Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2019

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Boas noites,

Aqui há minutos caiu um forte aguaceiro com granizo, apareceu quase do nada, o céu estava quase limpo aqui há meia hora e agora está completamente encoberto. Está fresco, 7,9ºC e sensação térmica de 3,1ºC :w00t: Podia nevar... :D

Hoje à tarde fui ver se via a birra do Atlântico e afinal levei foi uma tareia da Helena! Que bruta... :rolleyes: Dei um pulinho ao Castro de São Paio, mas estava impossível. O vento era tanto e com rajadas tão fortes que uma delas atirou-me, literalmente, contra as cordas do passadiço. Depois veio a chuva... com pedrinhas de granizo que empurradas pelo vento magoavam que fartava... impossível pegar na máquina para registar o que quer que fosse. Fugi dali a sete pés :D

Lá tentei outra vez já no Porto e no sítio do costume, na Foz. @Aristocrata não me viste a ser levado pelo vento? :lol: Meu Deus, estava impossível. Vou ficar bastante surpreendido se a maioria das fotos não estiver tremida :D

Deixo também imagens do mar alteroso ao início desta tarde:
A norte da Petrogal, em Matosinhos
yqmA2MWh.jpg

qtzATzah.jpg

22LswJqh.jpg

PfVZdkgh.jpg

ueIOe2Eh.jpg

knNoa9ih.jpg

Foz do Douro, no Porto
QK8Kr3Lh.jpg

Conheço bem essas pedras... :)
Não estava tão mau como pensei, e esperei, que estivesse. A Helena estava bruta, mas já vi outras a portarem-se muito pior... :D

Boa noite
Hoje um dia especial :
Tive de tudo e vi tudo :
Chuva forte
Aguaceiros fortes
Trovoadas fortes
Granizo forte e várias vezes
Vento forte e com rajadas
Arco—íris
Até neve vi (encosta da gralheira, junto minha escola )
Só faltou tornado
.........
Máxima de 11,3°C
Atual de 8,8°C
82% hr
Pressão desceu até 992 hPa
Agora está a 1005 hPa
Acumulados de 9,3 mm

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
Devias comemorar com um medronho! :lol:

O dia de hoje foi passado entre Vila do Conde e São Mamede infesta. Dia de temporal, bastante vento, aguaceiros moderados a fortes e por vezes de granizo. Desde que cheguei a casa, pelas 19:30, já granizou 3 vezes. Alguma trovoada ao longo da tarde e da noite. As luzes tremeram mas para já não falhou nada. De vez em quando vem um vento incrível, até parece que se sente o prédio a abanar e que ronca.

Enviado do meu Redmi 3 através do Tapatalk

Boa tarde.

Dia de muito sol hoje, começou limpo e agora pouco nublado. Bom para estar num local ao sol, protegido do vento. Pareço um gato ou um cão: a aquecer o pêlo. :lmao:
Bem, pelo menos já vi a acumulação de neve pelo Marão e está jeitosa. Acima dos 1000\1100 metros tem um boa camada. Já pior melhor, mas é o que se tem e tem de se valorizar...:p
Temos vento, moderado com rajadas, bem fresco por vezes (faz mesmo pensar: "Deve haver neve lá pra cima"), de N\NNO.

Deixo aqui estas imagens do rio Eiriz, aqui ao lado.
Nas 1ªs duas mostro a subida do nível entre as 10h e as 17.30h de 6ª feira, na 3ª mostro o nível do rio hoje pelas 12h. Já desceu consideravelmente. A bacia hidrográfica é muito pequena, pelo que é natural que sem chuva nas últimas 22\24h esteja assim...
6ª feira, 10h:
XpRbAUsh.jpg

6ª feira, 17.30h
SeNNg95h.jpg

Hoje, 12h:
1YjJTn3h.jpg

Tmín: 3,1ºC
Tmáx: 10,1ºC

Tactual: 9,7ºC
Hr: 54%

Lá tentei outra vez já no Porto e no sítio do costume, na Foz. @Aristocrata não me viste a ser levado pelo vento? Meu Deus, estava impossível. Vou ficar bastante surpreendido se a maioria das fotos não estiver tremida
Eu fui ao Forte da Foz com um amigo, estavam vários fotógrafos com as suas teleobjectivas em punho nas "ameias" e até gracejei: "Anda aqui alguém de meteorologia?!" O povo olhou mas não me deve ter entendido bem...:D
E que vento que estava, tudo tremido como se pode ver nos meus vídeos.

Conheço bem essas pedras...
Não estava tão mau como pensei, e esperei, que estivesse. A Helena estava bruta, mas já vi outras a portarem-se muito pior...
Por acaso achei que não estava como noutros temporais. Ondas bastante desfeitas, pouco organizadas e não tão altas assim. O vento, sim, o vento estava forte.
No episódio da tempestade "Doris", há 2 anos, as ondas estavam melhores:

Boa tarde.

Dia de muito sol hoje, começou limpo e agora pouco nublado. Bom para estar num local ao sol, protegido do vento. Pareço um gato ou um cão: a aquecer o pêlo. :lmao:
Bem, pelo menos já vi a acumulação de neve pelo Marão e está jeitosa. Acima dos 1000\1100 metros tem um boa camada. Já pior melhor, mas é o que se tem e tem de se valorizar...:p
Temos vento, moderado com rajadas, bem fresco por vezes (faz mesmo pensar: "Deve haver neve lá pra cima"), de N\NNO.

Deixo aqui estas imagens do rio Eiriz, aqui ao lado.
Nas 1ªs duas mostro a subida do nível entre as 10h e as 17.30h de 6ª feira, na 3ª mostro o nível do rio hoje pelas 12h. Já desceu consideravelmente. A bacia hidrográfica é muito pequena, pelo que é natural que sem chuva nas últimas 22\24h esteja assim...
6ª feira, 10h:
XpRbAUsh.jpg

6ª feira, 17.30h
SeNNg95h.jpg

Hoje, 12h:
1YjJTn3h.jpg

Tmín: 3,1ºC
Tmáx: 10,1ºC

Tactual: 9,7ºC
Hr: 54%

Eu fui ao Forte da Foz com um amigo, estavam vários fotógrafos com as suas teleobjectivas em punho nas "ameias" e até gracejei: "Anda aqui alguém de meteorologia?!" O povo olhou mas não me deve ter entendido bem...:D
E que vento que estava, tudo tremido como se pode ver nos meus vídeos.

Por acaso achei que não estava como noutros temporais. Ondas bastante desfeitas, pouco organizadas e não tão altas assim. O vento, sim, o vento estava forte.
No episódio da tempestade "Doris", há 2 anos, as ondas estavam melhores:

Eu não estava no forte, estava mesmo lá em baixo junto ao que resta do Xis. Se calhar até entenderam, não se quiseram foi acusar :D
Concordo, fiquei um bocadinho deprimido com esta depressão :D Mas ainda deu para apanhar alguns momentos interessantes, mais lá para a seguir ao jantar publico uma meia dúzia de fotos :)

----------------------
O acumulado ontem, como esperado, foi inferior ao dos dias anteriores: 8,1 mm. No entanto, nada de se deitar fora. A rajada máxima na estação de referência foi de 64,4 km/h. Pena não ter levado o anemómetro comigo, tenho quase a certeza que apanhei mais forte que isso no castro de São Paio.

Hoje o dia não podia ser mais diferente; começou com muito sol e limpo, mais frio — mínima de 5,4ºC — e com menos vento. A caminhada matinal junto ao mar foi bem agradável. Agora céu já bastante mais nublado, muitos "carneirinhos" no céu, mas com muito sol ainda e 11ºC.

Eu não estava no forte, estava mesmo lá em baixo junto ao que resta do Xis.
Também fui esse sítio, estava apenas uma pessoa com máquina em punho. E estava mesmo quase a começar um aguaceiro jeitoso. Eram 15.30h aproximadamente.
-
O céu apresenta cerca de 3 octas (3\8) de nebulosidade e o vento mantêm-se moderado com rajadas.
E nota-se o frio com Temp aparente de 5,0ºC e Tactual de 9,7ºC. Hr: 52%.
A próxima noite vai ser fria, se o vento parar as mínimas serão bastante baixas.