Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2016

dlourenco

Cumulus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
279
Local
Braga, S. Vicente, 180m
1cd2f706033da36f2daa2aad86922c02.jpg


Cenário de fim de tarde.

Santuário do Sameiro, Braga (550m)
 


Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Portanto, por breves momentos, tivemos queda de alguma neve ( fraca ) à cota de 230 m e perto do mar, uma surpresa :w00t:

Bem me parecia que aqueles aguaceiros que vi aqui no Porto, em que as gotas eram esbranquiçadas e mais lentas, podiam ser de neve, bastava subir uns metros na cota, como por exemplo no Monte da Virgem :thumbsup:


Já agora fica o radar naquela altura, Monte da Virgem assinalado com a bola:
YIOBB5c.png


De salientar que o mar fica a cerca de 6km
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Se efectivamente se registar algum aguaceiro durante a madrugada e o dia de amanhã por certo poderá ser de neve no Sameiro. Eu por norma só vou ao Sameiro quando em Braga estão 4º. Mais do que isso é difícil.

Quando cheguei a casa à pouco estavam 6º, por isso é aguardar que desça mais um pouco e claro que chova.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts


Parecem-me ser "Graupel". Ver na wikipédia
Como temos uma camada de ar muito arrefecido em altura e menor em camadas mais baixas, talvez esteja aí a explicação.

Por cá a temperatura aumentou com o aumento da intensidade do vento - sopra agora moderado com algumas rajadas de NNO.
A sensação térmica é agora de maior frio.
Há pouco caiu mais um aguaceiro fraco e acumulou mais 1,0 mm. Total: 41,1 mm.

Tatual: 5,4ºC
Windchill: 2,2 ºC
Hr: 92%
Taparente: 1,6ºC
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
James nem cheta no Corno de bico só mesmo graupel! e subi até aos 883 metros. estavam -2 e simplesmente nao havia precipitaçao só nevoeiro cerrado. Quando desci voltou a chover, e talvez tenha nevado algo.

Também não vi nada, fui mais para as serras do interior, com binóculos e quase nada. Bons acumulados só acima dos 1000 metros, abaixo disso um autêntico flop aqui no Alto Minho. Saiu - nos a fava, o brinde foi para o centro.
 

RamalhoMR

Cumulus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
123
Local
Braga - Gualtar.
Boas
Ora por Braga de momento nao chove......O resto da tarde foi marcado por aguaceiros.Esta frio ( e eu aqui embrulhado na manta e o que vale e que a minha casa e quente ):D
Venha de la a trovoada e o granizo e.....algo mais :rolleyes:.......
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Para já, aqui no Litoral Norte, estamos a ter uma típica entrada de NO, sem nada de invulgar . Com muita neve acima dos 1000 metros e bastante frio abaixo dessas cotas, com situações de granizo, graupel, água - neve muito localizado, ou seja, o habitual nestas entradas, que acontecem todos os anos.
Vamos esperar que haja alguma surpresa para a próxima madrugada ( embora com pouca precipitacao prevista) , para ver se acontece algo mais fora do habitual. Para já, apenas um evento normal de inverno.
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96