Seguimento Litoral Norte - Julho 2016

A de NE é no Gerês, finalmente. Isto tem estado tão sovina para a gente que ontem nem o Gerês foi capaz de produzir uma trovoada decente
 
na aldeia do meu pai - na terra quente transmontana-, tínhamos um termómetro que num certo verão chegou aos 45 º à sombra e colou... dali foi direitinho para o lixo. quando eu era miúda os verões eram brutais em termos de calor, muito secos mas de vez em quando lá vinham grandes tempestades de verão com muita trovoada e chuvadas fortes. os invernos eram muito frios, mas esses continuam assim :lol:

por VC dia de vento fraco, calor, de momento 29 graus. vejo ao longe essas nuvens que aparecem no radar.
 
Células da zona de Castro Daire / Vila Nova de Paiva ( 14:34h)




oOMG0fb.png
 
Desenvolvimento imponente para ESE , belas células :trovao:
 
Continuam a desenvolver se nuvens a S / SE . Será que é desta ?

Duvido que cheguem mais aqui à faixa litoral, está tudo muito parado, eventualmente vão morrer naquela zona ou deslocar-se lentamente ao longo do interior.
 
  • Gosto
Reactions: jonas
Estes cumulus - nimbus são bons para ser vistos ao longe, já não é mau...

O sistema montanhoso que separa o Litoral Norte do Interior Norte funciona como uma barreira à penetracao da instabilidade no Litoral, que é gerada no verão no Interior Norte.
No resto do ano é o oposto. Funciona como uma barreira à penetracao no interior das grandes depressões Atlânticas que varrem o Litoral Norte.