Seguimento Litoral Norte - Julho 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Derivado às células que explodiram, os aviões andam às voltas
Devem ser torres de grande desenvolvimento vertical, cogumelos


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk

Não deve ser as trovoadas acho eu, pois eu ainda estava à beira da praia (Apúlia) às 23h e estava a nevoeiro e a chuviscar, por isso no Porto talvez esteja também e daí não estarem a aterrar.
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Por aqui nada de nada. Népia.
Ahhh, por aqui depois do céu com alguma nebulosidade alta pela madrugada, ao raiar do dia veio o nevoeiro. Apenas entrou nas zonas de vale e extremo oeste do Vale do Sousa. Aqui perto está sol.
O vento está fraco.

Ontem a Tmáx chegou aos 31,5ºC. Sensação de calor devido à humidade estar mais alta.

Parece que o verão, aquele verão ideal (ou idealizado) ainda não virá. Teremos nebulosidade baixa, chuviscos e mesmo possibilidade de chuva fraca para 5ª feira no Minho e Douro Litoral pela tarde.
Parece que "para a semana é que é"! ;)

Tactual: 19,1ºC
Hr: 79%
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa tarde,

Acabou por não vir mais instabilidade de madrugada mas com aqueles raios perto da 1h já deu para ficar satisfeito.
De manhã estava tudo tapado pelas nuvens baixas e assim se manteve até ao fim da manhã.
Hoje já está bem mais fresco do que ontem e ainda bem pois a casa já estava a ficar um forno.
Neste momento está a dar sol com o céu com nuvens altas e a visibilidade está terrível.

Deixo aqui um dos registos desta noite. Podem ver mais no tópico que criei aqui.

Lightning by Guilherme Silva, on Flickr
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa noite a todos,

Não será o tópico mais indicado, mas relato a segunda noite consecutiva de aviões às voltas da
minha zona, como se pode observar via FlightRadar. A que se deve esta situação?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Por cá mais do mesmo: a noite começou com céu limpo, encobrindo pela madrugada, para a meio da manhã começar a espreitar o sol.
A noite foi fresca e tendencialmente húmida, o dia foi razoavelmente quente e abafado.
Ontem a Tmáx foi de 26,6ºC.

Hoje
Tmín: 12,3ºC
Tmáx: 26,4ºC

Tactual: 18,9ºC
Hr: 75%
P.S.: nos próximos tempos teremos uma surpresa no que toca a estações no distrito do Porto. Aguardemos pelo desenlace...;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa noite,

por aqui a frente rendeu 3.6 mm, chuva persistente em geral fraca, mas boa para ser absorvida pelas terras.

Neste momento 18.7ºc , vento WNW 12 Km/h e 92% HR.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Ontem lá tive direito à chuvinha tão apreciada. Mas deixou-me mero 1,0 mm de acumulado. Nada mau, mas nada bem. também. :D
O tempo está fresco, fresquinho mas de certo modo agradável.

Tactual: 20,5ºC
Hr: 69%
Como já referi na 4ª feira, há uma novidade nas estações do distrito do Porto: foi adicionada mais uma estação! Paços de Ferreira conta agora com uma EMA.
É a mais recente estação do IPMA, foi montada nesta 4ª feira, e já está disponível no seu mapa de estações.
Ver aqui: http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/#Paços Ferreira e aqui: http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/
Agora Já tenho efectivamente um complemento forte à minha estação, nomeadamente no que diz respeito à precipitação (ontem registou 1,1 mm, semelhante à minha).
Também a estação de Luzim-Penafiel poderá voltar a ter os valores de precipitação em breve.

Por outro lado: outras estações serão finalmente intervencionadas e os seus debitómetros serão alvo de uma "upgrade": os sensores estão assentes num tubo redondo, que por essa razão são sujeitos à ressonância por efeito da oscilação harmónica devido ao vento. Isso pode levar ao abanar do sensor mesmo com ventos calmos, e fazendo com que os sensores contabilizem precipitação mesmo em dias secos.

No meu caso não tenho esse problema no pluviómetro, tendo sim no poste do sensor de vento. Para diminuir esta oscilação colei um fio em espiral no 1\3 superior do poste redondo em cima da casa.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts


Interessante! Uma nota: a exposição aos quadrantes de NO a NE não é a ideal, é por assim dizer uma solução de compromisso, já que partiu de iniciativa camarária à qual se associou o IPMA.
Como é óbvio vou andar em cima daquilo, intervindo se necessário.
Já hoje verifiquei que a temperatura lá registada foi mais baixa do que aqui em casa - verifiquei tanto o sensor da Oregon como o termómetro de mercúrio, os quais tinham o mesmo valor dentro do abrigo - por isso vai ser interessante acompanhar as inversões daquele local no outono-inverno.
---
Aqui sigo com 16,0ºC e Hr de 75%.

Bom fim de semana.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.


Interessante! Uma nota: a exposição aos quadrantes de NO a NE não é a ideal, é por assim dizer uma solução de compromisso, já que partiu de iniciativa camarária à qual se associou o IPMA.
Como é óbvio vou andar em cima daquilo, intervindo se necessário.
Já hoje verifiquei que a temperatura lá registada foi mais baixa do que aqui em casa - verifiquei tanto o sensor da Oregon como o termómetro de mercúrio, os quais tinham o mesmo valor dentro do abrigo - por isso vai ser interessante acompanhar as inversões daquele local no outono-inverno.
---
Aqui sigo com 16,0ºC e Hr de 75%.

Bom fim de semana.


Boas,

Consegues m dar o local exacto do parque onde está a estação?
Obrigado
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.