Seguimento Litoral Norte - Agosto 2012



jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Na imagem de satélite dá para ver que se formou uma célula a NW do Porto.

Por aqui tudo calmo, temp. atual 19.7ºC.

Boas noites,

Extremos de hoje

tempª mínima: 15.2 ºc

tempº máxima: 23.8 ºc

Actual

tempª:19.7 ºc

Vento: SSW :10 Km/h

Pressão: 1018.1 hpa

Humidade: 87 %

Céu encoberto neste momento.

Parece haver alguma actividade eléctrica a oeste, há momentos vi dois clarões muito difusos e distantes sobre o mar..:rain: :trovao:

O meteoGalicia confirma as descargas a Oeste :

novaimagemdemapadebits2.png



http://www.meteogalicia.es/observacion/raios/raios.action?request_locale=es
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
A celula está a aproximar-se e eu bem quero dormir, ja estou deitado e so vi essa celula no radar no telemovel. Acham que pode haver atividade electrica, eu acho que sim e voces?
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Vá lá, não sejam agarrados. Mandem para aqui para o Sul um bocado dessa célula fachabor.:D

201208272200msg2msgirpi.jpg

© 2008 EUMETSAT/IM

lis120827225030.jpg

© 2008 IM

Topos a atingir e ultrapassar os 10km.

201208272240rzco.gif

© AEMET

Boa noite:thumbsup:

Por aqui tudo calmo. O céu estava limpo quando estive lá fora à coisa de 2h. Via-se a Via Láctea.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
aqui em Espinho, passou tudo ao lado. Cuidado com os clarões desprevenidos pessoal como o do 1337. Poderão acontecer.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
foram só 2. parece já ter passado. algum modelo previa isto?:shocking:

Sim. A passagem de uma frente fria por Portugal Continental, a afectar principalmente o Norte, estava prevista e era visivel desde de manhã nas imagens de satélite. A previsão do CNN assim como de outros websites (e.g. CliM@UA) previam alguma precipitação entre o dia e noite de ontem e a esta noite. Provavelmente baseando-se no GFS pois este via, para aqui, 2,3mm de precipitação acumulada neste evento.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Sim. A passagem de uma frente fria por Portugal Continental, a afectar principalmente o Norte, estava prevista e era visivel desde de manhã nas imagens de satélite. A previsão do CNN assim como de outros websites (e.g. CliM@UA) previam alguma precipitação entre o dia e noite de ontem e a esta noite. Provavelmente baseando-se no GFS pois este via, para aqui, 2,3mm de precipitação acumulada neste evento.

Referiame a possibilidade de celulas embebidas numa frente fraca, é muito raro acontecer, mas aconteceu.por cá chuvisca e tenho 2 mm acumulados pra ja
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Passou de facto uma célula activa e solitária pelo Minho, sabe sempre melhor quando ninguém está à espera :)

1BO3U.gif


No GFS havia instabilidade na superfície frontal fraca mas nem era nessa zona, caiu mesmo de paraquedas aí para fazer uma surpresa.

nyY7J.png
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Mas que susto, vi um clarão mesmo agora e perto :surprise:, deitou.me a luz de alguns aparelhos abaixo que estranho não tava nada á espera :shocking:
Não me apercebi de nada, até porque acabei por não dar atenção, pois apenas chuviscava, simples e inofensivo chuvisco. Situação estranha. :D
Neste momento continua a chover fraco.