Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2016

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Neste momento 14.7º e muito sol, dia primaveril por aqui.
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Aqui está o meu RS artesanal a 2m de altura, a única coisa que tem à volta é aquela parede de metal que está a cerca de 3 metros de distancia mas como está mais baixa não me parece ter influência. Parece-me que o local é o correto pois dá vento de todo o lado...
5ZR0q4h.jpg

Sim, a parede de metal penso que não interfere visto estar mais abaixo do RS, há 1ª vista não vejo a razão para estares a registar máximas altas.. talvez o sensor esteja muito "apertado" dentro do RS ou os pratos não sejam espessos o suficiente o que poderia causar "Efeito de estufa" mas só mesmo vendo a construção.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Aqui está o meu RS artesanal a 2m de altura, a única coisa que tem à volta é aquela parede de metal que está a cerca de 3 metros de distancia mas como está mais baixa não me parece ter influência. Parece-me que o local é o correto pois dá vento de todo o lado...
5ZR0q4h.jpg

Sim, a parede de metal penso que não interfere visto estar mais abaixo do RS, há 1ª vista não vejo a razão para estares a registar máximas altas.. talvez o sensor esteja muito "apertado" dentro do RS ou os pratos não sejam espessos o suficiente o que poderia causar "Efeito de estufa" mas só mesmo vendo a construção.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Sim, a parede de metal penso que não interfere visto estar mais abaixo do RS, há 1ª vista não vejo a razão para estares a registar máximas altas.. talvez o sensor esteja muito "apertado" dentro do RS ou os pratos não sejam espessos o suficiente o que poderia causar "Efeito de estufa" mas só mesmo vendo a construção.
Depois de 3 camadas de tinta branca a máxima hoje está muito aceitável, registo 14,4º, apesar de já ter ido aos 14,7º, uma máxima que me parece muito razoável. O que eu acho mais estranho é ter tido uma mínima de 7º, mas talvez tenha sido por causa do vento, vamos ver na próxima noite.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@Meteofan provavelmente as máximas estarão correctas, uma máxima de 17ºC não é descabida e pegando também no comentário do colega @james :

Hoje estava prevista uma acentuada amplitude térmica, estava previsto que no Litoral Norte a temperatura pudesse chegar aos 17/18 graus em muitos sítios.

Relativamente há mínima muito provavelmente o vento resolveu fazer-te uma visita, amanhã tiras essa dúvida concerteza! Eu já perdi a conta nestas últimas duas semanas em que o vento me estragou literalmente o registo de uma boa mínima :disgust:.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Depois de uma máxima de 15º, a temperatura está em queda livre, já com 9,9º
Amanhã tenho de ir a uma consulta médica de manhã cedo e vou passar numa zona abrigada onde normalmente se formam camadas de geada impressionantes, vou tentar tirar fotos.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
E lá está o vento a aparecer e a fazer subir a temperatura, já vai nos 8,5º depois de já ter descido aos 8,1º... Lá vai mais uma mínima estragada...
EDIT: 9,0º, enfim segunda noite consecutiva com mínimas estragadas pelo vento...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Temperatura mínima de 5 graus, agora com 7.5 graus, a pergunta que faço é: É possível haver geada com esta temperatura? Há alguma geada nos campos, muito pouca... Estou claramente desconfiado que o meu RS esta a dar mínimas muito elevadas...​