Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Bem, afinal isto foi mais fraco do que aquilo que pensava. Apenas ali entre as 10:30 e as 11h que passou uma chuvada daquelas e também muito vento. Tirando isso tem sido vento moderado com rajadas, que aqui na minha zona, não vão além dos 62km/h.
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não querendo ser pretensioso à pretensão, mas passo a explicar o que são erros fortuitos e a falibilidade dos instrumentos de medida. Independentemente da marca e modelos dos mesmos.

Nas estações synopticas, tal como a dos aeroportos e como a da Serra Pilar (funcionou entre 1882 a 2007), e falo por experiência própria, trabalhei como observador nesta e lá tinhamos 3 pluviografos + 2 pluviometros totalizadores. Porque:

- Avaria, falha electrica, entupimento..., que poderão alterar os dados ou invalidar que os mesmos deixem de registar.

Era frequente, quando na observação das 09h GMT ao recolhermos os dados havia divergência nos valores totais, não muito significativos, mas tínhamos forma de corrigi-os graças ao pluviómetro totalizador. Outras alturas por avaria, e fazíamos da mesma forma porque, sendo uma estação oficial, não nos poderíamos dar ao luxo de ficar sem dados para registos.
Snifa, não fiques aborrecido com a minha suspeita. As críticas construtivas (sempre as de minha parte) não são para por abaixo ou aborrecer, mas sim para se ajudar a melhor, como em tudo na nossa vida.

"Eyes Open to Learn"

Na boa:thumbsup:

Eu por acaso também pensei no início em apenas usar os dados do pluviómetro manual Helmann de 200 mm, mas é bem mais prático estar dentro de casa e olhar para o ecrã da estação e ver a precipitação, sem ter que ir lá fora ver e esvaziar à meia noite..:D :D :cold:de qualquer modo, como já referi, os dados são muito iguais ( até porque estão apenas a um metro um do outro) e uso na contabilização da pluviosidade o da ultimeter/2100 que é excelente por sinal:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Bem, afinal isto foi mais fraco do que aquilo que pensava. Apenas ali entre as 10:30 e as 11h que passou uma chuvada daquelas e também muito vento. Tirando isso tem sido vento moderado com rajadas, que aqui na minha zona, não vão além dos 62km/h.

Tambem contava que fosse mais intenso, ou mais prolongado.
Entretanto agora na pós-frontal, temos um vale depressionário em que está associado uma linha de instabilidade que virá ao fim da tarde. Vamos esperar que traga surpresas ;)
 

superstorm

Cirrus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
91
Local
Rio Tinto (Igreja)
Ora boas tardes.
Esta um rico dia para não sair de casa :b
Sigo com:
Tatual: 12°c
H.R: 86%
P.A:1001.7mb
Vento: SW a 25.7kmh
Rajada máxima de 74.0kmh as 10.36
Neste momento o vento sopra moderado mete algum medo ao olhar pelas arvores. :o
O quão mau isto ira ficar ate domingo?
De manha ouvi alguns relatos do diluvio que por aqui passou e inundou o bar onde trabalho :o mas nada de especial...
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tirando o penico do Minho, isto parece que está muito, muito fraco ....

Nem do vento falam sequer, será que já passou a pior parte por aí ??
 

Nunotex

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
179
Local
Braga - 245m
Em Braga...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=621003454633111&set=pcb.621003547966435&type=1&theater

photo.php
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu por acaso acompanhei os modelos e nunca percebi o porquê dos Alertas Amarelos por estas bandas (abaixo da Aveiro), e o IPMA andou reticente a lança´-los primeiro lança-os, depois tira-os e depois volta a colocá-los .. enfim mais um aviso meteorológico mal lançado.
Entretanto aproxima-se nesta banda mais uma linha de instabilidade vamos a ver se chega aos 5 mm !

Mas claramente o dia de hoje foi uma tremenda desilusão para muita gente !

Claramente parece que apenas Minho e Douro é que viram algo no dia de hoje (até agora)
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Eu por acaso acompanhei os modelos e nunca percebi o porquê dos Alertas Amarelos por estas bandas (abaixo da Aveiro), e o IPMA andou reticente a lança´-los primeiro lança-os, depois tira-os e depois volta a colocá-los .. enfim mais um aviso meteorológico mal lançado.
Entretanto aproxima-se nesta banda mais uma linha de instabilidade vamos a ver se chega aos 5 mm !

Mas claramente o dia de hoje foi uma tremenda desilusão para muita gente !

Claramente parece que apenas Minho e Douro é que viram algo no dia de hoje (até agora)

Oh Aurélio por favor...

Em Coimbra tem estado um verdadeiro temporal desde o início da manhã. Os avisos a Norte e Centro são mais que justificados.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boas ,

Por aqui estamos a passar ao pos - frontal , ja se sente o arrefecimento .

Ca este evento foi muito forte em relacao ao vento . Penso que se atingiu os 100 km / h , mas o que me impressionou mais foi a intensidade media do vento , nao parava de soprar forte 1 segundo que fosse . . .

A precipitacao penso que foi semelhante a depressao de terca .

Mas pelo que vejo nos modelos e previsao do ipma , as depressoes dos proximos dias indiciam niveis de precipitacao muito elevados !
 

darque_viana

Cirrus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
74
Local
Darque, Viana do Castelo (alt. 15m; a 1 km do mar)
Muito fraco? Pode até não ter atingido as expectativas de alguns, mas duvido que seja essa a opinião geral.

Por cá, autêntico vendaval desde manhã, com períodos de chuva forte. Tenho a casa praticamente toda fechada e sente-se o ar a correr, ao ponto de ter de empurrar as portas com mais força do que é habitual, para a abrir e fazer frente à corrente de ar :lol:
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Aqui por Braga mais um aguaceiro forte!!! O rio Ave e todos os grandes rios aqui do Minho devem de estar com os caudais a transbordar...todos os ribeiros do Este já galgaram margens e invadiram campos e o Este vai no limite!!! Basta chover mais um pouco que as margens transbordam logo. Não deixa de ser preocupante.