1. O IPMA procura ajuda para calibrar um produto de radar com os relatos dos membros! Mais informações.
    Seguimento Meteorológico: Litoral Norte | Interior Norte e Centro | Litoral Centro | Sul | Açores e Madeira | Livre
    Previsões: Curto prazo: até 3 dias | Médio prazo: até 2 semanas | Longo prazo: mensal e sazonal    (Regras e links úteis nos 1ºs posts)
     Twitter |  Facebook | Avisos IPMA/Alertas ANPC

Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2019

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Fev 2019 às 00:16.

1. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Porto, Campo Alegre (50m)
    Boas noites,

Aqui há minutos caiu um forte aguaceiro com granizo, apareceu quase do nada, o céu estava quase limpo aqui há meia hora e agora está completamente encoberto. Está fresco, 7,9ºC e sensação térmica de 3,1ºC :w00t: Podia nevar... :D

Hoje à tarde fui ver se via a birra do Atlântico e afinal levei foi uma tareia da Helena! Que bruta... :rolleyes: Dei um pulinho ao Castro de São Paio, mas estava impossível. O vento era tanto e com rajadas tão fortes que uma delas atirou-me, literalmente, contra as cordas do passadiço. Depois veio a chuva... com pedrinhas de granizo que empurradas pelo vento magoavam que fartava... impossível pegar na máquina para registar o que quer que fosse. Fugi dali a sete pés :D

Lá tentei outra vez já no Porto e no sítio do costume, na Foz. @Aristocrata não me viste a ser levado pelo vento? :lol: Meu Deus, estava impossível. Vou ficar bastante surpreendido se a maioria das fotos não estiver tremida :D

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Conheço bem essas pedras... :)
    Não estava tão mau como pensei, e esperei, que estivesse. A Helena estava bruta, mas já vi outras a portarem-se muito pior... :D

3. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
    Devias comemorar com um medronho! :lol:

4. joselamego

joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Gondomar (105 metros alt)
    Sim, saudade do medronho de Monchique !
    Vou na Páscoa a Monchique

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk

Ricardo Carvalho, remember e luismeteo3 gostaram disto.
  5. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
    Não tens mais garrafas? :nono: :lol: Um abraço e aproveita a intempérie enquanto dura...

Ricardo Carvalho, joselamego e remember gostaram disto.
  6. cookie

cookie
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2014
    Local:
    Azurara - Vila do Conde
    O dia de hoje foi passado entre Vila do Conde e São Mamede infesta. Dia de temporal, bastante vento, aguaceiros moderados a fortes e por vezes de granizo. Desde que cheguei a casa, pelas 19:30, já granizou 3 vezes. Alguma trovoada ao longo da tarde e da noite. As luzes tremeram mas para já não falhou nada. De vez em quando vem um vento incrível, até parece que se sente o prédio a abanar e que ronca.

Enviado do meu Redmi 3 através do Tapatalk

7. joselamego

joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Não tenho !
    Mas quando for a Monchique vou abastecer—me

luismeteo3 e remember gostaram disto.
  8. c0ldPT

c0ldPT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Out 2017
    Local:
    Gandra, Paredes (132 m) | Paranhos, Porto (110 m)
    Por aqui 4.6ºC, parece-me ser fruto de alguma inversão já porque está céu limpo. Duvido que caia mais algum aguaceiro. Parece que a Helena se reformou :D Resta a mínima de Domingo e o evento estará terminado. Máxima de ontem: 10.1ºC

9. c0ldPT

c0ldPT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Out 2017
    Local:
  10. joselamego

joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Bom dia !
    Depois do dia magnífico de ontem voltamos ao sol
    Mínima se 5,0°C
    Atual de 6,7°C
    79% hr
    Pressão a 1018 hPa

11. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Boa tarde.

Dia de muito sol hoje, começou limpo e agora pouco nublado. Bom para estar num local ao sol, protegido do vento. Pareço um gato ou um cão: a aquecer o pêlo. :lmao:
    Bem, pelo menos já vi a acumulação de neve pelo Marão e está jeitosa. Acima dos 1000\1100 metros tem um boa camada. Já pior melhor, mas é o que se tem e tem de se valorizar...:p
    Temos vento, moderado com rajadas, bem fresco por vezes (faz mesmo pensar: "Deve haver neve lá pra cima"), de N\NNO.

Deixo aqui estas imagens do rio Eiriz, aqui ao lado.
    Nas 1ªs duas mostro a subida do nível entre as 10h e as 17.30h de 6ª feira, na 3ª mostro o nível do rio hoje pelas 12h. Já desceu consideravelmente. A bacia hidrográfica é muito pequena, pelo que é natural que sem chuva nas últimas 22\24h esteja assim...
    6ª feira, 10h:
    6ª feira, 17.30h
    Hoje, 12h:

Tmín: 3,1ºC
    Tmáx: 10,1ºC

Tactual: 9,7ºC
    Hr: 54%

Eu fui ao Forte da Foz com um amigo, estavam vários fotógrafos com as suas teleobjectivas em punho nas "ameias" e até gracejei: "Anda aqui alguém de meteorologia?!" O povo olhou mas não me deve ter entendido bem...:D
    E que vento que estava, tudo tremido como se pode ver nos meus vídeos.

Por acaso achei que não estava como noutros temporais. Ondas bastante desfeitas, pouco organizadas e não tão altas assim. O vento, sim, o vento estava forte.
    No episódio da tempestade "Doris", há 2 anos, as ondas estavam melhores:

david 6, guimeixen, Dan e 6 outras pessoas gostaram disto.
  12. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Eu não estava no forte, estava mesmo lá em baixo junto ao que resta do Xis. Se calhar até entenderam, não se quiseram foi acusar :D
    Concordo, fiquei um bocadinho deprimido com esta depressão :D Mas ainda deu para apanhar alguns momentos interessantes, mais lá para a seguir ao jantar publico uma meia dúzia de fotos :)

----------------------
    O acumulado ontem, como esperado, foi inferior ao dos dias anteriores: 8,1 mm. No entanto, nada de se deitar fora. A rajada máxima na estação de referência foi de 64,4 km/h. Pena não ter levado o anemómetro comigo, tenho quase a certeza que apanhei mais forte que isso no castro de São Paio.

Hoje o dia não podia ser mais diferente; começou com muito sol e limpo, mais frio — mínima de 5,4ºC — e com menos vento. A caminhada matinal junto ao mar foi bem agradável. Agora céu já bastante mais nublado, muitos "carneirinhos" no céu, mas com muito sol ainda e 11ºC.

13. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Também fui esse sítio, estava apenas uma pessoa com máquina em punho. E estava mesmo quase a começar um aguaceiro jeitoso. Eram 15.30h aproximadamente.
    -
    O céu apresenta cerca de 3 octas (3\8) de nebulosidade e o vento mantêm-se moderado com rajadas.
    E nota-se o frio com Temp aparente de 5,0ºC e Tactual de 9,7ºC. Hr: 52%.
    A próxima noite vai ser fria, se o vento parar as mínimas serão bastante baixas.

14. Joaopaulo

Joaopaulo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Dez 2013
    Local:
    Rechousa - VNGaia (174m)

Aqui fica um video que encontrei no Facebook, impressionante a força do vento nesta altura :

vamm, david 6, remember e 8 outras pessoas gostaram disto.
  15. c0ldPT

c0ldPT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Out 2017
    Local:
    1.2°C, a ver se tenho uma boa mínima devido ao vento nulo + o frio em altitude. :cold:

Partilhar esta Página