Joaopaulo
Cumulonimbus
Parece que já está a funcionar!Desde ontem à tarde que eu não consigo aceder ao site e também não o localizo no WU, mas se calhar estou a ver mal no mapa.
Será que vêm novidades?![]()
Parece que já está a funcionar!Desde ontem à tarde que eu não consigo aceder ao site e também não o localizo no WU, mas se calhar estou a ver mal no mapa.
Será que vêm novidades?![]()
Não são dados isolados pois não, supostamente S Gens que é uma EMA, tinha de ter temperaturas mais baixas que no ISEP, que é uma RUEMA. Fantástico como uma RUEMA tem melhor condições que essa suposta EMA. Quanto ao SMPC não conheço nem confio nos dados disso.E a temperatura não desce...
O isep segue com 28C, o SMPC com 29,8C, já tendo registado uma máxima provisória de 30,1C hoje, enquanto que S. Gens registou 29,2C às 16:00 UTC. Não são dados isolados.
Amanhã a descida deverá ser mais acentuada.
Não são dados isolados pois não, supostamente S Gens que é uma EMA, tinha de ter temperaturas mais baixas que no ISEP, que é uma RUEMA. Fantástico como uma RUEMA tem melhor condições que essa suposta EMA. Quanto ao SMPC não conheço nem confio nos dados disso.
Clouds_28Mai15 by joao paulo, no Flickr
Vou deixar aqui umas fotos que tirei de tarde para Leste / ESE:
boas fotos, dá gosto ver estes humilis passarem a mediocris e quase chegarem a congestus. 

boas fotos, dá gosto ver estes humilis passarem a mediocris e quase chegarem a congestus.
Não sei bem se aquela linha delimita realmente a entrada da brisa marítima, porque se assim fosse como se explica as temperaturas que estavam por esta hora ainda dentro daquela zona, tantas bem acima dos 30ºC?![]()

Obrigado!!
É claro que a linha que desenhei poderia estar mais a oeste ou a leste de onde está...
Estive a ver por alto , os gráficos de algumas estações do ipma nesta faixa , e parece que a brisa entrou nos locais +- dentro da hora e da região prevista.
Exemplos :
- Luzim: o vento estava de SE , às 15utc o vento rodou para NW ,a temperatura estava nos 29,8ºC e desde aí começou a descer.
- Anadia: às 12utc vento estava de leste, a temperatura a subir.. Às 13utc o vento toda para oeste, a temperatura era de 32,9ºc mas a partir daí começou a descer.
- Coimbra ( aeródromo): manhã de Lestada, às 13utc o vento estava de norte , às 14utc o pico da temperatura que chegou aos 32,5ºC , o vento rodou para NW a temperatura começou a descer.
- Santarém, fonte Boa: vento de componente Sul, das 15 para as 16hutc o vento roda para oeste, a temperatura que estava nos 34,8ºc começa a descer.
A conclusão que se tira é que a temperatura vai subindo até uns minutos antes da brisa marítima chegar.
Claro que em locais mais para o interior a brisa não chega com tanta intensidade que no litoral .. assim, a queda de temperatura não é tão notória![]()