Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2019

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas noites,

Aqui há minutos caiu um forte aguaceiro com granizo, apareceu quase do nada, o céu estava quase limpo aqui há meia hora e agora está completamente encoberto. Está fresco, 7,9ºC e sensação térmica de 3,1ºC :w00t: Podia nevar... :D

Hoje à tarde fui ver se via a birra do Atlântico e afinal levei foi uma tareia da Helena! Que bruta... :rolleyes: Dei um pulinho ao Castro de São Paio, mas estava impossível. O vento era tanto e com rajadas tão fortes que uma delas atirou-me, literalmente, contra as cordas do passadiço. Depois veio a chuva... com pedrinhas de granizo que empurradas pelo vento magoavam que fartava... impossível pegar na máquina para registar o que quer que fosse. Fugi dali a sete pés :D

Lá tentei outra vez já no Porto e no sítio do costume, na Foz. @Aristocrata não me viste a ser levado pelo vento? :lol: Meu Deus, estava impossível. Vou ficar bastante surpreendido se a maioria das fotos não estiver tremida :D
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Deixo também imagens do mar alteroso ao início desta tarde:
A norte da Petrogal, em Matosinhos
yqmA2MWh.jpg

qtzATzah.jpg

22LswJqh.jpg

PfVZdkgh.jpg

ueIOe2Eh.jpg

knNoa9ih.jpg

Foz do Douro, no Porto
QK8Kr3Lh.jpg

Conheço bem essas pedras... :)
Não estava tão mau como pensei, e esperei, que estivesse. A Helena estava bruta, mas já vi outras a portarem-se muito pior... :D
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Boa noite
Hoje um dia especial :
Tive de tudo e vi tudo :
Chuva forte
Aguaceiros fortes
Trovoadas fortes
Granizo forte e várias vezes
Vento forte e com rajadas
Arco—íris
Até neve vi (encosta da gralheira, junto minha escola )
Só faltou tornado
.........
Máxima de 11,3°C
Atual de 8,8°C
82% hr
Pressão desceu até 992 hPa
Agora está a 1005 hPa
Acumulados de 9,3 mm


Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
Devias comemorar com um medronho! :lol:
 

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
O dia de hoje foi passado entre Vila do Conde e São Mamede infesta. Dia de temporal, bastante vento, aguaceiros moderados a fortes e por vezes de granizo. Desde que cheguei a casa, pelas 19:30, já granizou 3 vezes. Alguma trovoada ao longo da tarde e da noite. As luzes tremeram mas para já não falhou nada. De vez em quando vem um vento incrível, até parece que se sente o prédio a abanar e que ronca.

Enviado do meu Redmi 3 através do Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Dia de muito sol hoje, começou limpo e agora pouco nublado. Bom para estar num local ao sol, protegido do vento. Pareço um gato ou um cão: a aquecer o pêlo. :lmao:
Bem, pelo menos já vi a acumulação de neve pelo Marão e está jeitosa. Acima dos 1000\1100 metros tem um boa camada. Já pior melhor, mas é o que se tem e tem de se valorizar...:p
Temos vento, moderado com rajadas, bem fresco por vezes (faz mesmo pensar: "Deve haver neve lá pra cima"), de N\NNO.

Deixo aqui estas imagens do rio Eiriz, aqui ao lado.
Nas 1ªs duas mostro a subida do nível entre as 10h e as 17.30h de 6ª feira, na 3ª mostro o nível do rio hoje pelas 12h. Já desceu consideravelmente. A bacia hidrográfica é muito pequena, pelo que é natural que sem chuva nas últimas 22\24h esteja assim...
6ª feira, 10h:
XpRbAUsh.jpg

6ª feira, 17.30h
SeNNg95h.jpg

Hoje, 12h:
1YjJTn3h.jpg


Tmín: 3,1ºC
Tmáx: 10,1ºC

Tactual: 9,7ºC
Hr: 54%

Lá tentei outra vez já no Porto e no sítio do costume, na Foz. @Aristocrata não me viste a ser levado pelo vento? Meu Deus, estava impossível. Vou ficar bastante surpreendido se a maioria das fotos não estiver tremida
Eu fui ao Forte da Foz com um amigo, estavam vários fotógrafos com as suas teleobjectivas em punho nas "ameias" e até gracejei: "Anda aqui alguém de meteorologia?!" O povo olhou mas não me deve ter entendido bem...:D
E que vento que estava, tudo tremido como se pode ver nos meus vídeos.

Conheço bem essas pedras...
Não estava tão mau como pensei, e esperei, que estivesse. A Helena estava bruta, mas já vi outras a portarem-se muito pior...
Por acaso achei que não estava como noutros temporais. Ondas bastante desfeitas, pouco organizadas e não tão altas assim. O vento, sim, o vento estava forte.
No episódio da tempestade "Doris", há 2 anos, as ondas estavam melhores:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa tarde.

Dia de muito sol hoje, começou limpo e agora pouco nublado. Bom para estar num local ao sol, protegido do vento. Pareço um gato ou um cão: a aquecer o pêlo. :lmao:
Bem, pelo menos já vi a acumulação de neve pelo Marão e está jeitosa. Acima dos 1000\1100 metros tem um boa camada. Já pior melhor, mas é o que se tem e tem de se valorizar...:p
Temos vento, moderado com rajadas, bem fresco por vezes (faz mesmo pensar: "Deve haver neve lá pra cima"), de N\NNO.

Deixo aqui estas imagens do rio Eiriz, aqui ao lado.
Nas 1ªs duas mostro a subida do nível entre as 10h e as 17.30h de 6ª feira, na 3ª mostro o nível do rio hoje pelas 12h. Já desceu consideravelmente. A bacia hidrográfica é muito pequena, pelo que é natural que sem chuva nas últimas 22\24h esteja assim...
6ª feira, 10h:
XpRbAUsh.jpg

6ª feira, 17.30h
SeNNg95h.jpg

Hoje, 12h:
1YjJTn3h.jpg


Tmín: 3,1ºC
Tmáx: 10,1ºC

Tactual: 9,7ºC
Hr: 54%


Eu fui ao Forte da Foz com um amigo, estavam vários fotógrafos com as suas teleobjectivas em punho nas "ameias" e até gracejei: "Anda aqui alguém de meteorologia?!" O povo olhou mas não me deve ter entendido bem...:D
E que vento que estava, tudo tremido como se pode ver nos meus vídeos.


Por acaso achei que não estava como noutros temporais. Ondas bastante desfeitas, pouco organizadas e não tão altas assim. O vento, sim, o vento estava forte.
No episódio da tempestade "Doris", há 2 anos, as ondas estavam melhores:

Eu não estava no forte, estava mesmo lá em baixo junto ao que resta do Xis. Se calhar até entenderam, não se quiseram foi acusar :D
Concordo, fiquei um bocadinho deprimido com esta depressão :D Mas ainda deu para apanhar alguns momentos interessantes, mais lá para a seguir ao jantar publico uma meia dúzia de fotos :)

----------------------
O acumulado ontem, como esperado, foi inferior ao dos dias anteriores: 8,1 mm. No entanto, nada de se deitar fora. A rajada máxima na estação de referência foi de 64,4 km/h. Pena não ter levado o anemómetro comigo, tenho quase a certeza que apanhei mais forte que isso no castro de São Paio.

Hoje o dia não podia ser mais diferente; começou com muito sol e limpo, mais frio — mínima de 5,4ºC — e com menos vento. A caminhada matinal junto ao mar foi bem agradável. Agora céu já bastante mais nublado, muitos "carneirinhos" no céu, mas com muito sol ainda e 11ºC.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Eu não estava no forte, estava mesmo lá em baixo junto ao que resta do Xis.
Também fui esse sítio, estava apenas uma pessoa com máquina em punho. E estava mesmo quase a começar um aguaceiro jeitoso. Eram 15.30h aproximadamente.
-
O céu apresenta cerca de 3 octas (3\8) de nebulosidade e o vento mantêm-se moderado com rajadas.
E nota-se o frio com Temp aparente de 5,0ºC e Tactual de 9,7ºC. Hr: 52%.
A próxima noite vai ser fria, se o vento parar as mínimas serão bastante baixas.