Seguimento Litoral Norte - Novembro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia,

mínima até ao momento de 9.6 ºc

Neste momento 10.9 ºc e algum vento de NE acentua a sensação de frio.:cold:

• Gosto
Reactions: Aristocrata
Boa tarde.

Está um belo dia, com o sol a brilhar intensamente.
O vento que se faz sentir de E\NE está a começar a arrastar o calor para o oceano aqui ao lado. Certamente a próxima noite bem como próximos dias serão bem diferentes no que toca às temperaturas.
O frio está a chegar...afinal estamos no outono e assim é normal!:thumbsup:

Tmín: 4,3ºC
Tmáx: 17,5ºC

Tatual: 17,0ºC
Hr: 46%​

Hoje o calor já se fez sentir de forma desagradável... eu saí à rua com roupas de verão e mesmo assim senti imenso calor, e aqueles com mais convicção em conceitos como "estações do ano", "outono" e outros afins, vestidos com casacos e malhas, estes tiveram um dia bem desagradável e queixavam-se bastante do calor.

Aqui no Porto o calor forte arrastou-se até por volta das 16:40, quando algum ar mais fresco já se fez notar, porque, durante o fulgor da tarde, nem as sombras ofereciam abrigo suficiente do calor.

No entanto, a olhar unicamente para a temperatura, ontem esteve mais quente, acredito que a diferença também está no calor que já se tem acumulado na cidade nestes dias, proveniente da forte radiação solar.

Dados do dia segundo o isep:

temperatura actual: 16,4 C
temperatura máxima: 19,1 C às 14:15
temperatura mínima: 9,9 C às 05:24

A acreditar na previsão do ipma (19/8 C para hoje e 16/7 C para amanhã), a mínima ainda desce mais que isso hoje, vamos ver se o arrefecimento é rápido o suficiente para permitir isso.

Hoje o calor já se fez sentir de forma desagradável... eu saí à rua com roupas de verão e mesmo assim senti imenso calor, e aqueles com mais convicção em conceitos como "estações do ano", "outono" e outros afins, vestidos com casacos e malhas, estes tiveram um dia bem desagradável e queixavam-se bastante do calor.

Aqui no Porto o calor forte arrastou-se até por volta das 16:40, quando algum ar mais fresco já se fez notar, porque durante o fulgor da tarde, nem as sombras ofereciam abrigo suficiente do calor.

No entanto, a olhar unicamente para a temperatura, ontem esteve mais quente, acredito que a diferença também está no calor que já se tem acumulado na cidade nestes dias, proveniente da forte radiação solar.

Dados do dia segundo o isep:

temperatura actual: 16,4 C
temperatura máxima: 19,1 C às 14:15
temperatura mínima: 9,9 C às 05:24

A acreditar na previsão do ipma (19/8 C para hoje e 16/7 C para amanhã), a mínima ainda desce mais que isso hoje, vamos ver se o arrefecimento é rápido o suficiente para permitir isso.

A média da maxima no Porto neste mês ronda os 17-18ºC, se com 1 ou 2ºC acima da média está um calor insuportável então estes dias quando estiver 5 ou 6 ou mesmo 7ºC abaixo da média vai tudo morrer de choque não:lmao:

A média da maxima no Porto neste mês ronda os 17-18ºC, se com 1 ou 2ºC acima da média está um calor insuportável então estes dias quando estiver 5 ou 6 ou mesmo 7ºC abaixo da média vai tudo morrer de choque não:lmao:

Sabe, stormy, estive numa parte da cidade que está em intensa actividade de obras (Av. da Boavista) e ao meio do betume, alcatrão, pó, máquinas, etc, a sensação de calor era bem insuportável. Depois disso estive na baixa, e onde eu moro é já bem perto da baixa também, há a poluição, autocarros, etc... é exactamente por isso que eu insisto na importância de medições realizadas dentro da urbe, pois aí notaríamos o quanto a realidade de pontos afastamos nada tem a ver com aquela da cidade em si e daí quem sabe se os arquitectos e engenheiros civis reflectissem melhor nas características a dar às suas construções.

Já agora as normais para o Porto em Novembro são 16,9 C; 12,8 C e 8,8 C segundo o ipma.

Em relação ao choque, haverá para todos, creio eu, e uma das tarefas do meu dia de hoje foi justamente mandar cobertores e mantas grossas para a lavandaria, por mais estranho que isso seja ao meio deste calor. Claro que aguentará melhor quem mais cuidado tenha com isso...

A feup agora é perto do S. João correcto? Ah sim e eu estive a andar na rua, muitas vezes ao sol, não digo da temperatura de interiores, isso pode mesmo variar imenso (no C. C. Cidade do Porto a temperatura também estava razoável, ou ao menos um bocadinho melhor que na rua)... Mas costuma mesmo ser mais fresco lá, de qualquer forma. Por acaso o Scan_Ferr sabe o que se passa com a estação meteorológica da feup, já agora? É um excelente projecto mas tem estado assim-assim...

De resto, são questões de insolação, árvores ao redor, poluição, densidade populacional, etc. É preciso conhecer a cidade, os seus espaços e os seus climas! ;)

(a Boavista estava surreal hoje com uma fila para um carrinho de castanhas, uns com casacos pesados, outros de t-shirt, debaixo de um sol forte, não me lembro de nada parecido!)

edit. lembrei-me agora de uma passagem curiosa, que se deu quando eu perguntei a um comerciante vizinho meu como ele aguentou o calor do verão deste ano, e ele respondeu-me que o inferno não deve ser mais quente que a rua (em que moro)... mas que de resto, instalou um aparelho de ar condicionado no seu estabelecimento e assim conseguiu aguentar-se bem.

Por aqui já se sente bem o frio a querer entrar, 9.8ºC actuais e vento fraco de NE a proporcionar uma sensação térmica bem desagradável. :cold:

Até parece que aí pelo Porto é verão pelo que leio por aqui. :D
Calor insuportável parece-me exagerado, pelo menos pela cidade de Braga apenas senti um solinho agradável que dá outra vida à cidade. Bom também para aquecer o interior das casas enquanto não chega o frio a valer.

cumps.

Hehehe por favor leiam melhor o que eu disse... eu estive a andar, por vezes ao sol quando não encontrava sombra, durante algumas horas durante a tarde de hoje, e nestas condições, acreditem, o calor é bem irritante, sua-se ainda um bocado, etc... Quanto às outras pessoas reclamarem do calor, então entrem num autocarro na hora de ponta e vejam o que as pessoas têm a dizer. Ou as que ficam a um balcão ensolarado durante a tarde. O que eu digo foi o que eu senti, vi e ouvi, nada mais, e nada demais, não percebo o furor que causa este relato tão banal :D :)

Lembrem-se que a temperatura das estações não têm (ou não devem ter) o calor directo do sol em consideração, e que há várias maneiras de se sentir 19 C, por exemplo. Há inclusive o calor armazenado nos materiais, que se faz sentir mais depois de um certo número de dias de sol a céu aberto, e este calor, a radiação que vem, que vai, que á armazenada, que é reflectida, tudo isso deve ser, ou ao menos aparentemente é, mais intenso se andarmos numa rua a ser recoberta de alcatrão e asfalto, há inúmeras variáveis aqui.

De qualquer das formas mesmo dentro de casa, hoje foi o único dia que senti calor, para dizer a verdade, e até liguei o ventilador (mas não o A/C). Mas como é óbvio, dentro de casa não esteve nenhum calor insuportável durante o dia de hoje, e muito menos agora!!! :lol:

Bom dia,

mínima de 7.9 ºc ( temperatura actual )

Céu com algumas nuvens altas.

Vento NE: 15 Km/h :cold:

A mínima ainda desceu aos 7.8 ºc ( 06: 58 h )

Neste momento 8.9 ºc

Bom dia

Noite/madrugada fresquinha :cold:
A EMA na UA registou uma mínima próxima de 9°C por volta das 7:00-8:00. Talvez a primeira mínima de dois dígitos naquela estação.
A EMA Torre que fica ao lado da última, no mesmo parque meteo, registou várias vezes a mínima de 8.82°C

Timestamp (UTC) * T * V * Rad * PA
2013-11-15 06:20 * 8.82 * .356 * 0 * 1027
2013-11-15 06:30 * 9.05 * .098 * 0 * * 1027
2013-11-15 06:40 * 9.42 * .711 * 0 * 1027
2013-11-15 06:50 * 9.33 * .749 * 0 * 1027
2013-11-15 07:00 * 9.19 * .280 * 1027
2013-11-15 07:10 * 9.23 * .832 * 0 * 1027
2013-11-15 07:20 * 9.14 * .643 * 0 * 1027
2013-11-15 07:30 * 8.82 * 1.262 * 0 * 1027
2013-11-15 07:40 * 8.82 * .244 * 8.5 * 1027
2013-11-15 07:50 * 8.96 * 1.269 * 21.72 * 1027
2013-11-15 08:00 * 9.55 * 2.056 * 37.57 * 1027
2013-11-15 08:10 * 10.24 * 1.99 * 86 * 1027
in http://ematorre.web.ua.pt/

Agora o céu segue nublado por nuvens altas. Está todo branco:D Até dói nos olhos

Isto está bem fresco hoje, 12.8 ºc actuais e um vento frio de Norte com rajadas que chegam aos 50 km/h:cold:

Baixa sensação térmica, ainda por cima não há sol, céu encoberto por nuvens altas e bastante espessas :cold: