Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Falkor

Cumulus
Registo
13 Dez 2008
Mensagens
160
Local
V.N.Gaia (Oliveira do Douro)
Caro Falkor,

Tem que ver no manual de instruções da sua estação METEO os passos específicos para calibrar. Terá que ter em conta por exemplo a pressão barométrica das estações vizinhas . Neste momento acho que a sua estação está com +-11 hPa a mais!!!!

Poderá usar o seguinte link (METAR TAF Sá Carneiro) para comparação:

http://pt.allmetsat.com/metar-taf/portugal-espanha.php?icao=LPPR

Cmps.


Muito obrigado, na primeira oportunidade vou fazer isso, entretanto não faculto essa informação para não induzir em erro.
Obrigado
Desculpem o offtopic
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
E assim como quem não quer a coisa, sem dár muito a entender que não percebo nada disto, como é que se calibra o animal? :D

Em tempo anticiclónico estável, de preferência, se for analógico deve ter um parafuso para ajustar, se for digital deverá ter um menu para corrigir a pressão (altitude). Depois é corrigir de acordo com o QNH mais próximo. Para a malta do norte, usem o QNH de OPO/LPPR ou de VGO/LEVX. Se estiverem mais próximos de Espanha usem o de Vigo se não usem o do Porto.

QNH para VGO às 14:30 era já de 997 o de OPO era de 1001. Por estas discrepâncias é que convém calibrar em tempo anticiclónico, tipo com o centro do A mesmo em cima da PI.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,432
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
HR- 98%
P.A- 1002.1
TEMP- 10.9ºC
Precipitação- 4.4
EMA,Viana do Castelo, Chafé
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
30.2 mm acumulados, continua a chuva intensa e fortes rajadas de vento, pressão em queda vertiginosa.:rain:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Fui só eu, ou isto anda tão agitado que o fórum foi abaixo na última hora? :lol:

A chuva dispersou um pouco, chove miudinho agora, mas continuam as rajadas muito fortes.
Também tive dificuldades em aceder ao fórum. Aliás já as tinha tido no sábado quase toda a manhã.
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Temperatura 11.8ºC Pressão* 996 HPa

*valor obtido atravé de um barómetro antigo apenas a servir-me de referência in situ