Seguimento Litoral Norte - Agosto 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Na imagem de satélite dá para ver que se formou uma célula a NW do Porto.

Por aqui tudo calmo, temp. atual 19.7ºC.

Boas noites,

Extremos de hoje

tempª mínima: 15.2 ºc

tempº máxima: 23.8 ºc

Actual

tempª:19.7 ºc

Vento: SSW :10 Km/h

Pressão: 1018.1 hpa

Humidade: 87 %

Céu encoberto neste momento.

Parece haver alguma actividade eléctrica a oeste, há momentos vi dois clarões muito difusos e distantes sobre o mar..:rain: :trovao:

O meteoGalicia confirma as descargas a Oeste :

novaimagemdemapadebits2.png

http://www.meteogalicia.es/observacion/raios/raios.action?request_locale=es

A celula está a aproximar-se e eu bem quero dormir, ja estou deitado e so vi essa celula no radar no telemovel. Acham que pode haver atividade electrica, eu acho que sim e voces?

Vá lá, não sejam agarrados. Mandem para aqui para o Sul um bocado dessa célula fachabor.:D

201208272200msg2msgirpi.jpg

© 2008 EUMETSAT/IM

lis120827225030.jpg

© 2008 IM

Topos a atingir e ultrapassar os 10km.

201208272240rzco.gif

© AEMET

Boa noite:thumbsup:

Por aqui tudo calmo. O céu estava limpo quando estive lá fora à coisa de 2h. Via-se a Via Láctea.

aqui em Espinho, passou tudo ao lado. Cuidado com os clarões desprevenidos pessoal como o do 1337. Poderão acontecer.

foram só 2. parece já ter passado. algum modelo previa isto?:shocking:

Sim. A passagem de uma frente fria por Portugal Continental, a afectar principalmente o Norte, estava prevista e era visivel desde de manhã nas imagens de satélite. A previsão do CNN assim como de outros websites (e.g. CliM@UA) previam alguma precipitação entre o dia e noite de ontem e a esta noite. Provavelmente baseando-se no GFS pois este via, para aqui, 2,3mm de precipitação acumulada neste evento.

Sim. A passagem de uma frente fria por Portugal Continental, a afectar principalmente o Norte, estava prevista e era visivel desde de manhã nas imagens de satélite. A previsão do CNN assim como de outros websites (e.g. CliM@UA) previam alguma precipitação entre o dia e noite de ontem e a esta noite. Provavelmente baseando-se no GFS pois este via, para aqui, 2,3mm de precipitação acumulada neste evento.

Referiame a possibilidade de celulas embebidas numa frente fraca, é muito raro acontecer, mas aconteceu.por cá chuvisca e tenho 2 mm acumulados pra ja

Passou de facto uma célula activa e solitária pelo Minho, sabe sempre melhor quando ninguém está à espera :)

1BO3U.gif

No GFS havia instabilidade na superfície frontal fraca mas nem era nessa zona, caiu mesmo de paraquedas aí para fazer uma surpresa.

nyY7J.png

Mas que susto, vi um clarão mesmo agora e perto :surprise:, deitou.me a luz de alguns aparelhos abaixo que estranho não tava nada á espera :shocking:
Não me apercebi de nada, até porque acabei por não dar atenção, pois apenas chuviscava, simples e inofensivo chuvisco. Situação estranha. :D
Neste momento continua a chover fraco.