Seguimento Litoral Norte - Novembro 2017

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Boas,

Máxima de 17,6ºC

Durante a tarde boa visibilidade a longas distâncias, deixo aqui uma foto que tirei esta tarde, Serra da Freita ao fundo:

38192432032_18aa9cea5c_k.jpg



Atuais 11.4°C e 76% de humidade. Vento fraco de ENE

Dá para ver nessa imagem o RADAR meteorológico. É uma coluna pequenina no topo de uma montanha na zona da direita. Eu ampliei para verificar. Já lá fui de visita de estudo ;)
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
As coordenadas são 40°57'42.4"N 8°38'20.7"W
A área em que observo geada ainda é grande, é uma zona com muita vegetação e charcos

As imagens de satélite estão desatualizadas agora neste local há um passadiço, antes a zona onde relato a inversão era inacessível

O que me impressionou mais foi o facto de num dia onde a estação de Esmoriz tinha registado 9,0ºC de mínima haver geada presente, o que significa que a temperatura ali deve ter descido aos 3 graus ou menos...

O local é este, a parte do passadiço que se vê aqui ontem e hoje de manhã estava coberta de geada

02barrinha1.jpg


Interessante esse sítio, faz sem dúvida lembrar um pouco a famosa Dunas de Mira, pois são locais sem practicamente relevo acidentado, mas com rede hidrográfica algo expressiva e vegetação bem densa, o que ajuda a inversão.
Fui espreitar a carta militar, esse local Barrinha de Esmoriz, é alimentada por 5 linhas de água. Aparentemente a Vala de Maceda e ribeira da Cortegaça(que correm de sul para norte) são as linhas de água que devem gerar mais ar frio que depois descarrega para esse local.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Bom dia :cold: Manhã mais "amena" que a passada, mínima deve ter rondado os 3/4 graus pois havia geada fraca e gelo nos carros embora já parcialmente em fusão devido ao rápido aquecimento. Também na rua vi poças e valas com água congelados o que me sugere que a mínima poderá ter sido ainda mais baixa. ;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Ontem pela tarde o céu tornou-se muito nublado. Pelas 17h, aos 350 mts de altitude aproximadamente, constatei a queda de orvalho\chuvisco fino aqui na freguesia. Pelas 18h já o céu começava a limpar, tornando-se pouco nublado com o cair da noite.
Hoje o dia começou com céu limpo e vento fraco a moderado de NNE; a sensação térmica baixou consideravelmente. Devido ao vento hoje seria difícil a formação de geada, ainda que nos vales mais baixos e abrigados possa ter sido possível a mesma.

Tmín: 5,5ºC (06.59h)

Tactual: 13,0ºC
Hr: 50%
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Bom Dia.
Mínima mais baixa do outono por aqui, com 4,5º
Por agora vai subindo, sigo com 13,8º
A partir de amanhã e até dia 15\16 as temperaturas tendem a subir um pouco, com as máximas aqui na região a voltarem novamente para perto dos 20º
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Boa tarde,
Mínima de 8,8ºC. Mais uma vez a geada a aparecer no tal local que referi, e já são 3 este mês:D passo por lá de manhã e é um frio:cold: imagino quando vier o frio a sério:w00t:

De resto foi um dia ventoso com alguma nebulosidade, bem fresco portanto, que saudades que já tinha deste fresco invernal:D

Neste momento estão 14,5ºC
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Boa noite, temperatura neste momento supostamente deveria estar a descer abruptamente, mas está um vento frio e inútil a destruir a descida ao mesmo tempo que seca tudo... A máxima foi fresca, invernal mesmo, 15.9ºC fruto do constante vento. Sensação térmica bem baixa mesmo ao sol! :cold:

T.atual: 12.0ºC

EDIT: Vento a abrandar abruptamente, deve começar uma grande descida agora, que se inicie a inversão :D
 

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Boa noite, temperatura neste momento supostamente deveria estar a descer abruptamente, mas está um vento frio e inútil a destruir a descida ao mesmo tempo que seca tudo... A máxima foi fresca, invernal mesmo, 15.9ºC fruto do constante vento. Sensação térmica bem baixa mesmo ao sol! :cold:

T.atual: 12.0ºC

EDIT: Vento a abrandar abruptamente, deve começar uma grande descida agora, que se inicie a inversão :D
Relato semelhante por estes lados.
A máxima foi de 15 mas nem ao sol se aquecia...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite
Dia de céu nublado por nuvens altas
Dia ventoso
A máxima não chegou aos 20ºC
De momento 9.8ºC e 78% HR
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
bKvKPN7.jpg


Bom dia! Foto tirada agora mesmo a partir do meu CB
Às 07:45 a temperatura é de 7.7ºC e a HRELATIVA DE 77%
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

mínima de 7.4 ºc .

Neste momento 8.5ºc e um vento frio de Norte :cold:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego