Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boas noites.

O vento já se vai fazendo sentir.
Sigo já com 8.4ºC.

Haverá, no episódio de amanhã, boas hipóteses de nevar nas zonas altas de Terras de Bouro? (mais de 700m)

Opiniões sff :thumbsup:

Sinceramente acredito que sim, a cota de neve não está muito baixa, anda a rondar entre os 600-800 metros, mas a precipitação está interessante e teremos temperaturas à superfície nesses locais próximas dos 0ºc durante quase todo o dia, além de que a 850hPa (cerca de 1500 metros) andará sempre abaixo dos -2ºc ao longo do dia...
O único senão é mesmo a humidade relativa bastante alta (habitual nestes eventos de NO), mas caso as previsões se mantenham nesses locais parece-me bem provável que sim =)
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boas, a temperatura foi até aos 8,5°C aqui na varanda (termómetro Auriol) mas agora estabeleceu-se nos 9,0°C e não quer mexer muito. A partir de agora deverá subir à medida que o ar temperado e húmido vai entrando.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

ontem o acumulado ficou nos 16.4 mm, hoje sigo com 6 mm até ao momento. :rain:

Dia com alguns aguaceiros, em especial durante a madrugada e manhã.

8.8 ºc actuais. ( mínima fresca com 3.9 ºc )

Vento a aumentar de intensidade de S
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Já estabilizada a temperatura nos 9,4ºc há muito tempo, não me parece que até à passagem da frente venha a descer muito mais que isto...vento a aumentar a intensidade e pressão atmosférica em queda livre:cool:
Depois no pós frontal como de costume teremos um sobe e desce constante, mas parece-me que esta madrugada vai ser frustrante para os que procuram ver o elemento branco cair!

Amanhã esperamos que as serras aqui do Litoral Norte sejam bem contempladas =)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece-me que a frente desta noite será muito rápida a passar penso que em 2/3 horas passará mas será bastante intensa ... com 20/30 mm em em 2/3 horas !
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Está a funcionar mal o AA, está muito fraco nesta altura do ano quando já devia começar a dar sinais de presença!!!Longe vão os "Fevereiros quentes que trazem o diabo no ventre" ou "Fevereiro matou a mãe ao solheiro"!!!

? A média mensal de Fevereiro anda pelos 200 na minha zona. Fevereiro soalheiro é tudo menos desejável e normal.

Eu quero o AA bem longe daqui. Apesar deste ano ter sido positivo (tirando um Novembro miserável) ainda pode chover à vontade. Temos anos de precipitação deficitária a recuperar.

O GFS prevê que nos próximos 10 dias no Noroeste a média possa ser alcançada. Que assim seja.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Bem, algum vento por aqui, ainda sem chuva. Daqui a umas 2\3 horas chega a precipitação que infelizmente por aqui não será sob a forma de neve :( Por hoje despeço-me, com 5 graus...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
? A média mensal de Fevereiro anda pelos 200 na minha zona. Fevereiro soalheiro é tudo menos desejável e normal.

Eu quero o AA bem longe daqui. Apesar deste ano ter sido positivo (tirando um Novembro miserável) ainda pode chover à vontade. Temos anos de precipitação deficitária a recuperar.

O GFS prevê que nos próximos 10 dias no Noroeste a média possa ser alcançada. Que assim seja.

Fevereiros quentes que trazem o diabo no ventre, quer dizer tudo menos bom tempo.

Fevereiro matou a mãe ao soalheiro é do mesmo género da frase anterior ....
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boa noite

Por aqui o vento já vai mostrando a sua "fúria" com rajadas moderadas de 30km/h (EMA Estação SP)

A temperatura também se tem mantido por volta dos 9°C. Agora marca 9,5°C no meu Auriol. Estamos no sector quente é mais que normal que não neve a cotas médias/baixas durante a passagem da frente. Só depois da entrada do ar polar marítimo é que as tempearaturas são boas para isso.