Seguimento Litoral Norte - Julho 2009



irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Eu tenho um feeling que o início de Agosto vai trazer um onda de calor para a Europa. Não acho que vá ser um segundo 2003, mas a ver pelas imagens de satélite, temos anticiclone a crescer no Leste da Europa (que arrasta ventos de sul de África para o Mediterrâneo) e outro a surgir a oeste de Portugal...
É dar mais uma semana ou duas e...
É só esperar que suba ali umas altas pressões desde Marrocos ou Algéria subindo para cima até à França.

O que acham? :thumbsup:

Só para dizer que em Julho de 2003, antes da famosa onda de calor, o clima era parecido, frescura, humidade (com chuvinha da boa ainda no dia 25 do mês - as temperaturas nesse dia foram de cerca de 20ºC) e logo no dia 28 já tínhamos mais de 35ºC...o que por vezes parece, pode não o ser daqui a meia dúzia de dias. Não haviam previsões de calor extremo a poucos dias do início dessa vaga calorífica...:huh:
Não estou a dizer que iremos ter ou não condições anormais de calor nos próximos tempos; mas que ainda é cedo para pensar que não teremos calor marcado, isso é verdade. Já temos quase 1 mês de verão, mas também ainda faltam 2 meses para ele terminar - e até Setembro por vezes nos traz calores extremos.
Aguardemos com serenidade o evoluir; as surpresas tem acontecido...:thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts

O que eu acho é irrelevante atendendo ao que sei de meteorologia - apenas na óptica de um entusiasta...
Mas agora que tenho não um "feeling" mas, a certeza que ainda teremos calor neste verão, isso é-me inquestionável. Afinal o calor ainda virá, custe o que custar. Estamos no verão, e por mais fresco que ele seja irá trazer temperaturas a rondar os 35,0 ºC aqui na zona, o que ainda não aconteceu até ao momento. Teria de ser um verão perfeitamente "surreal" se não trouxesse esse calor até aqui.
E a época mais propícia está a chegar: final de Julho, início de Agosto. Não tenho dúvidas (ou tenho 99% de certezas) que o calor virá; o que falta saber é se será apenas normal ou anormal. Veremos.
Mas em relação ao que dizes, penso que há hipóteses disso acontecer nessa altura. Mas como não sou "expert" não digo mais nada...:)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Dia marcado pela Nortada moderada por vezes forte ( em especial durante a tarde)

Dados actuais:

Vento: 22km/h de NNW ( rajada máxima hoje foi de 50.7km/ às 17:49 h direcção N ) (Máximo nos últimos 5 minutos:29 km/h de NW)

Temperatura: 16.2ºc ( máxima de 22.8ºc) ( mínima de 14.0ºc )

Humidade:67%

Pressão:1026 hpa
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Dia 17 Julho:
Tmín - 10,5ºC
Tmáx - 22,0ºC

Neste momento céu limpo e vento moderado de norte.
Temperatura actual de 14,0ºC
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia

O dia apresenta-se risonho, sem nuvens a obstruir o astro-rei.
O vento sopra apenas como uma leve brisa de nordeste.
A temperatura mínima foi de uns singelos 7,5ºC
A temperatura actual é de uns moderados 17,0ºC.

Vamos ver se a onda de calor de apenas 2 dias se faz sentir ainda hoje mesmo ou se será transformada em onda de calor de 1 solitário dia.

:cheers:
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Bom dia
Fui à praia mas é impossível lá estar :D, o vento sopra moderado, anda tudo pelo ar.

Temp. actual: 25.1ºC
Pressão: 1023.7hPa
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Extremos do dia 16.Julho.2009:

Temperatura Máxima: --,-ºC
Temperatura Mínima: 15,0ºC

Precipitação Acumulada: 0,0mm

Resumo do dia: Céu limpo de manhã e a noite e ao início da tarde morrinha.



Extremos do dia 17.Julho.2009:

Temperatura Máxima: 21,9ºC
Temperatura Mínima: 14,2ºC

Precipitação Acumulada: 0,0mm

Resumo do dia: Dia de céu limpo e de vento moderado.