Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2019

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Já temos frio.
Nada de especial mas é frio.
Vamos ver se amanhã sempre temos chuva fraca na zona.

Tactual: 1,7°C
Hr: 73%
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas noites,

Dia frio pelo Porto, mas mais quente que ontem. Ainda assim, é sempre uma alegria ver uma mínima de 2,8ºC tão perto do Atlântico :)
Muito sol e algumas nuvens bem fotogénicas ao longo do dia. A máxima chegou aos 12,6ºC. Neste momento estão 8,1ºC e céu limpo.

Aqui estão algumas fotos que tirei aos cristais de gelo e à água congelada. Quando já havia menos nuvens altas de manhã fui ao Sameiro para ver a neve que tinha no Gerês.

HHG7V0B.jpg

Frost crystals by Guilherme Silva, on Flickr
Frost crystals by Guilherme Silva, on Flickr
OsiCTHN.jpg

IIqcNo3.jpg

8I9lu74.jpg



Serra da Cabreira:

ZLNrcsv.jpg


Acho que nesta é a Serra do Alvão, corrijam-me se estiver errado.

PBNyLnW.jpg


Serra Amarela:

1sfbkrp.jpg


Serra do Soajo:

bd9nfCh.jpg


Serra do Gerês:

Gerês with snow, Portugal by Guilherme Silva, on Flickr
As três primeiras estão magníficas :) As minhas experiências macro até ver têm sido um pouco, digamos que disappointing... não consigo focar o raio da lente... :intrigante::lol:
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boas noites,

Dia frio pelo Porto, mas mais quente que ontem. Ainda assim, é sempre uma alegria ver uma mínima de 2,8ºC tão perto do Atlântico :)
Muito sol e algumas nuvens bem fotogénicas ao longo do dia. A máxima chegou aos 12,6ºC. Neste momento estão 8,1ºC e céu limpo.


As três primeiras estão magníficas :) As minhas experiências macro até ver têm sido um pouco, digamos que disappointing... não consigo focar o raio da lente... :intrigante::lol:


Obrigado! :thumbsup:

Da primeira vez que tirei também não estava a conseguir focar. Como a objetiva não está ligada à máquina, a abertura ficou a f/22 e por isso não ficavam tão bem focadas. Ao pôr um bocadinho de uma folha de um caderno/revista ou outra coisa na parte onde se controla a abertura como mostra na foto em baixo vai aumentar a abertura e as fotos já vão ficar melhores. Mesmo assim ainda é complicado pois basta tremer um bocado que fica desfocada, daí eu usar o flash (usei-o nessas três). Algumas vezes tento tirar com a luz natural quando começa a dar sol nos cristais mas são ainda menos as fotos que se aproveitam, mas quando ficam bem, costumam ser as mais bonitas.

H4XjNNNl.jpg
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Obrigado!

Da primeira vez que tirei também não estava a conseguir focar. Como a objetiva não está ligada à máquina, a abertura ficou a f/22 e por isso não ficavam tão bem focadas. Ao pôr um bocadinho de uma folha de um caderno/revista ou outra coisa na parte onde se controla a abertura como mostra na foto em baixo vai aumentar a abertura e as fotos já vão ficar melhores. Mesmo assim ainda é complicado pois basta tremer um bocado que fica desfocada, daí eu usar o flash (usei-o nessas três). Algumas vezes tento tirar com a luz natural quando começa a dar sol nos cristais mas são ainda menos as fotos que se aproveitam, mas quando ficam bem, costumam ser as mais bonitas.

H4XjNNNl.jpg
As minhas objetivas não têm esse mecanismo à vista. Tenho de continuar a testar, acho que comecei com coisas pequenas demais, do tipo fungos e pólen... :rolleyes::lol:
O pano da tábua de passar a ferro, no entanto, dá umas fotos incríveis :D

Fotos e uma pequena time lapse do nevoeiro de hoje de manhã:

Foggy morning by Guilherme Silva, on Flickr
oO8Tu25.jpg

OFvJpwm.jpg

GOalmR9.jpg

C3Op4EK.jpg

37B98QE.jpg


Belíssimas :palmas:

----------------------

E por cá, nada de especial a reportar. Dia fresco com mínima de 5,1ºC e máxima de 12,9. Neste momento 9,2ºC.
Ao longo do dia o céu foi-se apresentando bastante nublado por nuvens altas. Ao final da tarde abriu um pouco, proporcionado um bonito e inesperado poente. O nosso amigo Atlântico anda outra vez enraivecido. Deve estar farto do antílope como nós... :lol: