia , estava ceu limpo , de repente levante se um vendaval e nem sabia do que era até que olho para a zona de gondomar e grande celula negra cheia de relampagos ao segundo , e vento cada vez mais forte , por sorte apanhei o autocarro para gondomar e lá apanhei com a celula , chovia muito mesmo e relampagos constantes . E consequente falha de energia eléctrica .
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Extremos do dia 21.Agosto.2011:

Temperatura Máxima: 28.9ºC [01h40]
Temperatura Mínima: 20.0ºC [22h24]

Temperatura Média Composta: 23.0ºC

Humidade Máxima: 98%
Humidade Mínima: 38%

Humidade Média Composta: 77%

Precipitação Acumulada: 5.3 mm

---

Ainda caem algumas pingas e o vento sopra fraco de NE.
20.3ºC e 98%
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Se não for neste Verão, como seguidor atento da meteorologia vais reparar que quando menos se espera por vezes temos episódios bem interessantes...
O dia de hoje faz-me lembrar Verão de há dez anos com final de tarde de grande intensidade eléctrica...algo não muito comum em especial no litoral...

Exacto.
Mas isto de trovoadas aqui para o litoral norte é difícil. Tirando estas de hoje, que passaram de "raspão" aqui em Gondomar, a última trovoada que ocorreu, foi na Páscoa, repito aqui na zona do Gondomar. O facto, é que esta não é muito favorável a este fenómenos, não sei qual a razão, mas penso ser isso.

obs: os clarões cada vez mais próximos aqui de Gondomar, parece ter uma razoável actividade eléctrica esta célula.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Daqui a uma hora e meia devemos ter a célula a passar na zona do Porto...até lá é aguardar que ela cresça até cá chegar...
Mantém a chuva fraca que pouco mais tem acumulado...