Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2014

Minas dos Carris, há instantes:

RzkLUrP.jpg

Por Rui Barbosa

Quantas mais melhor... e essa estação está a reportar dados regularmente, o mesmo não se pode dizer da estação do BSB - SMPC que tanto reporta como fica horas sem actualizar, assim pouca utilidade terá para quem a quiser consultar on line. :unsure:

Por exemplo, neste momento já não transmite dados desde as 8:45 desta manhã...

http://portuguese.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IPORTOPO9

Penso que em breve serão resolvidos estes problemas de actualização..:thumbsup:

Sim ! Esta estação que nem sei que modelo é , está a trabalhar bastante bem ! Espero que continue assim pois está localizada a NE da minha e com entradas de SW é bom para comparar os acumulados.

Por exemplo, esta noite acumulei 34,5mm e achei estranho a EM francelos apenas 23,9mm, mas depois olhei para esta nova estação em Gondomar e tirei as minhas duvidas :p:hehe:, é que por lá registaram-se 32mm :rain:, valor este bastante próximo do meu aqui!!
CL8FZ5W.jpg

Quanto a outra EM aí perto que ti , penso que será um problema de Software que mais dia menos dia irá se resolver!!:pray::D

• Gosto
Reactions: jonas_87 e StormRic
Aparentemente confirma-se mais ou menos o que ontem algures o Vince colocou num post, o tal desfasamento enorme do GFS, que parecia uns 2/3 graus mais quente que o Europeu! E que neste modelo estava aproximadamente a previsão mais perto da realidade, dos tais 1000m no extremo norte. "Nem o 8" do IPMA com a sua previsão inicial muito exagerada, "nem o 80" muito acima dos 1000m do GFS. Na verdade é um pouco assustador um fail tão grande tão em cima da hora de um modelo de referência como o GFS, ainda por cima o mais utilizado pela maioria da comunidade...bastante estranho mesmo! Entretanto, a previsão que o IPMA colocou ontem ao fim do dia foi bastante mais razoável que a inicial, terão também a certa altura caído em si no falhanço da previsão inicial.

• Gosto
Reactions: StormRic
De facto grande fail do GFS nas cotas, este modelo estava a modelar cotas de 1600\1700 m, no entanto como podemos ver a cota rondou os 1000 e até nevou em locais com altitude inferior a 1000m... É muito estranho este erro de quase 1000 m em cima do evento...

De facto grande fail do GFS nas cotas, este modelo estava a modelar cotas de 1600\1700 m, no entanto como podemos ver a cota rondou os 1000 e até nevou em locais com altitude inferior a 1000m... É muito estranho este erro de quase 1000 m em cima do evento...

Meteorologia é mesmo isto previsões com margem de erro...erramos nós, erra o IPMA, erra o GFS o ECM..ou visto por outro prisma ás vezes é o IMPA que está mais perto de acertar ou GFS ou um de nós aqui no fórum e...temos que esperar pelo now casting e mesmo assim em locais desviados algumas dezenas de km a situação metrológica é diferente. :viva::D

De facto estas últimas saídas em nada nos fazia pensar que poderia nevar a cotas perto de 1000 metros (inclusive eu), mas havia colegas no fórum que de forma justificada disseram que poderia acontecer..e aconteceu!!!

Por isso gosto de meteorologia!!!! :thumbsup:

Boa tarde.

Choveu bem pela madrugada.
Entretanto o céu tem-se mantido entre o muito nublado e o encoberto.
O vento soprou moderado a forte durante a madrugada (rajada máx. de 44,3 km\h às 03.07h) mas agora encontra-se fraco.
O acumulado de hoje é de 20,1 mm.

Interessante este "jogo" das previsões. É uma das magias da meteorologia. Que piada tinha se de antemão todas as previsões fossem corretas? Felizmente continuamos a ter surpresas, neste caso em algumas terras mais altas mas hoje em dia facilmente acessíveis.

Tatual: 9,6ºC
Hr: 85%

Continuação de bom fim de semana:)

Boas,
À falta de neve pelo Porto, :sad:, cá fica o timelapse que se conseguiu arranjar hoje.

Algumas fotos do dia também. Encoberto, com algumas abertas.

O Time-lapse está muito interessante, com a geração dos fractus-qualquer-coisa, cumulus penso eu, em contra-corrente do movimento das nuvens médias e altas. :thumbsup:

As fotos realmente parecem de um céu de neve, agora das nuvens até ao solo ainda falta um bocadinho :hehe:
Muito bonitas e sempre com uma qualidade máxima!:palmas: