Seguimento Litoral Norte - Maio 2014



PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Boas, como estão as temperaturas no Litoral Norte? cá para mim mesmo nas zonas mais quentes: Melgaço,Braga,etc não se chegou aos 30º graus mas posso estar enganado, este evento poderá ficar um pouco aquém daquilo que se andava a prever para essa região.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Boas, como estão as temperaturas no Litoral Norte? cá para mim mesmo nas zonas mais quentes: Melgaço,Braga,etc não se chegou aos 30º graus mas posso estar enganado, este evento poderá ficar um pouco aquém daquilo que se andava a prever para essa região.

Segundo a estação do isep, situado na região metropolitana do Porto, temos até o momento deste post:

Temperatura: 27.3 C
Sensação de Frio: 27.3 C
Índice Calor: 26.6 C

Temperatura Máxima: 27.3 C às 16:23
Temperatura Mínima: 10.6 C às -----
Índice de Calor Máximo: 26.6 C às 16:22
Sensação de Frio Mínima: 22.6 C às 12:26

(confesso não saber interpretar isso, mas se calhar faltam dados pois a estação esteve off hoje pela manhã).

De qualquer modo previa-se 27ºC de máxima para o Porto hoje, e assim parece-me tudo bastante acertado.

edit. desculpem as sucessivas edições, mas estive a fazer copy e paste do site da estação e como ia por partes não estava a resultar.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Segundo a estação do isep, situado na região metropolitana do Porto, temos até o momento deste post:

Temperatura: 27.3 C
Sensação de Frio: 27.3 C
Índice Calor: 26.6 C

Temperatura Máxima: 27.3 C às 16:23
Temperatura Mínima: 10.6 C às -----
Índice de Calor Máximo: 26.6 C às 16:22
Sensação de Frio Mínima: 22.6 C às 12:26

(confesso não saber interpretar isso, mas se calhar faltam dados pois a estação esteve off hoje pela manhã).

De qualquer modo previa-se 27ºC de máxima para o Porto hoje, e assim parece-me tudo bastante acertado.

edit. desculpem as sucessivas edições, mas estive a fazer copy e paste do site da estação e como ia por partes não estava a resultar.

Sim mas falou-se em 32º,33º graus em previsões mais extremas que não verificaram.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Sim mas falou-se em 32º,33º graus em previsões mais extremas que não verificaram.

Hm acho que não para o Porto, lembro-me que há coisa de uma semana atrás o ipma aventurou-se perto dos 30ºC mas logo depois começou a baixar. Se bem que agora sobe de novo, especialmente para amanhã e depois, correntemente estão previstos 29ºC para estes dias.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Hm acho que não para o Porto, lembro-me que há coisa de uma semana atrás o ipma aventurou-se perto dos 30ºC mas logo depois começou a baixar. Se bem que agora sobe de novo, especialmente para amanhã e depois, correntemente estão previstos 29ºC para estes dias.

Corrijo para Braga hoje estão previstos 30º o que se deve estar a concretizar, amanha 33º e depois da amanha 34º estou curioso para ver se concretizam estes valores.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boas, como estão as temperaturas no Litoral Norte? cá para mim mesmo nas zonas mais quentes: Melgaço,Braga,etc não se chegou aos 30º graus mas posso estar enganado, este evento poderá ficar um pouco aquém daquilo que se andava a prever para essa região.

Boas ,

Por aqui chegou aos 25 ° C , em Braga nao sei se chegou aos 30 .

Estamos a aquecer para arrefecer depois .
 
  • Gosto
Reactions: PortugalWeather

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

por aqui máxima de 27.0 ºc :calor:

Neste momento ainda 21.3 ºc

Vento já de Leste : 6 Km/h

Amanhã a temperatura deverá subir mais um pouco, talvez se aproxime dos 30 ºc :calor:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Nesta 4ª feira tivemos uma Tmáx. de 26,6ºC.
Quentinho, mas nada de extraordinário...;)
A noite segue agora fresca, com uns amenos 14,0ºC e 46% de Hr.
O vento sopra fraco de N.

Temos prevista uma subida das temperaturas para esta 5ª feira, sendo que o dia mais quente deverá ser a 6ª feira.
O nosso litoral deverá ser o ponto mais quente do território continental...
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Pelo Porto, durante a noite, também se ficou por perto de mínimas tropicais, segundo o isep:

Temperatura Máxima: 22.9 C às 00:06
Temperatura Mínima: 19.4 C às 06:45
Índice de Calor Máximo: 22.9 C às 00:06
Sensação de Frio Mínima: 19.4 C às 06:45


A temperatura actual no Porto, segundo o isep, é de 21,7C, com sensação térmica idêntica.

Alguma nebulosidade aqui na Senhora da Hora e vento fraco e agradável.

Para quem está com muito calor, sugiro que verifique no site do ipma os modelos numéricos para a semana que vem, sempre refrescam a vista :)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boa tarde
Por aqui tempo muito quente! :calor: Com 30,1ºC e Hr 24%
Vento fraco de SE
O isep segue com 28.4ºC e Hr 27% , pela diferença dos valores entre as 2 estacões leva-me a pensar que o meu Sensor de temperatura está a medir corretamente.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Boa tarde
Por aqui tempo muito quente! :calor: Com 30,1ºC e Hr 24%
Vento fraco de SE
O isep segue com 28.4ºC e Hr 27% , pela diferença dos valores entre as 2 estacões leva-me a pensar que o meu Sensor de temperatura está a medir corretamente.

O isep agora que eu ia verificar a temperatura está off, e a feup a mesma coisa. :/

Mas é assim, o isep fica numa região relativamente arborizada, se bem que lá quando é quente, também é muito quente... Ontem acusou uma máxima de 28,2C, cerca de um grau a mais que o esperado pelo ipma. Pessoalmente, não duvido de 30C para Gaia, dependendo do lugar. Uma coisa que tenho aprendido é que há variações surpreendentes em locais até próximos, basta haver uma colina, proximidade com o mar, zonas mais arborizadas, etc.

edit. e o isep voltou, a registar os seguintes valores para as 15:43:10

Temperatura: 30.2 C
Sensação de Frio: 30.2 C
Índice Calor: 28.7 C
Ponto de Orvalho: 8.6 C
Humidade: 26 %
Pressão: 1015.4 mb -
Vento: ESE com 1.6 km/h

Então os 30C, e mais que isso até, já são oficiais!
 
  • Gosto
Reactions: CptRena