Seguimento Litoral Norte - Outubro 2014

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
norte.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Bom Dia:D

Sigo com dia quente, 25,7ºC e 56% de humidade relativa.:calor:
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Já sigo com 27C segundo o Google (para Porto e Senhora da Hora, e 24C para Leça do Balio), espero bem que este valor não seja ultrapassado em muito. Já agora as médias de Outubro para o Porto são:

Média das máximas: 20,2C
Média das médias: 15,9C
Média das mínimas: 11,6C

Isso quer-me parecer, embora veja-me incapaz de compreender exactamente o que se encontra em

http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/clima/index.html?page=onda.calor.xml

(pois quando dizem "a temperatura máxima diária é supeior [sic] em 5ºC ao valor médio diário no período de referência" uma pessoa só pode imaginar que seja o valor médio das máximas no período de referência, uma vez que, tanto quanto sei e a julgar da informação disponibilizada para o público, este é um valor para todos os dias do mês, sem possuir variações diárias), que já estivemos mais longe de uma onda de calor.

Se eu estiver errada em relação à interpretação que faço do texto do ipma, por favor corrijam-me.

edit. Esqueci-me que Outubro só começou hoje, e então a suposta onda de calor já não é possível com as médias de Setembro e os 26C que tivemos com alguma regularidade até ontem. Agora, só se esta situação presente vier a prolongar-se além do esperado, mas não me parece que vá durar mais de 4 ou 5 dias com valores de 5C acima da média das máximas, de qualquer maneira.
 
Última edição:

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
29C às 13:00 na Senhora da Hora/ Porto segundo o Google! Será que chegamos aos 30C?

edit. Embora o site do isep, precário como está, aponte para 26,9C como máxima do dia às 13:15, com índice de calor de 27,4C. Depois das 13:16, que seguia com os mesmos valores, não há registos. E mesmo que o site do isep não esteja a funcionar bem, pessoalmente acredito mais nestes valores que nos do google.
 
Última edição:

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Cumulos em desenvolvimento a Este.
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas!
Junto da praia a brisa marítima já entrou, em Francelos o vento rodou de Leste para W/NW.Temperatura está nos 24,7ºc com HR60%!

Por aqui a temperatura continua a subir enquanto o vento mudar de direção.
Sigo com 27,7ºC / 43% de Humidade / Vento de ENE
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
De acordo com os gráficos do ipma, a estação de S. Gens (Senhora da Hora/ Porto) registou 30, 4C às 14:00h. :eek:

A de Massarelos registou 31,1C também às 14:00, enquanto que Pedras Rubras registou uns amenos 27,4C às 15:00. Não há dados de temperatura da Serra do Pilar.

Incrível que se faça o acompanhamento das temperaturas do Porto por Pedras Rubras, os dados de lá são ficção para quem vive e/ ou trabalha no Porto!

edit. e enquanto isso o isep, que neste momento encontra-se a funcionar, registou uma máxima de 28,5 C às 15:15. Desta vez fico com os 30,4 C de S. Gens, esteve mesmo muito quente hoje à tarde.

edit2. as horas indicadas nas estações do ipma estão no formato UTC (horário actual +1)
 
Última edição:

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
boas!
Céu limpo por aqui.
Atuais 28.6ºC / 44% hr / vento de ESE
O ISEP segue com 28.4ºC / 45%hr /Vento de ESE
Rio Tinto mais quente, com 30,1ºC / 37%hr / Vento ESE

Como de costume junto as praias mais fresco, Francelos vai com 23,8ºC / 56%hr / Vento de WNW
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Boas Tardes!!!!:D

Neste momento nuvens em desenvolvimento a Este.

tJu3JjI.jpg



uempJ1w.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas tardes,

máxima de 27.9 ºc por aqui, um dia de fazer inveja a muitos dias de Verão.

A mínima foi de 17.6 ºc

Neste momento uns agradáveis 23.4 ºc com vento fraco de NW.