Seguimento Litoral Norte - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Boa! Queremos ver isso! :D

A rotação e agitação da base era notória, bem visível mesmo com o video à velocidade normal, vários segmentos tentaram formar funis, e a determinado momento subiu do solo uma nuvem em agitação como que sugada pela nuvem mãe :rain:

A chuvada que se segui foi fortíssima!

Cá fica então o vídeo que fiz ( ver em 720 p ) da célula em rotação, o vídeo está na sua velocidade normal de filmagem, notem a agitação e rotação da base:

Fantástico! :palmas: Era uma célula com uma dimensão muito considerável! O que também é interessante é ver como, pelo menos assim aparenta, a chuva também rodava! :D Vê-se claramente uma série de tentativas de formação de um funil. Muito bem apanhado, tenho de ir viver para o Marquês tá visto! :D

Cá fica uma versão do vídeo mas em modo acelerado ( 8x ) ( ver 720p )

Aos 12 segundos algo parece querer subir do solo e aos 22 segundos é ainda mais notório:

Última edição:
Ironicamente eu tambem apanhei com "isso " numa zona em sao pedro da cova !

As nuvens estavam a embater na dita serra e na parte de baixo as nuvens acumularam se e vi claramente uma grande rotaçao e grandes rajadas de vento , com isto só via á minha frente as arvores a abanar todas e tudo o que era lixo "voou" para o ceu .

Segui este "fenomeno" e via se "destroços" por onde passou , só lixo nas ruas e afins .

De notar que pouquissimo antes disto houve grande enxurrada de gotas bastante grandes .

A minha maria até disse que parecia um "mini tornado" tal a rotaçao das nuvens

Cá fica então o vídeo que fiz ( ver em 720 p ) da célula em rotação, o vídeo está na sua velocidade normal de filmagem, notem a agitação e rotação da base:

Excelente registo sim senhor!:thumbsup:

• Gosto
Reactions: joselamego e Snifa
Bom registo!
É sem duvida uma estrutura supercelular.

Para hoje não fiz previsão ( nem vi bem os modelos) portanto nem sei até que ponto as condições estavam muito propicias ou não..no entanto, como disse o Rozzo, os fortes gradientes termicos verticais proporcionados pelo oceano quente, em conjunto com alguma helicidade na atmosfera, criam muitas vezes estruturas rotativas, que depois caso a atmosfera permita, podem evolur em supercelulas.

Parabéns Snifa, tiveste bom olho e boa câmera para observar este fenómeno.

Tens de criar um grupo para caçar tempestades no Litoral Norte, és um membro do fórum que eu respeito muito tal como todos os outros e admiro muito o teu trabalho que fazes. Tens um bom local para observar tempestades, nuvens, agora só falta caçares tempestades em Portugal.

Isso é que foi uma caçada e peras! :D
Muito bem captado e nota-se bastante bem o movimento de rotação e a chuva que andava a "dançar" também. "Felizmente" esse monstrinho não teve forças para alcançar bem o chão.

Bom fim de dia.

Aliás: GRANDE FIM DE DIA, com este vídeo do Snifa:palmas:.
PARABÉNS por mais um belo momento deste fórum.
O que me dá a entender é que terá se formado um tornado observando a chuva em rotação, mas sem detritos visíveis nunca teremos a certeza absoluta do que foi aquilo. Um tornado normalmente para ser classificado tem de ser visível até ao solo, isto é, ter a certeza que efectivamente o vórtice tocou o solo. E não nos podemos esquecer que num meio urbano é bastante mais difícil termos detritos pelo ar.

Por cá o céu mantêm-se muito nublado, agora num regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes.
O acumulado do dia é de 23,4 mm.

Tatual: 10,3ºC
Hr: 88%

Os meus Parabéns Snifa o video está fantástico ;), nota-se claramente a nuvem em rotação e a tentativa de formar o tornado mais que duas vezes até, tem-se assistido a um "grande" numero desses fenómenos pela zona do Porto curiosamente.

• Gosto
Reactions: Snifa