Seguimento Litoral Norte - Outubro 2016

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Aguaceiros intensos estacionários entre Santa Maria da Feira e Castro Daire:
iSVFEw1.jpg
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Bom dia!

Manhã com alguma nuvens e neblina mas sem ameaça de chuva. Humidade relativa bastante alta.
Actuais 13,3ºc e 96% de humidade relativa.
A chuva deverá regressar só no final da noite/ madrugada de sábado.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Tmin. 15,5ºC

Mínima tão alta por essas bandas? Está bem arejada a estação? Atendendo às mínimas desta madrugada nas estações oficiais e não só, não deveria andar por valores tão altos...
 

AJCS

Cumulus
Registo
13 Mai 2012
Mensagens
331
Local
Pevidém - Guimarães (Alt. 150m)
Mínima tão alta por essas bandas? Está bem arejada a estação? Atendendo às mínimas desta madrugada nas estações oficiais e não só, não deveria andar por valores tão altos...

Pois eu também tenho reparado que pode haver alguma coisa a influenciar a leitura, mas não sei qual é.

O sensor está a 2 metros do solo, encostado à parede da casa e virado a norte, e bem arejado.
Pode ser influênciado pela temperatura interior da habitação, mas a parede é de pedra, como disse virada a norte e tem uns 50 cm de espessura.
Acho que é o melhor sitio que tenho disponível, já dei voltas ao problema mas não encontro outra solução.

Obrigado pela chama de atenção.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Pois eu também tenho reparado que pode haver alguma coisa a influenciar a leitura, mas não sei qual é.

Pode ser algum calor remanescente da parede, mas sendo pedra não é normal que aqueça e muito menos mantém a temperatura durante a noite. O ideal é ser um espaço aberto em todas as direcções, mas os amadores como nós temos muitas vezes esse tipo de limitação. Vê se consegues colocar em algum sitio com 2/3 metros de distância da parede e virado para norte. Pode ser outro problema também. Que sensor/estação utilizas?

Actuais 20,2ºc e 61% de humidade relativa...céu povoado por nuvens altas, sem ameaça de chuva.
 

AJCS

Cumulus
Registo
13 Mai 2012
Mensagens
331
Local
Pevidém - Guimarães (Alt. 150m)
Pode ser algum calor remanescente da parede, mas sendo pedra não é normal que aqueça e muito menos mantém a temperatura durante a noite. O ideal é ser um espaço aberto em todas as direcções, mas os amadores como nós temos muitas vezes esse tipo de limitação. Vê se consegues colocar em algum sitio com 2/3 metros de distância da parede e virado para norte. Pode ser outro problema também. Que sensor/estação utilizas?

Actuais 20,2ºc e 61% de humidade relativa...céu povoado por nuvens altas, sem ameaça de chuva.


Sim vou tentar seguir a sua dica, Estou a usar uma estação baratinha adquirida no Aki, tem o nome pomposo de OH 1000 Home Pro :)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Sim vou tentar seguir a sua dica, Estou a usar uma estação baratinha adquirida no Aki, tem o nome pomposo de OH 1000 Home Pro :)

Mesmo sendo baratinha costuma ter alguma fiabilidade, desde que não esteja exposta à radiação principalmente. Acredito que seja algum problema de arejamento, mas se tiveres um outro sensor tenta fazer a experiência de colocar no sitio melhor arejado que tiveres e no actual e veres a diferença. Senão compara com o valor de uma outra estação...a oficial mais próxima acho que é a de Braga, em Merelim...serão quase 15/20km de distância em linha recta...a mínima lá foi de 10,4ºc.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
A estação não oficial mais próxima é em Serzedelo, serão 2/3 km de distância, relativamente próximo da tua, fora fenómenos muito localizados acho ser uma boa opção para ires comparando. Para teres acesso aos dados passa no weather underground.
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Hoje o dia tem sido marcado pela nebulosidade média\baixa, algum sol que durante a manhã foi aparecendo de forma intermitente.
A temperatura tem sido agradável.
Vai fechando a nebulosidade, agora muito nublado o céu.
O vento vento tem soprado fraco, por vezes moderado, entre SE (predominante) e NE.

Tmín: 11,0ºC
Tmáx: 19,0ºC

Tatual: 17,9ºC
Hr: 66%
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Boas

O dia de hoje começou com céu pouco nublado, que foi gradualmente encobrindo.
Neste momento céu muito nublado e vento fraco, temperatura à volta dos 19ºC
O mês de Outubro leva 79,5mm acumulados, para já, na estação de Pedroso.