Seguimento Litoral Norte - Novembro 2017

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boas,

Máxima de 17,6ºC

Durante a tarde boa visibilidade a longas distâncias, deixo aqui uma foto que tirei esta tarde, Serra da Freita ao fundo:

38192432032_18aa9cea5c_k.jpg

Atuais 11.4°C e 76% de humidade. Vento fraco de ENE

Dá para ver nessa imagem o RADAR meteorológico. É uma coluna pequenina no topo de uma montanha na zona da direita. Eu ampliei para verificar. Já lá fui de visita de estudo ;)

As coordenadas são 40°57'42.4"N 8°38'20.7"W
A área em que observo geada ainda é grande, é uma zona com muita vegetação e charcos

As imagens de satélite estão desatualizadas agora neste local há um passadiço, antes a zona onde relato a inversão era inacessível

O que me impressionou mais foi o facto de num dia onde a estação de Esmoriz tinha registado 9,0ºC de mínima haver geada presente, o que significa que a temperatura ali deve ter descido aos 3 graus ou menos...

O local é este, a parte do passadiço que se vê aqui ontem e hoje de manhã estava coberta de geada

02barrinha1.jpg

Interessante esse sítio, faz sem dúvida lembrar um pouco a famosa Dunas de Mira, pois são locais sem practicamente relevo acidentado, mas com rede hidrográfica algo expressiva e vegetação bem densa, o que ajuda a inversão.
Fui espreitar a carta militar, esse local Barrinha de Esmoriz, é alimentada por 5 linhas de água. Aparentemente a Vala de Maceda e ribeira da Cortegaça(que correm de sul para norte) são as linhas de água que devem gerar mais ar frio que depois descarrega para esse local.

Bom dia :cold: Manhã mais "amena" que a passada, mínima deve ter rondado os 3/4 graus pois havia geada fraca e gelo nos carros embora já parcialmente em fusão devido ao rápido aquecimento. Também na rua vi poças e valas com água congelados o que me sugere que a mínima poderá ter sido ainda mais baixa. ;)

Bom dia.

Ontem pela tarde o céu tornou-se muito nublado. Pelas 17h, aos 350 mts de altitude aproximadamente, constatei a queda de orvalho\chuvisco fino aqui na freguesia. Pelas 18h já o céu começava a limpar, tornando-se pouco nublado com o cair da noite.
Hoje o dia começou com céu limpo e vento fraco a moderado de NNE; a sensação térmica baixou consideravelmente. Devido ao vento hoje seria difícil a formação de geada, ainda que nos vales mais baixos e abrigados possa ter sido possível a mesma.

Tmín: 5,5ºC (06.59h)

Tactual: 13,0ºC
Hr: 50%

Bom Dia.
Mínima mais baixa do outono por aqui, com 4,5º
Por agora vai subindo, sigo com 13,8º
A partir de amanhã e até dia 15\16 as temperaturas tendem a subir um pouco, com as máximas aqui na região a voltarem novamente para perto dos 20º

Boa tarde,
Mínima de 8,8ºC. Mais uma vez a geada a aparecer no tal local que referi, e já são 3 este mês:D passo por lá de manhã e é um frio:cold: imagino quando vier o frio a sério:w00t:

De resto foi um dia ventoso com alguma nebulosidade, bem fresco portanto, que saudades que já tinha deste fresco invernal:D

Neste momento estão 14,5ºC

Boa noite, temperatura neste momento supostamente deveria estar a descer abruptamente, mas está um vento frio e inútil a destruir a descida ao mesmo tempo que seca tudo... A máxima foi fresca, invernal mesmo, 15.9ºC fruto do constante vento. Sensação térmica bem baixa mesmo ao sol! :cold:

T.atual: 12.0ºC

EDIT: Vento a abrandar abruptamente, deve começar uma grande descida agora, que se inicie a inversão :D

Boa noite, temperatura neste momento supostamente deveria estar a descer abruptamente, mas está um vento frio e inútil a destruir a descida ao mesmo tempo que seca tudo... A máxima foi fresca, invernal mesmo, 15.9ºC fruto do constante vento. Sensação térmica bem baixa mesmo ao sol! :cold:

T.atual: 12.0ºC

EDIT: Vento a abrandar abruptamente, deve começar uma grande descida agora, que se inicie a inversão :D
Relato semelhante por estes lados.
A máxima foi de 15 mas nem ao sol se aquecia...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

Boa noite
Dia de céu nublado por nuvens altas
Dia ventoso
A máxima não chegou aos 20ºC
De momento 9.8ºC e 78% HR

• Gosto
Reactions: joselamego
bKvKPN7.jpg

Bom dia! Foto tirada agora mesmo a partir do meu CB
Às 07:45 a temperatura é de 7.7ºC e a HRELATIVA DE 77%

Bom dia,