Seguimento Litoral Norte - Junho 2022

Ora muito boa noite.

O dia começou com bastante nebulosidade, limpando a meio da manhã.
O céu ficou praticamente limpo, com alguma nebulosidade alta dispersa.
O vento soprou em geral fraco de NO.

E o calor lá regressou a estas latitudes e longitudes...
De ontem para hoje a subida da temperatura máxima foi de 10,5ºC em minha casa e na zona da EMA de Paços de Ferreira (Tmáx: 29,0ºC). Já na zona da EMA de Luzim-Penafiel a subida foi de 11,8ºC (Tmáx: 29,3ºC) . Notória subida!

Tmín: 16,2ºC
Tmáx: 29,4ºC

Tactual: 21,4ºC
Hr: 75%

Tenham um excelente fim de semana prolongado. Refresquem-se...
186eaef0101f48ca0ca616779c51962f.jpg

Bom dia,

Por aqui existem várias torres. Há algum tempo atrás ainda se viu alguns clarões e um raio nuvem-solo, mas crescerem pouco as nuvens comparado com as do centro e agora já está quase a nascer o sol e lá se vai a hipótese de fotografar os raios ainda escuro.

@StormRic não era completamente inesperado, o Arome (no meteociel) apesar de não apanhar o litoral todo, colocava trovoadas a formar-se de madrugada. Apesar que estas previsões delas mais para litoral foram já quase em cima da hora, acho que só começou a chegar-las mais para o litoral ontem e em runs anteriores colocava mais para o interior/Espanha. Mas os modelos, como o Arpege, já andavam a mostrar está possibilidade de trovoadas nesta madrugada às alguns dias.

Deixo aqui o link para a previsão de imagens de satélite do Arome:

Quanto ao vento, elas são trovoadas de base alta ou convecção elevada, as torres não estão a ingerir o ar à superfície, mas sim mais acima e movem-se conforme o vento em altura.

Quanto ao vento, elas são trovoadas de base alta ou convecção elevada, as torres não estão a ingerir o ar à superfície, mas sim mais acima e movem-se conforme o vento em altura.

Já tinha desconfiado, aliás as descargas são quase todas de fraca intensidade e a maior parte entre nuvens.

O que me pareceu estranho foi a distracção do IPMA, apanhado na emissão de uma previsão talvez demasiado cedo.

No entanto é preciso notar que as células nasceram sobre o oceano, a célula da Figueira estava sobre a água já com pleno desenvolvimento, assim como as células de Mira que depois evoluíram um pouco para o interior. O AROME 12h de ontem mostrava zero. Quando previsões a menos de 18h são assim tão incertas, a situação torna-se deveras interessante... :malandro:

Última edição:
Já tinha desconfiado, aliás as descargas são quase todas de fraca intensidade e a maior parte entre nuvens.

O que me pareceu estranho foi a distracção do IPMA, apanhado na emissão de uma previsão talvez demasiado cedo.
Eu acho que quase sempre/sempre que elas se formam à noite nesta situação de verão/temperaturas quentes são trovoadas de base alta, mas não tenho certeza porque não sei o suficiente, talvez o @Jorge_scp possa esclarecer?
Quanto aos relâmpagos eu acho que não é essa a razão, pois já tivemos situações de convecção elevada à noite a produzir muitos raios e um espetáculo para fotografar. Que me lembro agora de imediato temos o dia 4 setembro 2013, 24 agosto 2016, 7 junho 2015, 13 junho 2017, 1 setembro 2021, 25 agosto 2019, 8 setembro 2018 e entre outros.

PXL-20220611-045729792.jpg

Eu acho que quase sempre/sempre que elas se formam à noite nesta situação de verão/temperaturas quentes são trovoadas de base alta, mas não tenho certeza porque não sei o suficiente, talvez o @Jorge_scp possa esclarecer?
Quanto aos relâmpagos eu acho que não é essa a razão, pois já tivemos situações de convecção elevada à noite a produzir muitos raios e um espetáculo para fotografar. Que me lembro agora de imediato temos o dia 4 setembro 2013, 24 agosto 2016, 7 junho 2015, 13 junho 2017, 1 setembro 2021, 25 agosto 2019, 8 setembro 2018 e entre outros.

PXL-20220611-045729792.jpg
O Arome nada via de convecção durante a noite neste episodeo. Eu fui apanhado um pouco de surpresa, confesso. Evidentemente que a base desta convecção teve de ser mais elevada, uma vez que havia estabilidade à superfície, com inversão de temperatura. Não estava muito à espera era que houvessem outros mecanismos a levarem à convecção nesta situação, mas ainda vou tentar saber melhor o que passou, com quem saberá mais que eu.

Estive a ver assim por alto a sinóptica dos dias que indicaste com trovoada noturna, e a grande maioria está associada a depressões em altitude, ou pelo menos um pequeno vale associado. Apenas a sinóptica de 24 Agosto 2016 é semelhante à de hoje, com uma crista anticiclonica e um fluxo de sudoeste em altitude associado a um vale depressionario em altitude no Atlântico, o que é interessante. Tenho algumas suspeitas do que poderá ter ajudado a desencadear a situação, mas tenho de confirmar, não sei se serão verdade. É com estas situações que aprendemos...