guimeixen
Cumulonimbus
O Arome do MeteoFrance previa sim e o Arpege também, podes ver no link em cima que eu coloquei e podes ver lá a simulação de imagens de satélite do Arome.O Arome nada via de convecção durante a noite neste episodeo. Eu fui apanhado um pouco de surpresa, confesso. Evidentemente que a base desta convecção teve de ser mais elevada, uma vez que havia estabilidade à superfície, com inversão de temperatura. Não estava muito à espera era que houvessem outros mecanismos a levarem à convecção nesta situação, mas ainda vou tentar saber melhor o que passou, com quem saberá mais que eu.
Estive a ver assim por alto a sinóptica dos dias que indicaste com trovoada noturna, e a grande maioria está associada a depressões em altitude, ou pelo menos um pequeno vale associado. Apenas a sinóptica de 24 Agosto 2016 é semelhante à de hoje, com uma crista anticiclonica e um fluxo de sudoeste em altitude associado a um vale depressionario em altitude no Atlântico, o que é interessante. Tenho algumas suspeitas do que poderá ter ajudado a desencadear a situação, mas tenho de confirmar, não sei se serão verdade. É com estas situações que aprendemos...
Quanto aos dias que mencionei não estava a dizer que eram iguais a hoje mas que foi situação em que à noite tivemos muita trovoada com bases altas e muitos raios nuvem solo visíveis e que por isso não deveria ter haver com as nuvens terem a base alta o porquê de hoje terem tido pouco relâmpagos.
Quanto ao post no tópico do litoral centro não diria que os modelos previam 0% de probabilidade de precipitação, eles já à alguns dias que colocavam esta possibilidade, GFS, Arpege e Arome por exemplo. Mas sim, por exemplo o Arpege não previa tanto para o litoral e até nas saídas mais antigas colocava mais no interior as manchas. Ontem já mostrava mais para o litoral, o mesmo com o Arome.
Exemplo do Arome e do Arpege. Estas são as runs da 00z e claro que quando saíram as trovoadas já estavam a acontecer, mas isto já vinha sendo mostrado pelos modelos.