Seguimento Litoral Norte - Julho 2019

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa noite.

Por cá tivemos alguma chuva fraca a moderada de madrugada, fraca de manhã e chuviscadas pela tarde.
O acumulado está nos 4,3 mm. É uma regazita interessante, pela forma como caiu e pelo dia que permitiu manter a humidade nos solos. Tudo o que caiu foi aproveitado. ;)
Continua é algo fresco por cá.

Tactual: 15,8ºC
Hr: 84%
Obrigado.
Assim já consigo perceber melhor a inversão daquele sítio, a coisa promete!
Rio Ferreira a injectar muito ar frio para a zona da estação.
Penso que será interessante, mas se fosse 50 metros mais para sul seria ainda melhor para as inversões.
Aqui em casa estou rodeado de alguma vegetação e de casas, não posso fugir a isso. Perto, a cerca de 200-300 metros, passa o rio Eiriz, afluente do rio Ferreira a 1 km daqui. Tenho boas inversões mas potencialmente poderia ter ainda mais...Vai ser interessante comparar as duas estações - nas mínimas as diferenças podem ser de 1 a 2ºC no outono-inverno.
---

Bom domingo ;)

Boa noite.

Por cá tivemos alguma chuva fraca a moderada de madrugada, fraca de manhã e chuviscadas pela tarde.
O acumulado está nos 4,3 mm. É uma regazita interessante, pela forma como caiu e pelo dia que permitiu manter a humidade nos solos. Tudo o que caiu foi aproveitado. ;)
Continua é algo fresco por cá.

Tactual: 15,8ºC
Hr: 84%

Penso que será interessante, mas se fosse 50 metros mais para sul seria ainda melhor para as inversões.
Aqui em casa estou rodeado de alguma vegetação e de casas, não posso fugir a isso. Perto, a cerca de 200-300 metros, passa o rio Eiriz, afluente do rio Ferreira a 1 km daqui. Tenho boas inversões mas potencialmente poderia ter ainda mais...Vai ser interessante comparar as duas estações - nas mínimas as diferenças podem ser de 1 a 2ºC no outono-inverno.
---

Bom domingo ;)

Sim, a sul sempre estaria mais junto à linha de água e aí seria o potencial máximo da inversão. Contudo, por aquilo que vi a diferença de cota entre a estação e o rio até é reduzida, o que faz com que a camada de inversão invada bem o local da estação. Já parei, desculpem offtopic.:D

Boa noite.

Por aqui o dia começou com céu despejado, bem primaveril. :)
Pela tarde apareceu o vento, tornando algo desagradável o fim da tarde.
Deixo aqui os registo de temperatura da minha estação vs EMA de Paços de Ferreira; os valores da EMA são provisórios (horários).

Tmín: 14,0ºC Vs 9,9ºC
Tmáx: 25,2ºC Vs 21,4ºC

(22.30 Vs 21h na EMA)
Tactual: 15,3ºC Vs 14,1ºC
Hr: 68% Vs 63%
Isto vai ser interessante observar como 2 estações próximas se comportam - volto a referir que na temperatura vou usando o termómetro de mercúrio e abrigo oficiais para comparar com o sensor da Oregon, os quais estão sempre muito próximos ou iguais (décimas).

Boa semana. :thumbsup:

Isto vai ser interessante observar como 2 estações próximas se comportam - volto a referir que na temperatura vou usando o termómetro de mercúrio e abrigo oficiais para comparar com o sensor da Oregon, os quais estão sempre muito próximos ou iguais (décimas).

Estação interessante a nova EMA do IPMA em Paços de Ferreira, hoje de manhã era a mais fria de Portugal Continental com uns fresquinhos 6.6ºc em pleno Verão, isto já mostra bem o potencial do local :cold:

Imagino em pleno Inverno, nas noites de inversão com céu limpo e vento fraco. :cold:

Capturar.jpg

Por aqui dia com algumas nuvens altas, manhã fresca, mínima de 13.4ºc , a máxima foi um pouco mais alta que ontem com 26.1ºc .

Neste momento 23.0ºc vento NNW 13Km/h e 64% HR.

Boa noite.

Estação interessante a nova EMA do IPMA em Paços de Ferreira, hoje de manhã era a mais fria de Portugal Continental com uns fresquinhos 6.6ºc em pleno Verão, isto já mostra bem o potencial do local.
Imagino em pleno Inverno, nas noites de inversão com céu limpo e vento fraco.

Capturar.jpg
Até eu já desconfio dos valores da nova EMA.
É uma diferença assinalável em relação à minha.
Mesmo considerando que estou numa zona rural "urbanizada, com casas ao redor e com bastante vegetação por perto, são 2-3ºC de diferença, a uma distância em linha reta de cerca de 1,5 km aproximadamente.
A EMA está mais liberta de casas e vegetação, isso é certo, e fica mais perto do rio Ferreira do que a minha do rio Eiriz.
Ainda hoje tive uma Tmáx de 27,7ºC e a EMA teve 24,4ºC na horária - Curiosidade: atingida às 18h.
---

Bem, hoje tivemos o sol escondido pelas nuvens altas, mas ao fim da tarde já o céu estava quase limpo.
O vento pela tarde soprou por vezes moderado com alguma rajadas.

Tactual: 19,2ºC
Hr: 50%

Tive por Aveiro e arredores uns dias, o tempo foi praticamente sempre abaixo dos 25ºC, mínimas não muito frias e céu geralmente nublado.

Sábado de manhã choveu, pela tarde teve maior abertas antes do pôr do sol (Passadiços de Aveiro):

4bRdPOr.jpg

Domingo ainda deu para ir apanhar sol à praia, céu quase limpo à tarde, temperatura da água devia rondar os 15ºC e vento moderado.

Na segunda-feira, dia de ir ver as dunas de S. Jacinto, céu também limpo à beira mar e pouco nublado no interior: (Canal de Aveiro, Passadiço das Dunas) :

YXHZM2m.jpg

Vu3vceY.jpg

Na terça-feira, salto aos passadiços do Paiva, paisagem fenomenal mesmo... grande pérola o rio. Apanhei um dia excelente:~

xAIviqh.jpg

Toda a paisagem dos arredores de Arouca é mesmo de cortar a respiração. Pena estar claramente dominada por eucalipto.
De salientar também que acho Lisboa mais ventosa que Aveiro.

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.