Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2016



ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Por aqui 39.2 mm acumulados até ao momento :rain:

Não chove mas o vento sopra com boas rajadas de Oeste.

12.9 ºc actuais.


188,4 mm este mês, e nem a meio chegou :rain:

Boa tarde Caro Snifa,

Também tens registado bons acumulados na tua estação desde o início do ano !!! Por cá nota-se uma mudança do vento para W/NW e a temperatura vai começar a baixar, na próxima madrugada já vamos notar mínimas muito mais baixas em relação a este sábado.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde Caro Snifa,

Também tens registado bons acumulados na tua estação desde o início do ano !!! Por cá nota-se uma mudança do vento para W/NW e a temperatura vai começar a baixar, na próxima madrugada já vamos notar mínimas muito mais baixas em relação a este sábado.

Sim, mas eu estou a fazer as contas ao início do ano hidrológico, ou seja 01/10/2015, conforme a minha assinatura :thumbsup:

Desde 01/01/2016 tenho 602,5 mm , o que também é significativo, muito por culpa do Janeiro extremamente chuvoso por aqui :rain:
 

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
Boas. Aproveitei uma pausa da chuva para ir dar uma volta e assim visualizar no terreno os efeitos do mau tempo. O Rio Leça galgou e muitos as margens. O parque de São Lázaro, nomeadamente a Capela e o bar ficaram novamente debaixo de água. Recordo que já é a terceira cheia desde o começo do ano. Estava a caminho de casa, quando reparei que A41 estava cortada ao trânsito no sentido Alfena-Maia. Lembrei me logo que poderia trata-se de um aluimento de terras. Soube agora na tvi24, que foi um aluimento do piso junto a entrada para A3. Tirei algumas fotos das cheias. Vou tentar colocar aqui mais logo. Fiquem bem...
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Bombeiros procuram ciclista arrastado pela água em Aveiro
Além das cheias em Águeda, Estarreja e Albergaria-a-Velha, as autoridades estão, agora, a desenvolver buscas para tentar encontrar um homem que foi arrastado pela água.


Um homem desapareceu, ao final desta tarde, na estrada que liga Cacia, em Aveiro, a Angeja, no município de Albergaria-a-Velha. “Um senhor circulava de bicicleta e foi visto a ser arrastado pela água”, adiantou ao PÚBLICO Ricardo Fradique, do CDOS (Centro Distrital de Operações e Socorro) de Aveiro. No local estão oito viaturas e um total de 25 homens, para tentar localizar o homem desaparecido.

De resto, em Aveiro, que é das regiões mais fustigadas pelo mau tempo, mantêm-se os cenários de várias inundações e situações de cheias. “São várias situações, mas a que nos está a causar mais preocupação é este caso ocorrido agora ao final da tarde”, acrescentou o responsável do CDOS.

Águeda é um dos locais que mais atenções concentra. Ainda que já esteja habituada a ver a água do rio subir e a inundar a baixa, neste sábado, a cidade viveu aquela que era considerada uma das maiores cheias dos últimos tempos. À Lusa, Jorge Almeida, vice-presidente da câmara de Águeda, referiu mesmo tratar-se “maior cheia deste século”. Não tanto por aquilo que aconteceu na cidade, mas pelos impactos sentidos noutros pontos do concelho.

Com várias estradas cortadas, a cidade acabou por ficar quase cercada. Um dos principais acessos a Águeda, a Estrada Nacional 230, que liga a Aveiro, já tinha sido encerrada na sexta-feira, mas, com o agravamento das condições climatéricas, a Protecção Civil Municipal viu-se obrigada a interditar também a circulação na EN 333, em Assequins, uma via que liga a Oiã e serve de alternativa à anterior na ligação a Aveiro e Oliveira do Bairro.

No centro da cidade, os moradores permaneceram em casa, atentos ao nível da água. Segundo referiu Jorge Brito, adjunto do Comando dos Bombeiros de Águeda, os principais pedidos de auxílio tiveram a ver com solicitações para levarem mantimentos e medicamentos de barco, já que vivem ali várias pessoas idosas, algumas delas acamadas.

Também em Estarreja, este foi mais um dia em alerta. Na sexta-feira, a subida das águas no vale do Antuã já tinha obrigado as autoridades de segurança a proceder ao corte dos acessos sul à cidade – a entrada em Estarreja ficou limitada à parte Norte, utilizando as autoestradas (A1 ou A29) ou a Estrada Nacional n.º 1. Este sábado, o cenário de cheias manteve-se e atingiu também a linha férrea. Ao final da manhã, o comboio suburbano que fazia a ligação entre Porto e Aveiro foi obrigado a recuar, devido a inundações na linha, e a CP acabou por suspender a circulação.

No concelho vizinho de Albergaria-a-Velha, mais concretamente em Valmaior, a parte mais baixa da povoação também amanheceu completamente inundada pelo Rio Caima.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Fotos/video desta tarde.



Rio Minho - Barragem da Frieira (Espanha)








Rio Minho à passagem na Ponte Internacional de Arbo-Peso


iX6FF8W.jpg


jKU1ng2.jpg




Para comparar uma imagem do percurso normal do rio Minho
rtxqxLv.jpg
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Boas

Mais um dia de chuva fraca a moderada, por vezes forte, que acumulou 33,3mm em Ovar-Serrado e 27,4mm em Ovar-Cidade.:rain::rain:
A maior parte desta chuva caiu durante a manhã, em que foi moderada e persistente, por vezes forte.
O rio está a centímetros de transbordar mas não transbordou, para já.
Neste momento não chove, apesar de ter caido um aguaceiro forte há pouco, o vento é moderado a forte, apesar de agora não soprar com muita intensidade, e já se nota um pouco mais fresco.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Muito bons registos, Minho e Stinger! Surreal a força da água! :thumbsup:


Por agora está tudo mais calmo e já se sente o ar frio a entrar. Amanhã vai ser um dia bem interessante. Vai estar um frio daqueles. Espero ver algum granizo, algo que já nem sei o que é, e uma ou outra trovoada.