Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2023

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Bom dia,

Muito sol agora pelo Porto, mas durante a madrugada carregou bem por aqui, embora dormisse profundamente à passagem da parte mais ativa da frente e não tenha dado por nada. 33,81 mm acumulados. 200 mm também já ultrapassados, estando o total mensal em 209,03 mm.
13 ºC e 75% de HR neste momento.

Ora bom dia.

A noite lá trouxe a precipitação moderada, ocasionalmente mais intensa pelas 02.30h.
O vento soprou moderado com rajadas, agora está fraco.
O céu vai apresentando algumas abertas.
O acumulado está nos 19,9 mm.
O acumulado mensal está nos 213,0 mm.
Já o ano hidrológico (1 out-) segue nos 1558,9 mm.

Tactual: 13,0ºC
Hr: 79%

Continuação de boa semana :thumbsup:

Neste momento já com muito sol e a temperatura desceu para os 9.7ºc actuais, que é a mínima do dia até ao momento.
De referir que o ano hidrológico ( desde 01/10/2022 ) segue já com 1197,2 mm, o que em apenas 3 meses e meio sensivelmente é absolutamente notável. :rain:
A média no Porto anda pelos 1200 mm, o que já dá para ter uma ideia.. :rain:

Se não chovesse mais até ao dia 30/09/2023, o ano ficava na média :confused:
Em 3 meses choveu tanto quanto num ano, em média?

Impressionante.

Em 3 meses choveu tanto quanto num ano, em média?

Impressionante.

Sim, é de facto impressionante, há várias estações aqui no Litoral Norte que apresentam valores desse género, tem chovido muito mesmo. :rain:

Uma estação, que uso para comparar com a minha ( a do ISEP) ainda leva mais, pelas minhas contas segue com 1289,04 mm desde 01/10/2022.

Outras semelhantes, como a que o @João Pedro costuma seguir e que leva 1134,81 mm desde 01/10/2022.

Para o Minho então nem quero imaginar.. :rain:

Bom dia,
Manhã fria e húmida com nevoeiro fechado. :cold:

5.2ºc actuais que são a mínima do dia, vento fraco e 98% HR.

O nevoeiro denso já acumulou 0.2 mm.

Quem mora no Porto, saberá responder a esta minha questão: Foi um episódio anómalo de chuva, que nunca a cidade registou valores tão elevados ou já viram situações bem piores em que nada aconteceu?
Nascido e residente no Porto há quase 47 anos:
- não foi, de modo algum, um "episódio anómalo de chuva".
Lembro-me muito bem do inverno de 2000/2001. E lembro-me, por exemplo, do inverno já em 2014, com chuvadas ainda mais intensas e com maior duração que a ocorrida há dias.
As actuais obras do Metro do Porto são a "cereja em cima do bolo" que rematam mais de 20 anos do "estaleiro" em que esta cidade se transformou.

Bom fim de dia :)

Bem, isto de ontem ter acabado com céu limpo e hoje nem ver o sol, nem ver chuva, está mal. Muito mal!
Céu encoberto todo o dia?! Que dia cinzento...para isto era melhor chover a rodos, chover como se não houvesse amanhã. Ou então chover a potes, a cântaros, no molhado.
E que dizer do vento? Coitadas das eólicas, nada. Rajada máxima de 6,8 km\h? Um pântano. Vento zero neste momento.

Amanhã regressa a chuva, fraca, claro, no sítio do costume.
O frio que venha cá ter, esperamos por ele há semanas, a dita "normalidade" sem o frio não existe. E o frio é necessário, várias culturas precisam de temperaturas baixas no período de repouso.

Tmín: 1,8ºC
Tmáx: 10,5ºC

Tactual: 9,8ºC
Hr: 89%

Boa tarde.

Chuva? Nem vê-la...:rolleyes:
Ontem ao fim do dia ainda vi finíssimas gotas no para-brisas do carro. Chuvisco finíssimo.
Se de madrugada caiu alguma coisa não vi. O pluviómetro finalmente descansou.
E se hoje de manhã a capa de nuvens era escura, entretanto deu lugar ao sol. Meio envergonhado, mas sol. Com nuvens altas.
E a temperatura até está agradável. Frio...nem Vê-lo! E o que há está em latitudes muito altas para nos afectar.

A ver se prá semana é que é.:D

Tactual: 14,7ºC
Hr: 78%