Seguimento Litoral Norte - Novembro 2014

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Grandes fotos, parabéns a todos!
Como já tinha dito há uns meses atrás, no tópico sobre o fórum, notasse perfeitamente que o meteopt mudou um pouco, para melhor, refiro-me a um grande aumento nas partilhas de fotografias, continuem, pois isso só enriquesse o seguimento e de certa forma capta maior atenção aos visitantes.
 


Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Olá

Eu sou o responsável pelo meteo.isep.ipp.pt

Não percebi bem o que não gostou no novo site pensava que tinha era adicionado informação face ao anterior. De qualquer forma, toda a informação que eu tenho disponível está em:
http://meteo.isep.ipp.pt/weather/parameterlist.htm
Se necessitar de mais alguma é só dizer.

Olá e parabéns pelo site, a informação do isep é, na minha opinião, essencial ao Porto, pois fala justamente da temperatura do espaço urbano, que é aquela com que convivemos no dia-a-dia.
Em relação às modificações, enquanto acho interessante saber da variação da temperatura na última hora, sinto muito a falta da indicação das temperaturas máxima e mínima até o momento da consulta, como acontecia na versão anterior, por ser justamente um dos factores que tornavam o site diferente, e melhor, da informação disponibilizada pelo ipma, que peca por apenas aparecer no dia a seguir . Acredito que estes dados também fossem interessantes quanto à pluviosidade. Actualmente estou a consultar o isep no wu, que mantém estes dados, mas amanhã já verifico o link que forneceu.
Mais uma vez, parabéns e espero que não leve a mal os meus comentários, mesmo porque devo ser a fã número 1 do meteo@isep. :)
 
Última edição:

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
Bom dia

Vento forte e quente é só folhas pelo ar 19.3ºc atuais

Litoral norte a aquecer bem:

ghqE27d.jpg
 
Última edição:

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
boas,
Por aqui dia de céu praticamente limpo!
Depois de um passei pela serra de canelas, por lá estava bastante mais fresco do que aqui .
Levei o meu sensor auriol e registei 15,5ºC cerca de 250 metros, enquanto a mesma hora Rechousa ia com 18,1ºC, grande diferença !
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena

jcboliveira

Cirrus
Registo
28 Nov 2014
Mensagens
95
Local
Porto
Claro que não levei a mal as sugestões/criticas.

A estação apareceu por uma singela questão. Caíram umas árvores e eu decidi arranjar um método que desse a velocidade do vento, quantidade de chuva para como pré-aviso para colocar no terreno um sistema de prevenção de infiltrações etc, Tem sido igualmente utilizada para alguns trabalhos de investigação principalmente nas áreas de energia renováveis.

A estação passou por uns maus bocados e nos últimos tempos tenho dado um volte-face à mesma. Na 5ª decidi googlar sobre a estação e descobri este fórum e achei interessante estarem a utilizar os dados para outros fins.

Vou tentar fazer uma coisa interessante. Na página dos dados diários vou realizar um arquivo de forma a fornecer os dados relevantes para qualquer dia da última semana (máximas, mínimas, médias).
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,

Hoje dei um salto até à Peneda-Gerês. Logo de manhã, ao chegar a Braga, comecei a notar e presença de belíssimas nuvens lenticulares, que nunca tinha visto ao vivo, e que me acompanharam ao longo de todo o dia.

Aqui fica o registo das mais interessantes que consegui captar e que me ajudaram a amenizar as "agruras" de um dia a escalar penedias... :D


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa noite,

Hoje o dia foi marcado por bastantes nuvens lenticulares.

Deixo aqui umas fotos que eu tirei, juntamente com algumas time lapses:

IMG_20141130_102055 by guimeixen, on Flickr

IMG_20141130_104731 by guimeixen, on Flickr

IMG_20141130_114545 by guimeixen, on Flickr

IMG_20141130_115220 by guimeixen, on Flickr

IMG_20141130_121525 by guimeixen, on Flickr

IMG_20141130_121538 by guimeixen, on Flickr

IMG_20141130_135448 by guimeixen, on Flickr

IMG_20141130_135537 by guimeixen, on Flickr

IMG_20141130_135544 by guimeixen, on Flickr

IMG_20141130_160003 by guimeixen, on Flickr

Algumas fotos do fim da tarde:

IMG_20141130_170730 by guimeixen, on Flickr


Na imagem abaixo e na última imagem dá para ver o cinto de Vénus - em inglês http://en.wikipedia.org/wiki/Belt_of_Venus

IMG_20141130_171931 by guimeixen, on Flickr


Nesta foto em cima vê-se a sombra de uma nuvem. Estive a ver nas imagens de satélite e deve ser a nuvem da imagem em baixo, encontrava-se a cerca de 120-140km de distância.


1 by guimeixen, on Flickr

IMG_20141130_172310 by guimeixen, on Flickr










 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas,

Hoje dei um salto até à Peneda-Gerês. Logo de manhã, ao chegar a Braga, comecei a notar e presença de belíssimas nuvens lenticulares, que nunca tinha visto ao vivo, e que me acompanharam ao longo de todo o dia.

Aqui fica o registo das mais interessantes que consegui captar e que me ajudaram a amenizar as "agruras" de um dia a escalar penedias... :D


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr


Lenticulares no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 30-11-2014
by JoãoP74, on Flickr


:thumbsup: Simplesmente excepcional! E agradeço muito estas belas vistas do Gerês!
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
:thumbsup: Simplesmente excepcional! E agradeço muito estas belas vistas do Gerês!
Obrigado! :thumbsup: Foi um dia realmente muito bem passado! Apesar da forte ventania que se fazia sentir pelo picos do Gerês.
Há mais fotos, fotos onde se vê realmente o PNPG.:lol: Serão colocadas num tópico de fotografia, para não sobrecarregar este.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Claro que não levei a mal as sugestões/criticas.

A estação apareceu por uma singela questão. Caíram umas árvores e eu decidi arranjar um método que desse a velocidade do vento, quantidade de chuva para como pré-aviso para colocar no terreno um sistema de prevenção de infiltrações etc, Tem sido igualmente utilizada para alguns trabalhos de investigação principalmente nas áreas de energia renováveis.

A estação passou por uns maus bocados e nos últimos tempos tenho dado um volte-face à mesma. Na 5ª decidi googlar sobre a estação e descobri este fórum e achei interessante estarem a utilizar os dados para outros fins.

Vou tentar fazer uma coisa interessante. Na página dos dados diários vou realizar um arquivo de forma a fornecer os dados relevantes para qualquer dia da última semana (máximas, mínimas, médias).
As questões singelas são as melhores, e esta estação é hoje fundamental para a meteorologia do Porto.
Em relação aos dados da semana isso seria mesmo excelente!
Um grande abraço!
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Ontem à tarde o céu esteve normal por aqui, mas isso por volta das 15:00 - 16:00, quando fui dar um passeio pela... Quinta de S. Gens! Um lugar belíssimo onde realmente localiza-se a EMA de S. Gens, conforme mostrou-me o Dr. Licínio, com quem tive uma agradável conversa.
Ele também não acredita que o local, tecnicamente na Senhora da Hora mas ao lado do Porto, seja mais quente que o isep, por exemplo, mas como ele disse, a estação é automática e os dados vão directamente da estação para Lisboa.
Falando apenas em termos de máximas, pessoalmente acredito que a diferença possa existir por alguma das seguintes razões:
* A estação está bem localizada, mas estará talvez mais baixa que uma estação situada ao cimo de um prédio, por exemplo, e neste caso ela estaria até com dados mais reais que outras estações;
* A estação pertence a um jardim bastante extenso que lembra um pouco Serralves, embora a área seja provavelmente menor, mas isso ao lado da VCI. Achei que houvesse menos vento lá que numa estrutura completamente urbana, onde ou não há vento ou há muito vento encanado, mas isso a julgar por uma breve caminhada (o que será afirmar que a formação de uma textura 'capilar' capaz de moldar a trajectória do vento também existe fora de meios estritamente urbanos, mas não sei até que ponto esta minha presunção estará correcta);
* Se a estação manifestar esta tendência em dias de sol, então provavelmente será um problema técnico da estação, é somente uma questão de observar os dados.

Já agora o que achaste da colocação do udómetro? Tem árvores por perto, está liberto de limitações à queda de chuva? É que os valores têm sido sempre baixos (cerca de 60%) em relação a outras estações da área do Porto. Não é que seja impossível haver nessa zona um mínimo da distribuição da precipitação mas mesmo assim a diferença parece-me excessiva.

A visita teve de ser rápida, eu fui até lá a caminhar, não esperava que fosse tão longe e perdi-me várias vezes no processo, conforme que quando vi a estação já estava quase a escurecer. Além disso, confesso ser a primeira estação que vi, e não estive atenta mesmo aos detalhes importantes.
A estação é um poste bifurcado na porção superior, de um lado notam-se pás que se movem com o vento, isso intrigou-me porque que eu saiba a estação não regista o vento. Sinceramente, näo vi o udómetro, sorry :/
A estação está em cima de uma pequena encosta, mas não é um lugar muito alto. Há muitas e muitas árvores em toda a quinta, mas nenhuma chega a tapar a estação, que se encontra um pouco isolada da paisagem circundante. Mas claro, há muitas árvores por lá.
A sensação que eu tive é que estes problemas não serão fruto do meio circundante mas, caso se confirmem, serão de avarias técnicas que não podem ser verificadas a um nível externo.


Eu também não consegui visitá-la a horas decentes (com luz solar), na passada quinta-feira, e àquela hora (≈ 20:30) eu estava com algum medo de lá ficar fechado por isso apressei a visita e não analisei ao pormenor.
Pelo que me apercebi, tendo na altura apenas luz lunar, alguma dos faróis do carro e mais um pouco da urbana, o udómetro pareceu-me um Young, do tipo usado nas emas da ruema. Tendo em conta esta premissa induzo que a estação seja da mesma classe das usadas em outras emas, como Dunas de Mira, que também não indica a direcção do vento no website do IPMA, embora esta envie os respectivos dados para a central, mas não são possíveis de ser tratados de forma a apresentá-los no website. Se assim fôr, a falta de dados de direcção de vento deve-se a isso mesmo, ao tipo de datalogger. A falta de dados de humidade é possível que seja a avaria do sensor.
Quanto ao parque aquilo deu-me a impressão de precisar de um bom desbaste. Pareceu-me lá ter erva de metro. E há de facto algumas árvores nas redondezas, mas não sei precisar se poderão influenciar a precipitação. Mais uma vez a brevidade e condições da visita foram muito limitadoras. Também pode ser que, da mesma forma que há erva de metro, o udómetro também pode muito bem estar a precisar de uma boa verificação e limpeza.
Precisava de lá ir com mais tempo, e de preferência durante o dia, para analisar melhor a situação.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Névoa