Névoa
Nimbostratus
Não foi bem nesse sentido que eu escrevi.
Apenas queria dizer que é natural este tempo nesta altura do ano.
Há uns anos, quando fui viver para a cidade do Porto (onde passei 4 bons anos) o meu 1º outono foi um bocado "radical"...sentia constantemente um ar mais abafado, sentia que suava constantemente, abandonei a costumeira camisola interior que usava no outono-inverno. Passei a usar muito menos o guarda-chuva do que era hábito meu. Adaptei-me a uma clima mais moderado, com maior insolação. Por isso sei bem o que é o clima da região litoral, mais propriamente da cidade do Porto.
Há anos em que temos mais entradas de SO, mais a sul no continente. São estas entradas que por norma trazem ar mais quente e húmido à nossa zona e com isso as temperaturas tendem a subir um pouco em relação à média. Por isso o que eu pretendia dizer é que estas variações estão dentro da média, porque elas são feitas entre estes dias mornos e os dias frios que marcam também o mês de novembro.; e até agora os dias frios tem sido poucos.
Entretanto por cá o céu está agora encoberto e deverá chover dentro de poucos minutos.
Tatual: 14,5ºC
Hr: 73%
Fazendo contas por alto, moro no Porto há uns 27 anos, e levando em consideração o mês passado talvez este seja o outono mais quente de sempre. De qualquer forma, a última vez que tivemos um outono mais típico foi em 2012, desde então parece que a estação deixou de existir.
Eu temo bem que a causa disso seja o aquecimento dos mares, e por isso esta chuva só aparentemente é normal. Aliás a chuva por esta altura em si é habitual, mas as temperaturas estão muito exageradas, poderia muito bem estar a chover e talvez termos 3C a menos.
edit: chover, e não "chuvar"

Última edição: