Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2016

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boas, céu limpo e 17.5º (Valor que deverá estar acima do real, porque o meu RS artesanal ainda não está perfeito :) )
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boas, céu limpo e 17.5º (Valor que deverá estar acima do real, porque o meu RS artesanal ainda não está perfeito :) )

Boas, Meteofan.
Esse valor é capaz de não andar muito longe da realidade.
Hoje estava prevista uma acentuada amplitude térmica, estava previsto que no Litoral Norte a temperatura pudesse chegar aos 17/18 graus em muitos sítios.
Eu próprio registei uma mínima negativa de -1 grau e neste momento registo quase 16 graus na minha estação.

Saudações.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boas, Meteofan.
Esse valor é capaz de não andar muito longe da realidade.
Hoje estava prevista uma acentuada amplitude térmica, estava previsto que no Litoral Norte a temperatura pudesse chegar aos 17/18 graus em muitos sítios.
Eu próprio registei uma mínima negativa de -1 grau e neste momento registo quase 16 graus na minha estação.

Saudações.
Pois talvez.
Neste momento registo 16,9º.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Boas,

por aqui como de costume nestas situações de anticiclone, tenho tido grandes geadas pela manhã. Hoje a mínima andou pelos -2,0ºC. :cold:


Na madrugada anterior tive das maiores sensações de frio de sempre. Fiz um pequeno percurso a pé bem perto do rio Cávado, com um nevoeiro cerradíssimo e temperaturas negativas, até cortava. Gelo por todo o lado. Espectáculo. :D


Amanhã vou ver se faço umas fotos bem cedo, pois promete bastante gelo. Estou sem a Nikon mas vou ver se tiro as teias à antiga câmara (Sony).
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Por aqui 8 graus, minima de 7, estou com muita dificuldade em acreditar nestas valores, mas tenho o RS num local arejado, longe de fontes de calor, nao percebo porque registo mínimas tao altas...
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Bom dia colega, qual foi o espaçamento que colocas-te entre os pratos?
1 cm, talvez um pouco mais até...
será que a mínima aqui foi mesmo 7 graus, nao havia qualquer geada...
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
1 cm, talvez um pouco mais até...
será que a mínima aqui foi mesmo 7 graus, nao havia qualquer geada...

É possível que tenha sido... Durante a noite/ madrugada , sabes dizer se esteve vento ( Leste ) ? Esse é dos fatores principais para a temperatura não descer muito.

Por exemplo esta estação nos arredores de Guimarães, a mínima foi de 10,4ºC, porque o vento soprou durante a noite.
https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IMINHOGU2#history
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
É possível que tenha sido... Durante a noite/ madrugada , sabes dizer se esteve vento ( Leste ) ? Esse é dos fatores principais para a temperatura não descer muito.

Por exemplo esta estação nos arredores de Guimarães, a mínima foi de 10,4ºC, porque o vento soprou durante a noite.
https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IMINHOGU2#history

Por volta das 21h ontem a temperatura subiu 2 graus no meu sensor, eu fui lá fora e reparei que havia vento, talvez 5/10 kmh. Se calhar tive mesmo uma mínima de 7. Logo à noite já terei mais certezas quanto à fiabilidade do meu RS.
Por agora 12 graus, com céu limpo...
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
1 cm, talvez um pouco mais até..

Essa é a medida ideal do espaçamento entre pratos talvez até 1,5 cm, mais do que isso já poderá influenciar as máximas com a entrada da radiação solar.
Verifica também se o RS apanha vento de todos os quadrantes e se está pelo menos a 1,50m do solo, podes sempre optar por dar também mais uma de mão nos pratos para os tornar ainda mais espessos.
Se for possível coloca algumas foto do local onde se encontra o RS para se ter uma noção e para te podermos ajudar nesse sentido :)
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Aqui está o meu RS artesanal a 2m de altura, a única coisa que tem à volta é aquela parede de metal que está a cerca de 3 metros de distancia mas como está mais baixa não me parece ter influência. Parece-me que o local é o correto pois dá vento de todo o lado...
5ZR0q4h.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes