Seguimento Litoral Norte - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Não foi bem nesse sentido que eu escrevi. ;)
Apenas queria dizer que é natural este tempo nesta altura do ano.
Há uns anos, quando fui viver para a cidade do Porto (onde passei 4 bons anos) o meu 1º outono foi um bocado "radical"...sentia constantemente um ar mais abafado, sentia que suava constantemente, abandonei a costumeira camisola interior que usava no outono-inverno. Passei a usar muito menos o guarda-chuva do que era hábito meu. Adaptei-me a uma clima mais moderado, com maior insolação. Por isso sei bem o que é o clima da região litoral, mais propriamente da cidade do Porto.

Há anos em que temos mais entradas de SO, mais a sul no continente. São estas entradas que por norma trazem ar mais quente e húmido à nossa zona e com isso as temperaturas tendem a subir um pouco em relação à média. Por isso o que eu pretendia dizer é que estas variações estão dentro da média, porque elas são feitas entre estes dias mornos e os dias frios que marcam também o mês de novembro.; e até agora os dias frios tem sido poucos.

Entretanto por cá o céu está agora encoberto e deverá chover dentro de poucos minutos.

Tatual: 14,5ºC
Hr: 73%

Fazendo contas por alto, moro no Porto há uns 27 anos, e levando em consideração o mês passado talvez este seja o outono mais quente de sempre. De qualquer forma, a última vez que tivemos um outono mais típico foi em 2012, desde então parece que a estação deixou de existir.
Eu temo bem que a causa disso seja o aquecimento dos mares, e por isso esta chuva só aparentemente é normal. Aliás a chuva por esta altura em si é habitual, mas as temperaturas estão muito exageradas, poderia muito bem estar a chover e talvez termos 3C a menos.

edit: chover, e não "chuvar" :D

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Aristocrata
a rosa uma estação que deve estar a funcionar mal (ou despejaram-lhe baldes de água em cima), esta estação só aparece no quadro a mero título de curiosidade.

O problema desta estação(IPORTORI2) é que o mastro não deve estar bem fixo , e quando assim é as "colheres" do pluviômetro andam sempre cima para baixo, registando chuva.

----
Por aqui, sigo em 15,8ºC e 70% hr. O vento está a aumentar de intensidade , rajada máxima de 42kmh às 16:22h!
(Já tenho a Davis enviar dados para o WU: http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IPORTOCA2#history)

Chove bem com gotas grossas , 4 mm acumulados até ao momento :rain:

• Gosto
Reactions: StormRic
Chuvada agora, 6.4 mm acumulados e a subir :rain:

• Gosto
Boa noite.

Chove bem desde o meio da tarde.
Aqui fica uma foto do cenário ao inicio da manhã. ;) (desculpem a qualidade)

tRNfuzN.jpg

• Gosto
10.2 mm e a subir, cai certinha e com intensidade :rain:

Sobre as médias de S. Gens em Novembro:

Média das máximas: 16,9C
Média das médias: 12,8C
Média das mínimas: 8,8C

Dir-se-ia que as mínimas actuais estão mais parecidas com a média das médias, ou mesmo superior a estas. Entretanto a nova saída do ecmwf já propõe valores bem mais típicos da estação, ao menos em termos de mínimas, a partir de segunda. E como os ideogramas do ipma estão a indicar dias ensolarados para estas ocasiões, eu já acredito mais nisso, pois não havia sentido, nesta altura, dias ensolarados com mínimas tão elevadas. como insinuava a saída anterior.

• Gosto
Reactions: Aristocrata
Boa noite.

Numa situação de persistência de chuvas, será sempre de esperar que as temperaturas estejam mais altas do que se tivermos tempo seco, principalmente nesta altura do ano.
Outros anos teremos de tempo mais seco mas bem mais frio do que o que temos atualmente. Mas isso são outras contas:thumbsup:

O que conta verdadeiramente é a chuva que vai caindo, por vezes moderada.
O acumulado de hoje vai em 18,0 mm.
O vento sopra fraco de SE\SSE.

Tatual: 12,0ºC
Hr: 92%
Continuação de bom acompanhamento meteorológico:)

Por aqui continua a chuva, 15.0 mm até ao momento :rain: