Seguimento Litoral Norte - Novembro 2014

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Espanta-me que o parque ainda estivesse aberto a esta hora!
Não sei se chegaste a ver o jardim da quinta com as estátuas, isso à frente do edifício da Quinta de S. Gens propriamente dito... é um lugar lindo, mas eu teria medo de estar lá à noite!

É impressão minha ou a estação devesse talvez estar colocada num ponto um pouco mais alto daquele em que está?

Eu também não consegui visitá-la a horas decentes (com luz solar), na passada quinta-feira, e àquela hora (≈ 20:30) eu estava com algum medo de lá ficar fechado por isso apressei a visita e não analisei ao pormenor.
Pelo que me apercebi, tendo na altura apenas luz lunar, alguma dos faróis do carro e mais um pouco da urbana, o udómetro pareceu-me um Young, do tipo usado nas emas da ruema. Tendo em conta esta premissa induzo que a estação seja da mesma classe das usadas em outras emas, como Dunas de Mira, que também não indica a direcção do vento no website do IPMA, embora esta envie os respectivos dados para a central, mas não são possíveis de ser tratados de forma a apresentá-los no website. Se assim fôr, a falta de dados de direcção de vento deve-se a isso mesmo, ao tipo de datalogger. A falta de dados de humidade é possível que seja a avaria do sensor.
Quanto ao parque aquilo deu-me a impressão de precisar de um bom desbaste. Pareceu-me lá ter erva de metro. E há de facto algumas árvores nas redondezas, mas não sei precisar se poderão influenciar a precipitação. Mais uma vez a brevidade e condições da visita foram muito limitadoras. Também pode ser que, da mesma forma que há erva de metro, o udómetro também pode muito bem estar a precisar de uma boa verificação e limpeza.
Precisava de lá ir com mais tempo, e de preferência durante o dia, para analisar melhor a situação.
 
Última edição:


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Eu fui virar o carro lá ao fundo, junto da edificação da Quinta de S. Gens, mas não deu para ver bem o tal jardim. A pressa e a escuridão não permitiram

O StormRic é capaz de ter razão em relação a árvores influenciarem os dados de precipitação. Precipitação de SSO será muito provavelmente barrada pelas árvores.

15968263915_aceda6f3ba_c.jpg

http://goo.gl/maps/WxUFz
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Eu fui virar o carro lá ao fundo, junto da edificação da Quinta de S. Gens, mas não deu para ver bem o tal jardim. A pressa e a escuridão não permitiram

O StormRic é capaz de ter razão em relação a árvores influenciarem os dados de precipitação. Precipitação de SSO será muito provavelmente barrada pelas árvores.

15968263915_aceda6f3ba_c.jpg

http://goo.gl/maps/WxUFz

A estação é o quadrado no centro da imagem? Tem 10m de lado, estando o udómetro no centro então encontra-se a uns escassos 2m da periferia da copa daquela árvore/arbusto (?) a sueste que no entanto parece-me baixa. É preciso notar que esta imagem do google é datada de há 7 anos e aquela árvore poderá ter crescido muito desde então.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Para quem está a andar ao longo do caminho à beira do qual se encontra a estação, no sentido de quem vai para o jardim das estátuas, há uma árvore da altura do poste da estação, mas se não me falha a memória está do lado oposto do caminho, ou seja, está *bem* próxima mas não está mesmo colada à estação. Não é uma árvore muito alta, não. Em relação à chuva, poderá talvez influenciar, mas também resta saber a razão das temperaturas serem tão desviantes. Em relação ao isep, esta estação está mais a oeste, não muito longe da estação de Sete Bicas e do Norte Shopping (o que teoricamente traria mais brisa do mar e daria o oposto do que vemos acontecer em relação às máximas e mínimas) , mas acredito que esteja colocada num ponto bem mais baixo que a do isep, estando então em desvantagem em relação ao vento.
Agora estou a pensar numa coisa: se a estação não mede bem a chuva e a humidade, e se os dados do vento não são transmitidos, ela pode estipular de forma satisfatória a temperatura real, baseada somente na radiação e descartando outros factores? Por exemplo, poderá diferenciar correctamente a temperatura real da aparente? Às tantas estou a dizer grande asneira, mas como quero aprender mais sobre isso, deixo cá a pergunta.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Para quem está a andar ao longo do caminho à beira do qual se encontra a estação, no sentido de quem vai para o jardim das estátuas, há uma árvore da altura do poste da estação, mas se não me falha a memória está do lado oposto do caminho, ou seja, está *bem* próxima mas não está mesmo colada à estação. Não é uma árvore muito alta, não. Em relação à chuva, poderá talvez influenciar, mas também resta saber a razão das temperaturas serem tão desviantes. Em relação ao isep, esta estação está mais a oeste, não muito longe da estação de Sete Bicas e do Norte Shopping (o que teoricamente traria mais brisa do mar e daria o oposto do que vemos acontecer em relação às máximas e mínimas) , mas acredito que esteja colocada num ponto bem mais baixo que a do isep, estando então em desvantagem em relação ao vento.
Agora estou a pensar numa coisa: se a estação não mede bem a chuva e a humidade, e se os dados do vento não são transmitidos, ela pode estipular de forma satisfatória a temperatura real, baseada somente na radiação e descartando outros factores? Por exemplo, poderá diferenciar correctamente a temperatura real da aparente? Às tantas estou a dizer grande asneira, mas como quero aprender mais sobre isso, deixo cá a pergunta.

No campo das estações automáticas não tenho quaisquer conhecimentos. Estou também curioso por um esclarecimento.;)
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

jcboliveira

Cirrus
Registo
28 Nov 2014
Mensagens
95
Local
Porto
Agora estou a pensar numa coisa: se a estação não mede bem a chuva e a humidade, e se os dados do vento não são transmitidos, ela pode estipular de forma satisfatória a temperatura real, baseada somente na radiação e descartando outros factores? Por exemplo, poderá diferenciar correctamente a temperatura real da aparente? Às tantas estou a dizer grande asneira, mas como quero aprender mais sobre isso, deixo cá a pergunta.
A estação do ISEP está desabrigada no alto de um mastro de 2 m num topo de um edifício. Tem um edifício mais alto a oeste a aproximadamente 200m.
A temperatura aparente que eu cálculo não entra em consideração com a radiação solar só com a humidade, temperatura e vento
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
A estação do ISEP está desabrigada no alto de um mastro de 2 m num topo de um edifício. Tem um edifício mais alto a oeste a aproximadamente 200m.
A temperatura aparente que eu cálculo não entra em consideração com a radiação solar só com a humidade, temperatura e vento

Pois, se são dois metros acima do prédio do isep então será mais alta que a de S. Gens, quase que com certeza.

Em relação à temperatura aparente e real, o que eu vejo acontecer muitas vezes aqui na região do Porto é que normalmente quando uma máxima e/ou mínima parecem-me exageradas, acabam por coincidir justamente com a temperatura aparente equivalente relatada pelo isep.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Chega tarde, mas fica o registo.

O raio foi tão forte que rebentou com a exposição. Vale pelo valente trovão. De resto é só chuva a cair, para quem quiser relaxar ao som da chuva. O raio dá-se aos 1min40s
Também não tenho a certeza se tinha o foco configurado no infinito, já não me lembro. As casas vêem-se bem quando o raio as ilumina, assim como a luz dos candeiros não aparecem em bokeh, por isso penso que devia estar.




Este segundo vídeo é continuação do evento dessa noite

 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O raio foi tão forte que rebentou com a exposição. Vale pelo valente trovão. De resto é só chuva a cair, para quem quiser relaxar ao som da chuva. O raio dá-se aos 1min40s
Também não tenho a certeza se tinha o foco configurado no infinito, já não me lembro. As casas vêem-se bem quando o raio as ilumina, assim como a luz dos candeiros não aparecem em bokeh, por isso penso que devia estar.

:w00t: espectáculo! Cerca de três segundos e meio, mil e duzentos metros e pelo ribombar o raio era longo. Boa reportagem vídeo, som de grande qualidade! :thumbsup:
Os vídeos foram filmados a que horas?
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
E no segundo vídeo, aos 13min59s, há um em que o trovão vem 1 segundo depois, só que aparentemente não é tão barulhento. Talvez por causa da polifonia que já sobrecarregava o transdutor/circuito do som da câmera.
Neste o raio ficou definidíssimo :unsure:, e aparentemente, e na minha opinião, brutal :w00t::trovao:

Quanto à localização no tempo destas gravações, e tendo agora, ao procurar esses dados, detectado um desvio de adiantamento de 3min no relógio da câmera em relação ao tempo actual, os tempos que direi em seguida terão uma margem de erro de cerca desse valor aproximadamente.

O raio no primeiro vídeo foi às 18:50*, portanto o vídeo no total deve ser por volta das 18:48* e as 19:00*.
O segundo é entre aproximadamente as 21:30* e as 21:50*.

* - atenção à margem de erro
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Neste o raio ficou definidíssimo :unsure:, e aparentemente, e na minha opinião, brutal :w00t::trovao:

:cool:Sim, vale a pena extrair várias frames dessa dupla descarga, que dão fotos perfeitas. Repara-se que primeiro há um raio nuvem-nuvem e só depois vem um de terra mesmo. A incandescência do ar até persiste por uma considerável fracção de segundo.

:thumbsup: obrigado pelos esclarecimentos!
 
  • Gosto
Reactions: CptRena