Seguimento Litoral Norte - Novembro 2014

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Nov 2014 às 01:26.

1. Névoa

Névoa
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Set 2013
    Local:
    Senhora da Hora
    Espanta-me que o parque ainda estivesse aberto a esta hora!
    Não sei se chegaste a ver o jardim da quinta com as estátuas, isso à frente do edifício da Quinta de S. Gens propriamente dito... é um lugar lindo, mas eu teria medo de estar lá à noite!

É impressão minha ou a estação devesse talvez estar colocada num ponto um pouco mais alto daquele em que está?

#1186 Névoa, 7 Dez 2014 às 04:15
    Última edição: 7 Dez 2014 às 04:28
  2. CptRena

CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2011
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro
    Eu fui virar o carro lá ao fundo, junto da edificação da Quinta de S. Gens, mas não deu para ver bem o tal jardim. A pressa e a escuridão não permitiram

O StormRic é capaz de ter razão em relação a árvores influenciarem os dados de precipitação. Precipitação de SSO será muito provavelmente barrada pelas árvores.

http://goo.gl/maps/WxUFz

Collapse Signature Expandir Assinatura
    jonas_87 e StormRic gostaram disto.
  3. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    A estação é o quadrado no centro da imagem? Tem 10m de lado, estando o udómetro no centro então encontra-se a uns escassos 2m da periferia da copa daquela árvore/arbusto (?) a sueste que no entanto parece-me baixa. É preciso notar que esta imagem do google é datada de há 7 anos e aquela árvore poderá ter crescido muito desde então.

4. Névoa

Névoa
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Set 2013
    Local:
    Senhora da Hora
    Para quem está a andar ao longo do caminho à beira do qual se encontra a estação, no sentido de quem vai para o jardim das estátuas, há uma árvore da altura do poste da estação, mas se não me falha a memória está do lado oposto do caminho, ou seja, está *bem* próxima mas não está mesmo colada à estação. Não é uma árvore muito alta, não. Em relação à chuva, poderá talvez influenciar, mas também resta saber a razão das temperaturas serem tão desviantes. Em relação ao isep, esta estação está mais a oeste, não muito longe da estação de Sete Bicas e do Norte Shopping (o que teoricamente traria mais brisa do mar e daria o oposto do que vemos acontecer em relação às máximas e mínimas) , mas acredito que esteja colocada num ponto bem mais baixo que a do isep, estando então em desvantagem em relação ao vento.
    Agora estou a pensar numa coisa: se a estação não mede bem a chuva e a humidade, e se os dados do vento não são transmitidos, ela pode estipular de forma satisfatória a temperatura real, baseada somente na radiação e descartando outros factores? Por exemplo, poderá diferenciar correctamente a temperatura real da aparente? Às tantas estou a dizer grande asneira, mas como quero aprender mais sobre isso, deixo cá a pergunta.

#1189 Névoa, 9 Dez 2014 às 11:36
    Última edição: 9 Dez 2014 às 15:18
    StormRic gostou disto.
  5. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    No campo das estações automáticas não tenho quaisquer conhecimentos. Estou também curioso por um esclarecimento.;)

Névoa gostou disto.
  6. jcboliveira

jcboliveira
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    28 Nov 2014
    Local:
    Porto
    A estação do ISEP está desabrigada no alto de um mastro de 2 m num topo de um edifício. Tem um edifício mais alto a oeste a aproximadamente 200m.
    A temperatura aparente que eu cálculo não entra em consideração com a radiação solar só com a humidade, temperatura e vento

#1191 jcboliveira, 11 Dez 2014 às 16:53
    Última edição: 11 Dez 2014 às 17:02
    Névoa gostou disto.
  7. Névoa

Névoa
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Set 2013
    Local:
    Senhora da Hora
    Pois, se são dois metros acima do prédio do isep então será mais alta que a de S. Gens, quase que com certeza.

Em relação à temperatura aparente e real, o que eu vejo acontecer muitas vezes aqui na região do Porto é que normalmente quando uma máxima e/ou mínima parecem-me exageradas, acabam por coincidir justamente com a temperatura aparente equivalente relatada pelo isep.

8. CptRena

CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2011
    Local:
    Chega tarde, mas fica o registo.

O raio foi tão forte que rebentou com a exposição. Vale pelo valente trovão. De resto é só chuva a cair, para quem quiser relaxar ao som da chuva. O raio dá-se aos 1min40s
    Também não tenho a certeza se tinha o foco configurado no infinito, já não me lembro. As casas vêem-se bem quando o raio as ilumina, assim como a luz dos candeiros não aparecem em bokeh, por isso penso que devia estar.

Este segundo vídeo é continuação do evento dessa noite

9. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    :w00t: espectáculo! Cerca de três segundos e meio, mil e duzentos metros e pelo ribombar o raio era longo. Boa reportagem vídeo, som de grande qualidade! :thumbsup:
    Os vídeos foram filmados a que horas?

#1194 StormRic, 4 Fev 2015 às 04:51
    Última edição: 4 Fev 2015 às 05:09
    CptRena gostou disto.
  10. CptRena

CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2011
    Local:
    E no segundo vídeo, aos 13min59s, há um em que o trovão vem 1 segundo depois, só que aparentemente não é tão barulhento. Talvez por causa da polifonia que já sobrecarregava o transdutor/circuito do som da câmera.
    Neste o raio ficou definidíssimo :unsure:, e aparentemente, e na minha opinião, brutal :w00t::trovao:

Quanto à localização no tempo destas gravações, e tendo agora, ao procurar esses dados, detectado um desvio de adiantamento de 3min no relógio da câmera em relação ao tempo actual, os tempos que direi em seguida terão uma margem de erro de cerca desse valor aproximadamente.

O raio no primeiro vídeo foi às 18:50*, portanto o vídeo no total deve ser por volta das 18:48* e as 19:00*.
    O segundo é entre aproximadamente as 21:30* e as 21:50*.

* - atenção à margem de erro

StormRic gostou disto.
  11. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    :cool:Sim, vale a pena extrair várias frames dessa dupla descarga, que dão fotos perfeitas. Repara-se que primeiro há um raio nuvem-nuvem e só depois vem um de terra mesmo. A incandescência do ar até persiste por uma considerável fracção de segundo.

:thumbsup: obrigado pelos esclarecimentos!

CptRena gostou disto.

Partilhar esta Página