Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Chove torrencial, vai haver problemas se continua assim por mais algum tempo.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tens de perguntar ao IM o porquê de quase todas as EMAS do norte estarem off á meses...

Quero é os dados das vossas estações, pois com o IPMA já eu sei que não posso contar com nada .... nem a porcaria do site já funciona em condições. O IPMA mais parece aquelas casas de devolutas á beira de cair. Nem respondem a emails que mandamos e quando respondem demoras semanas para uma simplesmente pergunta.

Nem sei para que servem ..... se calhar andam á pesca de bacalhau :lol::lol:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Quase 20mm acumulados repartidos entre um bom episódio de madrugada entre as 5 e 6 e meia da manhã e este que começou pelas 10 e meia e que se irá prolonga pelo início da tarde.

Os campos parecem piscina. Os ribeiros transformaram tudo em lameiros gigantescos.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Quero é os dados das vossas estações, pois com o IPMA já eu sei que não posso contar com nada .... nem a porcaria do site já funciona em condições. O IPMA mais parece aquelas casas de devolutas á beira de cair. Nem respondem a emails que mandamos e quando respondem demoras semanas para uma simplesmente pergunta.

Nem sei para que servem ..... se calhar andam á pesca de bacalhau :lol::lol:

Acho que deveriam entregar as infraestruturas à responsabilidade do pessoal aqui do fórum. Pelo menos havia sempre quem tomasse conta delas!
 
  • Gosto
Reactions: Falkor e Thomar

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acho que deveriam entregar as infraestruturas à responsabilidade do pessoal aqui do fórum. Pelo menos havia sempre quem tomasse conta delas!

De certeza que não ficaria pior do que já está .....quase nenhuma estação funciona já !
Porque não criam um programa de voluntariado, ao estilo dos Bombeiros Voluntários portugueses, existe aqui muita gente que parece imenso de estações, e que dariam uma excelente ajuda.
Já não falo meter aquilo a debitar os dados de forma automática porque isso compete á colaboração entre os técnicos do IPMA (se é que existem) e a TMN.
Pelo menos ia lá alguém tirava as teias de aranha, calibrava os sensores e não sendo possivel o debito directo dos dados, telefonava para o IPMA e indicava os valores observados na estação.

Acho que ninguém aqui se importa muito com os dados hora a hora, queremos é os dados ao final do dia e do mês e do ano ....
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Isto está mais calmo por aqui na Maia :(
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Referia-se na Escócia ....

Isto não é nada de especial diz ele .... e realmente olhando para aquilo que se espera no Reino Unido em especial a neste fim de semana e inicio da próxima semana isto não é nada !

Nunca disse que não era nada de especial. Não digo que não mereça a atenção... Ate porque ha locais com inundacoes ou prestes a ter, agitacao maritims, outros. Mas também nao e aqueeeeeela tempestade de outro mundo que nunca presenciámos. Para os mais cépticos, para quem achar que está sempre a chover em Londres, e porque ainda não teve oportunidade de ir até à Escócia para presenciar aquele terrível tempo.
Sem fugir ao tema, a chuva e as rajadas por aqui começam a aumentar de intensidade depois de uma pausa.. A pressão mantém os mesmos valores e a temperatura diminuiu para 11.9°C.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Muito calmo para já...:D
Vento moderado com rajadas e vai chovendo moderado, por vezes mais fraco.
Acumulado: 26,4 mm.

Até mais logo;)
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Nunca disse que não era nada de especial. Não digo que não mereça a atenção... Ate porque ha locais com inundacoes ou prestes a ter, agitacao maritims, outros. Mas também nao e aqueeeeeela tempestade de outro mundo que nunca presenciámos. Para os mais cépticos, para quem achar que está sempre a chover em Londres, e porque ainda não teve oportunidade de ir até à Escócia para presenciar aquele terrível tempo.
Sem fugir ao tema, a chuva e as rajadas por aqui começam a aumentar de intensidade depois de uma pausa.. A pressão mantém os mesmos valores e a temperatura diminuiu para 11.9°C.

Tipo isso?

In comparison, much of eastern Scotland receives less than 870 mm (34.3 in) annually; lying in the rain shadow of the western uplands.[1] This effect is most pronounced along the coasts of Lothian, Fife, Angus and eastern Aberdeenshire, as well as around the city of Inverness. Inchkeith in the Firth of Forth receives only 550 mm (21.7 in) of precipitation each year, which is similar to Rabat in Morocco, and less than Sydney or Barcelona receive per year.

Uma Irlandesa casada com um professor da UMinho compraram uma quinta semi abandonada na vertente da Serra aqui na minha freguesia. Diz ela que nunca imaginou que esta região pudesse vir a ser tão chuvosa e com eventos torrenciais tão frequentes.

Mas é claro que em termos de tempestades, a proximidade das depressões no Atlântico Norte possam ser impressionantes e surgirem com uma regularidade que Portugal não conhece.

E de facto, hoje, chuva e vento forte, mas nada do outro mundo. Já vi pior não vai há muito tempo.