Seguimento Litoral Norte - Julho 2009

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,420
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
não estou a falar de outros membros noutros sitios, estou a falar dos membros do Meteo Pt.

Um dia extremamente quente este!

Máxima do ano de 36.5 ºc às 13:52 h

duvido que haja muitos mais dias assim este ano aqui no Porto

Actual:

Temp: 28.4 ºc (fantástica temperatura a esta hora!!):shocking:

Vento: NNE 6 km/h

Humidade: 31%

Pressão 1011hpa

Uma noite super tropical!:D :sweat:

ou os dados dele são falsos, mais 1,5ºC graus do que eu, parece impossível.

Já agora se deveria ser ou não EMA, não é o que estamos a discutir. Se o IM considera-a REUMA temos que a considerar como tal, pelo menos até ser alterada.
Desculpa se eu tenho dados mais elevados que tu, mas nem todos vivemos praticamente debaixo de água com neblina constante.
 


Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Cuidado com os termos que se usam...aqui pode e deve discutir-se com elevação.

Todos devemos melhorar constantemente as estações, vejam o exemplo da estação do Z13 que, depois de alguns testes e melhoramentos, hoje regista provavelmente os dados mais fiáveis das estações amadoras de Bragança.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Voltamos à discussão de sempre!!

1º A cidade do Porto é, no verão, mais quente que P. Rubras. Alguém tem dúvidas quanto a isso?

2º Eu conheço a Serra do Pilar (Porto), e a Gago Coutinho (Lisboa).
Se a estação da Serra do Pilar estiver junto ao mosteiro, então posso concluir que sim: a serra do Pilar é representativa do Porto. E porquê? Porque uma estação meteorológica deve estar num lugar arejado, e livre de obstáculos. Na Serra do Pilar parece-me haver condições para isso. Mas por não saber se está mesmo lá no alto, disse hà pouco, em tom de brincadeira, para o Daniel ir lá "inspeccionar" o lugar.

3º A baixa do Porto, a Sé, ... , registam temperaturas mais elevadas que as registadas na Serra do Pilar? Mas claro que sim! Estamos a falar de uma localização ao nível do mar, numa encosta virada a sul, com bloqueio do vento de norte. No entanto, não usufrui de condições para que seja aí instalada uma EMA. E porquê? Como disse atrás, é preciso um livre obstáculo para que uma estação possa definir um clima.

Isto faz-me lembrar o tópico dos mais de 50ºC em Portugal. Não sei se alguma vez esteve essa temperatura em Portugal, mas sei que na baixa de Lisboa e do Porto, dadas as suas condições físicas (urbanização densa...) e condições geográficas (exposição a sul com bloqueio do vento a norte), em dias de sol e sem vento, chegam facilmente aos 35ºC.
Mas isso são micro-climas que não se podem generalizar. E falando em Lisboa, podem estar 35ºC na baixa, e logo em cima do Marquês, espaço aberto, estarem uns 27ºC, e a Gago Coutinho marcar apenas 25ºC.

O mesmo no Porto. Junto ao rio, na zona ribeirinha onde o sol atesta forte e feio, pode estar insuportável, e nas Antas, estar um pouco de vento e a temperatura ser 10ºC inferior à registada na baixa, junto ao rio.


Comparar a temperatura do João com o do Skizzo, é como estar 18ºC no Guincho e em Lisboa 30ºC, e dizer-se afincadamente que em Lisboa estão 18ºC.
Mas comparar a temperatura do Skizzo com a que realmente está no Porto, é comparar a temperatura da baixa de Lisboa com a da Gago Coutinho. Apesar de exagerado, é mais ou menos isto que se passa.

Ao pessoal que mora nas zonas urbanas, não só do Porto, mas de Lisboa, e centros urbanos, há que tentar ter o sensor o mais afastado possível das paredes dos prédios, e o mais arejado possível, de forma a que a temperatura medida retrate não a rua onde vivemos, mas pelo menos o bairro. No caso do Porto, retratar a cidade, é mais difícil, dado o relevo acidentado da cidade.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Realmente como disse o André, não há necessidade de entrarem em guerras e discussões deste tipo para "puxar a brasa à sua sardinha", quando nenhuma das 2 estações representa fielmente a cidade do Porto. Estejam ou não bem instaladas, representam um local específico, e claro, a do Skizzo no interior da cidade tem o triplo das dificuldades de estar em condições ideais..
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa Noite....:)


Dados actuais:

temp: 19 ºc ( máxima de 25.8ºc) ( mínima de 14.4ºc)

Vento actual:7 km/h NNW

Humidade:68%

Pressão:1019 hpa.

Este tipo de discussão/competição desnecessária, com vocabulário algo impróprio...sobre um factor tão variável como as temperaturas numa cidade......:disgust: é preciso não esquecer também que as estações teem margens de erro... que no caso da minha é de 1 a 1.5 ºc a mais ou a menos...isso é normal... nada é 100 % certo! Esta discussão dá-me séria vontade de não voltar a postar neste tópico de seguimento Litoral Norte...:disgust:
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Extremos do dia 15.Julho.2009

Temperatura Máxima: 25,1ºC
Temperatura Mínima: 14,3ºC

Precipitação Acumulada: 0,0mm

Resumo do dia: Céu limpo

------------------------------------------------------------------

Continuação do céu limpo e vento fraco

Temperatura Actual: 17,5ºC

-------------------------------------------------------------------

Queria pedir desculpas ao fórum, e em especial ao Skizzo.
Admito que exagerei. :(
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boa noite
Sigo com,
Temp. actual 18.5ºC
Pressão: 1020.1hPa
HR: 72%

Tmax. 26.9ºC
Tmin. 13.3ºC
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Bom dia. Sigo com 17,5º, vento fraco, céu quase limpo.

Só agora me dei conta que ontem o litoral norte "aqueceu" bastante, fruto da velha discussão "quem tem os registos mais fiáveis e representativos da cidade do Porto":unsure:.

Não vou acrescentar mais nada ao tema, já devidamente explanado pelo AnDré. Os meus modestos dados da zona do Aviz/Parque da Cidade e Rio Tinto são indicativos, revelam diferenças sensíveis entre zonas relativamente próximas, mas não tem pretensões à verdade absoluta...;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia...vai um "CALOR" aqui pelo fórum! :hehe::hehe::D

O dia começou com céu quase limpo, o que permanece neste momento. Vento fraco (agora por vezes a moderado).
A Tmín foi de 9,5ºC - mais uma noite tropical no papo:lol:
Sigo com uma temperatura de 21,5ºC. Ainda não é calor mas ele há-de chegar...oh, se há-de chegar! Para afastar a gripe A:sad:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Foi preciso vir ao Grande Porto para ter dores de garganta e congestão nasal.

Este tempo húmido e frio de Verão com apenas 25 ºC já convida ao uso do casaco, para quem está habituado a Verões a sério.

O choque foi grande, mas agora é uma questão de adaptação.

Por Vila Nova de Gaia, tempo fresco e húmido, cerca de 23 ºC no momento, embora já tenha estado na casa dos 25 ºC.