Seguimento Litoral Norte - Novembro 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa noite

Por aqui já chove também.

Por aqui choveu entre as 18 e as 20h30.

Agora acalmou!

Esperemos que não caia mais esta noite para que não incomode os NICOLINOS de Guimarães!

É bem provável:D, já apanhei um nevão lá e foi uma dor de cabeça para sair de lá, faz precisamente amanhã anos, se não estou enganado faz 4 anos.

Se morassemos a uma cota de 800 metros viamos neve. Talvez a Serra da Freita já esteja coberta de neve, mesmo lá no topo.

Não sou nenhuma perita, mas acho quase impossível cair aí alguma coisa. Mas lá está, nunca se sabe. Se caísse aí alguma coisa, penso que também o Sameiro (567mts), cá em Braga, seria brindado por meia dúzia de flocos.

Não é sempre assim.

A serra da Falperra é o 1º obstáculo considerável a partir do Mar. A sua influência é decisiva no que toca a neve.

Ainda há poucos anos lembro-me de não haver neve nenhuma na Falperra e, na Póvoa de Lanohoso, a altitudes inferiores, haverem manchas de acumulação.

A interioridade é um factor a ter em conta mas, estes 800m, serão 800m nas montanhas interiores do Litoral e nunca as que estão mais expostas às influências do Oceano.

Não é sempre assim.

A serra da Falperra é o 1º obstáculo considerável a partir do Mar. A sua influência é decisiva no que toca a neve.

Ainda há poucos anos lembro-me de não haver neve nenhuma na Falperra e, na Póvoa de Lanohoso, a altitudes inferiores, haverem manchas de acumulação.

A interioridade é um factor a ter em conta mas, estes 800m, serão 800m nas montanhas interiores do Litoral e nunca as que estão mais expostas às influências do Oceano.

Como disse, não sou nenhuma perita. Apenas dei a minha opinião. A zona do Sameiro, apesar de tudo, "acumula" bem o frio em alturas como estas. :thumbsup:

Boa noite,
Por aqui o desconforto térmico diminuiu significativamente com a chegada da chuva, mesmo assim continua bem frio, e como está prevista precipitação para as próximas horas, muitas zonas irão ver neve, inclusive algumas bem próximas daqui.
Neste momento o céu permanece nublado mas não chove. ;)

Boas noites,

por aqui vai chovendo por vezes moderado e a temperatura está a descer:cold:

Extremos de hoje

mínima: 4.1 ºc

máxima: 10.6 ºc

Precipitação até ao momento: 3.3 mm

Actual

tempª 7.4 ºc

Vento: NNE: 6 Km/h

Pressão: 1014.8 hpa ( a descer )

Humidade: 95%

Muito provavelmente estará a nevar nos picos do Gerês e Marão :cold:

Provavelmente já neva a 44 km de Espinho, na Serra da Freita pois a Serra tem 1100 metros de altitude. Se tivessemos membros aqui no fórum de Albergaria da Serra já saberiamos.

A 780m (Brufe) chovia bem, 3ºC, nada de neve!
Por aqui a 80m, 6,9ºC, chuva fraca.