Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2016

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Queria o modelo que mostra isto que disseste:
«Um modelo aponta para neve a 200 metros e até altura do mar para o final da tarde até ao inicio da madrugada.»
O mais natural é teres feito confusão com hoje e não a próxima madrugada, coisa mais natural do mundo errar, mas já percebi que levas sempre a mal e desconversas qualquer observação que te façam.
De facto a haver neve à cota 200 seria esta madrugada\inicio da manha, que até acabou por se confirmar, pelo menos agua-neve, mas durante esta tarde podem surgir ainda surpresas a 400\500m talvez.... Isto penso eu, posso estar errado :D
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
mas durante esta tarde podem surgir ainda surpresas a 400\500m talvez.... Isto penso eu, posso estar errado :D

Sim, estou à espera disso, até ainda com esperança (um bocado irrealista se calhar) de cotas menores. Mas é uma janela de oportunidade muito pequena aqui no litoral norte.
Se repararem nas imagens de satélite a convecção literalmente evaporava nas últimas horas ao entrar pelo interior:
http://en.sat24.com/en/sp

Isto deve-se ao frio em terra, o gradiente vertical diminui abruptamente e a célula colapsa.
Com o aquecimento do sol as coisas começam a melhorar, o CAPE/instabilidade aumenta mesmo em terra. E um bom aguaceiro pode fazer descer o frio em altitude para a superfície.
Mas é uma faca de 2 gumes, um equilíbrio precário, pois na superfície a temperatura começa a subir muito, eventualmente de forma irreversível para neve. E no caso do litoral norte a janela está quase a fechar-se porque entretanto o pico do frio em altura também se está a afastar lentamente. Noutras zonas do país a melhor janela até pode estar para chegar.

Isto falando de cotas baixas, de surpresas. Já com cotas médias/médias-altas, pelo menos até amanhã continuará a nevar se houver precipitação.
 

panzer4

Cirrus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada
Belas células a entrar vindas da galiza no Geres já deve estar a nevar bem, e Montalegre também. Vamos ver o que cá chega



Hum,,nao me parece que cá chegue alguma coisa..pode chover sim,e no maximo cair granizo,agora nevar parece me ja impossivel..pelo menos nestas zonas...a cota vai subir ao longo do dia,e a nossa zona foi mais um fiasco....
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,424
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Cheguei agora de Arga. Pouca acumulação á cota 600
Não subi mais. Apanhei um pequeno aguaceiro de neve. Logo que possa coloco aqui um pequeno filme.

Coloca por favor, estou tão perto e não posso ir lá cima :(
 
  • Gosto
Reactions: ampa62

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Fotos tiradas por volta das 8h. Ao longe via-se neve acumulada e a começar por volta dos 500m segundo o google earth.

Snow by Guilherme Silva, no Flickr

Snow by Guilherme Silva, no Flickr

Snow by Guilherme Silva, no Flickr

Snow by Guilherme Silva, no Flickr

Snow by Guilherme Silva, no Flickr


Ainda fui ao Sameiro e ainda se via um pouco de acumulação mas a derreter rápido.

Remains of snow, Sameiro, Braga, Portugal by Guilherme Silva, no Flickr


E aqui o Gerês visto do Sameiro:


Snow in Gerês seen from Sameiro, Braga, Portugal by Guilherme Silva, no Flickr
 
Última edição:

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Fotos tiradas por volta das 8h. Ao longe via-se neve acumulada e a começar por volta dos 500m segundo o google earth.

Snow by Guilherme Silva, no Flickr

Snow by Guilherme Silva, no Flickr

Snow by Guilherme Silva, no Flickr

Snow by Guilherme Silva, no Flickr

Snow by Guilherme Silva, no Flickr


Ainda fui ao Sameiro e ainda se via um pouco de acumulação mas a derreter rápido.

Remains of snow, Sameiro, Braga, Portugal by Guilherme Silva, no Flickr


E aqui o Gerês visto do Sameiro:


Snow in Gerês seen from Sameiro, Braga, Portugal by Guilherme Silva, no Flickr

A última. :palmas:


Parece os Alpes.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)