Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tipo isso?

In comparison, much of eastern Scotland receives less than 870 mm (34.3 in) annually; lying in the rain shadow of the western uplands.[1] This effect is most pronounced along the coasts of Lothian, Fife, Angus and eastern Aberdeenshire, as well as around the city of Inverness. Inchkeith in the Firth of Forth receives only 550 mm (21.7 in) of precipitation each year, which is similar to Rabat in Morocco, and less than Sydney or Barcelona receive per year.

Uma Irlandesa casada com um professor da UMinho compraram uma quinta semi abandonada na vertente da Serra aqui na minha freguesia. Diz ela que nunca imaginou que esta região pudesse vir a ser tão chuvosa e com eventos torrenciais tão frequentes.

Mas é claro que em termos de tempestades, a proximidade das depressões no Atlântico Norte possam ser impressionantes e surgirem com uma regularidade que Portugal não conhece.

E de facto, hoje, chuva e vento forte, mas nada do outro mundo. Já vi pior não vai há muito tempo.

Eu acho que ele não estava a falar exactamente de chuva, propriamente pois que eu saiba não tem maior média de precipitação do que o litoral norte, mas o tempo é sempre de chuva, nevoeiro, frio e sobretudo muito vento por as depressões sempre mais cavadas do que aqui ....
E este Inverno por lá deve estar a ser monstruoso por lá ...
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tipo isso?

In comparison, much of eastern Scotland receives less than 870 mm (34.3 in) annually; lying in the rain shadow of the western uplands.[1] This effect is most pronounced along the coasts of Lothian, Fife, Angus and eastern Aberdeenshire, as well as around the city of Inverness. Inchkeith in the Firth of Forth receives only 550 mm (21.7 in) of precipitation each year, which is similar to Rabat in Morocco, and less than Sydney or Barcelona receive per year.

Uma Irlandesa casada com um professor da UMinho compraram uma quinta semi abandonada na vertente da Serra aqui na minha freguesia. Diz ela que nunca imaginou que esta região pudesse vir a ser tão chuvosa e com eventos torrenciais tão frequentes.

Mas é claro que em termos de tempestades, a proximidade das depressões no Atlântico Norte possam ser impressionantes e surgirem com uma regularidade que Portugal não conhece.

E de facto, hoje, chuva e vento forte, mas nada do outro mundo. Já vi pior não vai há muito tempo.



Eu acho que ele não estava a falar exactamente de chuva, propriamente pois que eu saiba não tem maior média de precipitação do que o litoral norte, mas o tempo é sempre de chuva, nevoeiro, frio e sobretudo muito vento por as depressões sempre mais cavadas do que aqui ....
E este Inverno por lá deve estar a ser monstruoso por lá ...

Da mesma forma que Leonte (2864mm anuais) e Mirandela (509mm anuais) pertencem ao norte, também a Escócia tem lugares mais secos (região este) e lugares extremamente húmidos (>3000mm anuais).

Ao contrário da região norte de Portugal, a Escócia têm ganho precipitação nos últimos anos. E a área cuja precipitação anual é > 3000mm, é maior agora na série 81-10 que na 61-90.

ukprecip.jpg


:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ventania desgraçada na rua, até assobia ao passar nos prédios, algumas rajadas devem andar acima dos 80 Km/h.

Na minha estação registei 91 Km/h de SSW ás 10:45 h

25.6 mm acumulados até ao momento :rain:
 

Rapido

Cirrus
Registo
5 Dez 2009
Mensagens
66
Local
Setúbal
Snifa, diga-me uma coisa, estava a olhar para os seus dados relativamente à precipitação, e só de Outubro até ao inicio de Fevereiro já choveu mais que no ano hidrologico todo de 2011/2012? E pelo andar da carruagem facilmente se vai ultrapassar o ano hidrologico passado. A minha questão é, este ano é que está dentro do padrão ou os anteriores é que ficaram bem abaixo?
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Da mesma forma que Leonte (2864mm anuais) e Mirandela (509mm anuais) pertencem ao norte, também a Escócia tem lugares mais secos (região este) e lugares extremamente húmidos (>3000mm anuais).

Ao contrário da região norte de Portugal, a Escócia têm ganho precipitação nos últimos anos. E a área cuja precipitação anual é > 3000mm, é maior agora na série 81-10 que na 61-90.

ukprecip.jpg


:thumbsup:

Já agora, e desculpem o off topic, o valor anual mais elevado em Leonte (PNPG) foi de 5268mm no longínquo ano hidrológico de 1945/1946. :rain::rain::rain::rain::rain:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Snifa, diga-me uma coisa, estava a olhar para os seus dados relativamente à precipitação, e só de Outubro até ao inicio de Fevereiro já choveu mais que no ano hidrologico todo de 2011/2012? E pelo andar da carruagem facilmente se vai ultrapassar o ano hidrologico passado. A minha questão é, este ano é que está dentro do padrão ou os anteriores é que ficaram bem abaixo?


Esse ano de 2011/2012 ( 1016.9 mm ) esteve abaixo da média, que ronda os 1200 mm ( tendo como referência Porto/S Gens) e qualquer coisa anuais, vamos lá ver se ultrapasso o ano hidrológico anterior 2012/2013, está bem encaminhado:thumbsup::rain:

Para já está acima da média para o conjunto de meses desde 10/2013 até ao momento, já são 3 mêses acima da média e fevereiro para lá caminha..:rain:

Este ano aqui pelo Norte é um fartote de chuva, inclusivé já houve estações com mais de 500 mm em Janeiro/2014 :rain:

Ainda pensei que depois do Novembro/2013 fraco fossemos ter um inverno mais para o seco, mas as coisas recuperaram e de que maneira!
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Snifa, diga-me uma coisa, estava a olhar para os seus dados relativamente à precipitação, e só de Outubro até ao inicio de Fevereiro já choveu mais que no ano hidrologico todo de 2011/2012? E pelo andar da carruagem facilmente se vai ultrapassar o ano hidrologico passado. A minha questão é, este ano é que está dentro do padrão ou os anteriores é que ficaram bem abaixo?

Como é óbvio os outros é que ficaram abaixo. 2011-2012 foi o ano de maior seca invernal desde que há registos e os media anunciaram isso várias vezes.

O ano passado também não foi nada de especial tendo em conta os últimos anos a sul que tem perdido muita precipitação-

Posto isso é extremamente fácil ter acesso às médias mensais históricas de Lisboa por ex. que é relativamente próximo da tua zona. Basta ir ao google e comparar.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Já agora, e desculpem o off topic, o valor anual mais elevado em Leonte (PNPG) foi de 5268mm no longínquo ano hidrológico de 1945/1946. :rain::rain::rain::rain::rain:

O Ano de 2000 também não lhe deve ter ficado muito longe!
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Snifa, diga-me uma coisa, estava a olhar para os seus dados relativamente à precipitação, e só de Outubro até ao inicio de Fevereiro já choveu mais que no ano hidrologico todo de 2011/2012? E pelo andar da carruagem facilmente se vai ultrapassar o ano hidrologico passado. A minha questão é, este ano é que está dentro do padrão ou os anteriores é que ficaram bem abaixo?

Continuo a achar que o pluviometro do SNIFA não estará bem calibrado. Pois penso que os valores registados são altos.A prova seria colocar um pluvi totalizador para comparação no mesmo local de recolha.

Quanto à media. Eu mesmo fiz a média de 1971 / 2000 na estação da serra do pilar (gaia) que ainda serve de referencia para o Porto nas analises de longo prazo, que a média anual é de 1249 mm!

Hoje alguém disse que a média da precipitação no norte tem diminuído. Considerando as séries de 30 anos que servem para a obntenção das médias climatológicas, a diferença para a mesma estação da serie 1961/1990 para a 1971/2000 foi de quase superior em 50 mm. Logo a media total anual subiu na ultima série.
 

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Continuo a achar que o pluviometro do SNIFA não estará bem calibrado. Pois penso que os valores registados são altos.A prova seria colocar um pluvi totalizador para comparação no mesmo local de recolha.

Quanto à media. Eu mesmo fiz a média de 1971 / 2000 na estação da serra do pilar (gaia) que ainda serve de referencia para o Porto nas analises de longo prazo, que a média anual é de 1249 mm!

Hoje alguém disse que a média da precipitação no norte tem diminuído. Considerando as séries de 30 anos que servem para a obntenção das médias climatológicas, a diferença para a mesma estação da serie 1961/1990 para a 1971/2000 foi de quase superior em 50 mm.

Não é preciso tenho um pluviómetro manual Helman de 200 mm e os dados coincidem, alias hoje marca cerca de 26.2 mm.:thumbsup:

Por norma coloco sempre os dados do electrónico, o outro serve apenas para comparação e referência, e claro, para ter sempre disponíveis os dados de precipitação no caso de ocorrer algum problema com o electrónico.:thumbsup:

Podes sempre comparar os dados com a estação do ISEP, a uns 3 Km da minha, hoje até leva mais do que aqui, mas normalmente os dados são bastante equivalentes, de qualquer modo não têm que ser iguais ( apenas "parecidos"), pois muitas vezes,e em poucos Kms, a precipitação varia, basta um aguaceiro ser mais forte e prolongado em determinada zona :rain:

http://meteo.isep.ipp.pt/

Tem atenção a algumas estações que segues no wunderground... estão bem instaladas? não há falhas de dados? ( por vezes do próprio site ) como são os pluviómetros? são de colector largo e paredes altas? tipo ultimeter/2100 ( a minha) ou davis vantage pro? ( ISEP)

Os pluviómetros não abanam? São os colectores devidamente limpos com regularidade? Está a água a fluir livremente para o interior? O pluviómetro está devidamente exposto a todos os quadrantes e bem longe de muros ou outras obstruções?

é preciso considerar esses factores todos..:thumbsup:
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Não é preciso pluvi totalizador, tenho um pluviómetro helman de 200 mm e os dados coincidem, alias hoje marca cerca de 26.2 mm.:thumbsup:

Por norma coloco sempre os dados do electrónico, o outro serve apenas para comparação e referência :thumbsup:

Podes sempre comparar os dados com a estação do ISEP, a uns 3 Km da minha, hoje até leva mais do que aqui:

http://meteo.isep.ipp.pt/

Tem atenção ás estações que segues no wunderground... estão bem instaladas? não há falhas de dados? como são os pluviómetros? são de colector largo e paredes altas? tipo ultimeter/2100 ( a minha) ou davis vantage pro? ( ISEP)

Os pluviómetros não abanam?

é preciso considerar esses factores todos..:thumbsup:

Não querendo ser pretensioso à pretensão, mas passo a explicar o que são erros fortuitos e a falibilidade dos instrumentos de medida. Independentemente da marca e modelos dos mesmos.

Nas estações synopticas, tal como a dos aeroportos e como a da Serra Pilar (funcionou entre 1882 a 2007), e falo por experiência própria, trabalhei como observador nesta e lá tinhamos 3 pluviografos + 2 pluviometros totalizadores. Porque:

- Avaria, falha electrica, entupimento..., que poderão alterar os dados ou invalidar que os mesmos deixem de registar.

Era frequente, quando na observação das 09h GMT ao recolhermos os dados havia divergência nos valores totais, não muito significativos, mas tínhamos forma de corrigi-os graças ao pluviómetro totalizador. Outras alturas por avaria, e fazíamos da mesma forma porque, sendo uma estação oficial, não nos poderíamos dar ao luxo de ficar sem dados para registos.
Snifa, não fiques aborrecido com a minha suspeita. As críticas construtivas (sempre as de minha parte) não são para por abaixo ou aborrecer, mas sim para se ajudar a melhor, como em tudo na nossa vida.

"Eyes Open to Learn"