Seguimento Litoral Norte - Março 2013



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
48 mm acumulados até ao momento.:rain:

318.6 mm este mês :rain:
 

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
48 mm acumulados até ao momento.:rain:

318.6 mm este mês :rain:

Brutal! Em seis meses choveu tanto ou mais como em todo o ano hidrológico de 2010/2011 e 2011/2012. :surprise:
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Bem aventureiro como sou xD, resolvi dar um passeio a pé pela minha terra! isto está caótico:
-sargetas entupidas;
-pequenos deslizamentos de terras;
-riachos a transbordar para as estradas;
-pequenas árvores e objetos arrastados pelo vento muito forte;

As estradas parecem rios autênticos

Tatual:14.5C (muito agradável)
Chuva muito forte :rain::eek: o vento sopra forte a muito forte com rajadas de SW.
o acumulado já vai em 68.7mm!
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Por aqui continua o céu nublado assim como o vento moderado a forte.
A chuva também parou e pelo satélite nota-se que vamos ter uma melhoria das condições atmosféricas nas próximas horas.

O acumulado até às 13H00 é de 38,2 mm. :rain:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Bom, não resisiti e lá fui ver como estava o Douro. :D Do Fluvial até à Foz pelo menos não me pareceu problemático, ou seja, leva claramente mais água do que o normal mas está longe de causar problemas. Na Ribeira já poderá ser diferente mas não fui lá.

Junto ao mar também nada de excepcional a registar; algum vento e alguma ondulação mais alterosa mas é só.

Volta a chover muito forte neste momento!

Na Foz raramente os problemas são observáveis devido à largura das mesmas. Só mesmo em eventos extremos é que se podem verificar coisas mas severas!

Entretanto, pelo Rio Ave ao início da tarde, o Rio voltava a fazer das suas... Mas nada como o evento de Janeiro onde a água chegou praticamente ao nível das redes dos Courts de Ténis!!

563715_359572844161020_1175973700_n.jpg


579831_359572647494373_2022799353_n.jpg


733748_359572754161029_1830364694_n.jpg


_______________

A chuva parou há algum tempo. As estações registam valores por volta dos 50mm.

Agora é bom que não chova muito durante as próximas 24 horas para as barragens escoar tudo!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,967
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom fim de tarde

Por cá o acumulado do dia é de 68,6 mm. Muita fruta...:confused:
Nas últimas 24h o acumulado é de 105,4 mm. É muita chuva para tão poucas horas.
Com o valor de hoje ultrapassei os 1000 mm de precipitação desde 1 de janeiro.

Mantêm-se a chuva fraca\chuvisco, num céu encoberto.
O vento sopra moderado de SO.
A temperatura mantêm-se amena: 13,4ºC.
Rajada máxima de 52,2 km\h pelas 13.43h.


Continuação de uma Santa Páscoa


P.S.: mais logo "boto" aqui umas imagens;)
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Boas por aqui acalmou durante a tarde mas o acumulado do dia vai em 73.1mm, não é coisa pouca!! ;) :rain::rain:

Na imagem a seguir a zona rodeada a vermelho é supostamente um tanque onde pessoas lavam a roupa! :lol: (por pouco um restaurante ao lado não levou com uma grande enxurrada dado que a água esteve a 1/2 cm de chegar à estrada!!:( )

f6SzFkG.jpg


Por agora sigo com aguaceiros muito fracos com vento sopra fraco de SW.
Tatual:12.6ºC

P.S: no Domingo logo apartir da manha deverá começar a chuva que poderá ser forte e vai estender-se até segunda!!
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Acaba daqui pouco o mês de Março. Com ele afastam-se definitivamente as memórias do Inverno assim como o grosso deste evento Pascal de boa intensidade!

Fica aqui uma pequena comparação que me surpreendeu:

Sem_T_tulo.png

Dados Quinta da Capela Braga


Podemos ver na imagem, a verde, os dois eventos que causaram cheias na região. A precipitação acumulada não foi muito diferente uma da outra mas, no 1º caso, as inundações foram muito superiores na região do Minho.

Apesar deste último evento ter sido descontínuo (houveram paragens na precipitação), o facto das terras já estarem completamente saturadas fez-me crer que poderiam ter havido mais prejuízos. No 1º, foram quase 48 horas de chuva sem parar mas, pessoalmente, tinha a noção de que as terras e barragens teriam mais capacidade de encaixe do que agora.

Ainda bem no entanto que estas se aguentaram!

A Azul fica igualmente o pequeno espaço temporal sem chuva que fez com que houvesse no fórum um ruído sobre não atingir metas e que aí vinham bloqueios cedo de mais etc etc! :D

O dia de hoje rendeu 58mm. A última semana ultrapassa os 250mm!
 

panzer4

Cirrus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada
Boas! com a chuva que caiu em todo o norte de quinta para sexta o Rio Sousa em Lousada e Felgueiras,esta como a muitos anos nao se via!segundos alguns populares com quem falei ,pior,so mesmo em 2001,na altura das grandes cheias!:rain:


ja agora alguem me sabe dizer como posso colocar aqui algumas imagens?