Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.


Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Não sei se me estou a repetir de post anterior, mas a geógrafa Suzanne Daveau explica bem este tipo de situações na magistral tese de doutoramento sobre a precipitação em Portugal continental (1977).

Podes partilhar o artigo/tese, por favor? Não estou a conseguir encontrar...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.


Chuva, chuvinha. Vai caindo fraca, fraca mas certinha. O vento sopra fraco a moderado com rajadas de SSO.
O dia de ontem terminou com 46,5 mm de acumulado, o de hoje está nos 11,4 mm.
O acumulado mensal está com 175 mm, ainda abaixo da média para janeiro.

Este ano hidrológico já deve ir bem acima dos 800 mm .
Se te referes ao meu cantinho, o ano hidrológico vai com 1457,5 mm de acumulado. Bem bom.

Não sei se me estou a repetir de post anterior, mas a geógrafa Suzanne Daveau explica bem este tipo de situações na magistral tese de doutoramento sobre a precipitação em Portugal continental (1977).
Por exemplo, dois postos udométricos a 1,1 km um do outro, Pedrógão Grande (396 m alt.) e Cabril (375 m) recebem respetivamente 910 mm e 1 435 mm de média anual entre 1955 e 1968. Analisaram-se com detalhe, dia a dia, os registos das duas estações, estava tudo certo, e a explicação está no efeito sobre as massas de ar húmido provocadas pela orografia envolvente (fortes impulsões em situações meteorológicas típicas, que aumentavam as precipitações em áreas bem determinadas, independentemente da altitude e do número total de dias de chuva).
A EMA de Paços de Ferreira está localizada a escassas centenas (100-200 metros) do local onde esteve uma estação meteorológica do ministério da agricultura, nos terrenos da antiga estação agrária.
Os dados recolhidos, de 1955 a 1980, um sumário, foram estes:
XsWpm6a.jpg

1709 mm de média na precipitação. Um valor interessante.

Mas com os dados que eu tenho recolhido na minha estação desde 2011, posso efectivamente acreditar que porventura, nesses mesmos anos, a média aqui seria mais alta.

Há uma outra estação, desactivada ao que parece na rede do INAG, na zona norte do concelho, freguesia de Lamoso, com uma média superior a esta, mas só com recolha de 1980 a 2001. E a média desses anos ultrapassa os 1750 mm. Curiosidade: o ano hidrológico 2000-2001 ultrapassa os 3500 mm...


Tactual: 13,4ºC
Hr: 97%
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Bom dia.


Chuva, chuvinha. Vai caindo fraca, fraca mas certinha. O vento sopra fraco a moderado com rajadas de SSO.
O dia de ontem terminou com 46,5 mm de acumulado, o de hoje está nos 11,4 mm.
O acumulado mensal está com 175 mm, ainda abaixo da média para janeiro.


Se te referes ao meu cantinho, o ano hidrológico vai com 1457,5 mm de acumulado. Bem bom.


A EMA de Paços de Ferreira está localizada a escassas centenas (100-200 metros) do local onde esteve uma estação meteorológica do ministério da agricultura, nos terrenos da antiga estação agrária.
Os dados recolhidos, de 1955 a 1980, um sumário, foram estes:
XsWpm6a.jpg

1709 mm de média na precipitação. Um valor interessante.

Mas com os dados que eu tenho recolhido na minha estação desde 2011, posso efectivamente acreditar que porventura, nesses mesmos anos, a média aqui seria mais alta.

Há uma outra estação, desactivada ao que parece na rede do INAG, na zona norte do concelho, freguesia de Lamoso, com uma média superior a esta, mas só com recolha de 1980 a 2001. E a média desses anos ultrapassa os 1750 mm. Curiosidade: o ano hidrológico 2000-2001 ultrapassa os 3500 mm...


Tactual: 13,4ºC
Hr: 97%


Aqui deve ir bem acima dos 800/ 1000 mm .

Mas é uma estimativa , já que a minha estação meteorológica está avariada .
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Hoje tem sido um dia de chuva pelo Norte.

Na Galiza, o dia tem sido o mais chuvoso dos últimos tempos, com uma frente bem ativa que entrou por Pontevedra na passada manhã. :rain:

Acumulados até agora na MeteoGalicia:
- Cespón: 123,7 mm :uau:
- Castrove: 91,8 mm
- Muralla: 89,4 mm
- Xesteiras: 81,4 mm
- Labrada: 81,0 mm

No Litoral Norte, os acumulados são muito menos expressivos, pelo menos hoje (ontem foi bem diferente).
De salientar os 42,7 mm na estação NETATMO de Castanheira. :w00t:

Volto a salientar o seguinte: quem me dera que chovesse desta maneira por aqui... :disgust:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom fim de tarde\início de noite.

A tarde apresentou períodos de chuva, fraca, ocasionalmente moderada, persistente.
O acumulado está agora nos 20,1 mm.
O tem soprado fraco a moderado, com rajadas moderadas, predominante de SSO. É um padrão bem típico deste tipo de entradas húmidas.
O céu apresenta-se encoberto...que novidade! :D

Tactual: 12,8ºC
Hr: 95%
...
Volto a salientar o seguinte: quem me dera que chovesse desta maneira por aqui...
Tens de tirar férias no Litoral Norte várias vezes por ano. Para apanhares estes dias pouco luminosos, com ausência de luz, com chuva abundante e teres dificuldade em sair da viatura porque está vento e a molha é garantida...:p

Estou a brincar. Também nestes dias, para quem gosta de meteorologia, há muito que ver. ;)
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Hoje tem sido um dia de chuva pelo Norte.

Na Galiza, o dia tem sido o mais chuvoso dos últimos tempos, com uma frente bem ativa que entrou por Pontevedra na passada manhã. :rain:

Acumulados até agora na MeteoGalicia:
- Cespón: 123,7 mm :uau:
- Castrove: 91,8 mm
- Muralla: 89,4 mm
- Xesteiras: 81,4 mm
- Labrada: 81,0 mm

No Litoral Norte, os acumulados são muito menos expressivos, pelo menos hoje (ontem foi bem diferente).
De salientar os 42,7 mm na estação NETATMO de Castanheira. :w00t:

Volto a salientar o seguinte: quem me dera que chovesse desta maneira por aqui... :disgust:
não sabes os que falas, todos sabemos que tem de chover actualmente toda a água corre livre os solos estão empapados e já se vê os talude de terra a desmoronar e onde vivo é um abuso pois sofre o efeito orografico da serra da Freita
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa noite,

Mais um dia com chuva que está agora a abrandar. De acordo com as previsões voltará a recarregar de madrugada e amanhã deverá ser mais um dia a chover quase ou o dia todo.
Hoje o acumulado vai em 28,9mm:rain: e o mês com 160,3mm.:rain:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Tens de tirar férias no Litoral Norte várias vezes por ano. Para apanhares estes dias pouco luminosos, com ausência de luz, com chuva abundante e teres dificuldade em sair da viatura porque está vento e a molha é garantida...:p

Estou a brincar. Também nestes dias, para quem gosta de meteorologia, há muito que ver. ;)
Aqui mais para baixo também mal temos visto o sol, só que não chove. :p É como se costuma dizer: não chove, nem faz sol.
Entretanto o tempo passa e não chove nada de jeito onde é mais necessária. Mas pronto, ninguém manda nisto e ainda bem. Por aí tem chovido muito, mas acho que é uma coisa normal de inverno sendo que é mais anormal o facto do anticiclone não descer em latitude, restringindo assim a precipitação só numa determinada zona do nosso pequeno retângulo.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa noite,

menos chuva hoje, ainda assim 8.2 mm acumulados e o mensal vai-se aproximando da média com 135,8 mm.

Neste momento 13.5ºc, vento SSW 14 Km/h e 95 % HR.

Quase nos 900 mm no ano hidrológico ( 895,3 mm desde 01/10/2019).
 
Estado
Fechado para novas mensagens.