Seguimento Litoral Norte - Junho 2022



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ora muito boa noite.

O dia começou com bastante nebulosidade, limpando a meio da manhã.
O céu ficou praticamente limpo, com alguma nebulosidade alta dispersa.
O vento soprou em geral fraco de NO.

E o calor lá regressou a estas latitudes e longitudes...
De ontem para hoje a subida da temperatura máxima foi de 10,5ºC em minha casa e na zona da EMA de Paços de Ferreira (Tmáx: 29,0ºC). Já na zona da EMA de Luzim-Penafiel a subida foi de 11,8ºC (Tmáx: 29,3ºC) . Notória subida!

Tmín: 16,2ºC
Tmáx: 29,4ºC

Tactual: 21,4ºC
Hr: 75%

Tenham um excelente fim de semana prolongado. Refresquem-se...
186eaef0101f48ca0ca616779c51962f.jpg
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Bom dia,

Por aqui existem várias torres. Há algum tempo atrás ainda se viu alguns clarões e um raio nuvem-solo, mas crescerem pouco as nuvens comparado com as do centro e agora já está quase a nascer o sol e lá se vai a hipótese de fotografar os raios ainda escuro.

@StormRic não era completamente inesperado, o Arome (no meteociel) apesar de não apanhar o litoral todo, colocava trovoadas a formar-se de madrugada. Apesar que estas previsões delas mais para litoral foram já quase em cima da hora, acho que só começou a chegar-las mais para o litoral ontem e em runs anteriores colocava mais para o interior/Espanha. Mas os modelos, como o Arpege, já andavam a mostrar está possibilidade de trovoadas nesta madrugada às alguns dias.

Deixo aqui o link para a previsão de imagens de satélite do Arome:


Quanto ao vento, elas são trovoadas de base alta ou convecção elevada, as torres não estão a ingerir o ar à superfície, mas sim mais acima e movem-se conforme o vento em altura.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,293
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Quanto ao vento, elas são trovoadas de base alta ou convecção elevada, as torres não estão a ingerir o ar à superfície, mas sim mais acima e movem-se conforme o vento em altura.

Já tinha desconfiado, aliás as descargas são quase todas de fraca intensidade e a maior parte entre nuvens.

O que me pareceu estranho foi a distracção do IPMA, apanhado na emissão de uma previsão talvez demasiado cedo.

No entanto é preciso notar que as células nasceram sobre o oceano, a célula da Figueira estava sobre a água já com pleno desenvolvimento, assim como as células de Mira que depois evoluíram um pouco para o interior. O AROME 12h de ontem mostrava zero. Quando previsões a menos de 18h são assim tão incertas, a situação torna-se deveras interessante... :malandro:
 
Última edição:

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Já tinha desconfiado, aliás as descargas são quase todas de fraca intensidade e a maior parte entre nuvens.

O que me pareceu estranho foi a distracção do IPMA, apanhado na emissão de uma previsão talvez demasiado cedo.
Eu acho que quase sempre/sempre que elas se formam à noite nesta situação de verão/temperaturas quentes são trovoadas de base alta, mas não tenho certeza porque não sei o suficiente, talvez o @Jorge_scp possa esclarecer?
Quanto aos relâmpagos eu acho que não é essa a razão, pois já tivemos situações de convecção elevada à noite a produzir muitos raios e um espetáculo para fotografar. Que me lembro agora de imediato temos o dia 4 setembro 2013, 24 agosto 2016, 7 junho 2015, 13 junho 2017, 1 setembro 2021, 25 agosto 2019, 8 setembro 2018 e entre outros.

__________
À uns minutos:

PXL-20220611-045729792.jpg
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Eu acho que quase sempre/sempre que elas se formam à noite nesta situação de verão/temperaturas quentes são trovoadas de base alta, mas não tenho certeza porque não sei o suficiente, talvez o @Jorge_scp possa esclarecer?
Quanto aos relâmpagos eu acho que não é essa a razão, pois já tivemos situações de convecção elevada à noite a produzir muitos raios e um espetáculo para fotografar. Que me lembro agora de imediato temos o dia 4 setembro 2013, 24 agosto 2016, 7 junho 2015, 13 junho 2017, 1 setembro 2021, 25 agosto 2019, 8 setembro 2018 e entre outros.

__________
À uns minutos:

PXL-20220611-045729792.jpg
O Arome nada via de convecção durante a noite neste episodeo. Eu fui apanhado um pouco de surpresa, confesso. Evidentemente que a base desta convecção teve de ser mais elevada, uma vez que havia estabilidade à superfície, com inversão de temperatura. Não estava muito à espera era que houvessem outros mecanismos a levarem à convecção nesta situação, mas ainda vou tentar saber melhor o que passou, com quem saberá mais que eu.

Estive a ver assim por alto a sinóptica dos dias que indicaste com trovoada noturna, e a grande maioria está associada a depressões em altitude, ou pelo menos um pequeno vale associado. Apenas a sinóptica de 24 Agosto 2016 é semelhante à de hoje, com uma crista anticiclonica e um fluxo de sudoeste em altitude associado a um vale depressionario em altitude no Atlântico, o que é interessante. Tenho algumas suspeitas do que poderá ter ajudado a desencadear a situação, mas tenho de confirmar, não sei se serão verdade. É com estas situações que aprendemos...