Seguimento Litoral Norte - Outubro 2016

Aguaceiros intensos estacionários entre Santa Maria da Feira e Castro Daire:
iSVFEw1.jpg

Bom dia!

Manhã com alguma nuvens e neblina mas sem ameaça de chuva. Humidade relativa bastante alta.
Actuais 13,3ºc e 96% de humidade relativa.
A chuva deverá regressar só no final da noite/ madrugada de sábado.

Tmin. 15,5ºC

Mínima tão alta por essas bandas? Está bem arejada a estação? Atendendo às mínimas desta madrugada nas estações oficiais e não só, não deveria andar por valores tão altos...

Mínima tão alta por essas bandas? Está bem arejada a estação? Atendendo às mínimas desta madrugada nas estações oficiais e não só, não deveria andar por valores tão altos...

Pois eu também tenho reparado que pode haver alguma coisa a influenciar a leitura, mas não sei qual é.

O sensor está a 2 metros do solo, encostado à parede da casa e virado a norte, e bem arejado.
Pode ser influênciado pela temperatura interior da habitação, mas a parede é de pedra, como disse virada a norte e tem uns 50 cm de espessura.
Acho que é o melhor sitio que tenho disponível, já dei voltas ao problema mas não encontro outra solução.

Obrigado pela chama de atenção.

Pois eu também tenho reparado que pode haver alguma coisa a influenciar a leitura, mas não sei qual é.

Pode ser algum calor remanescente da parede, mas sendo pedra não é normal que aqueça e muito menos mantém a temperatura durante a noite. O ideal é ser um espaço aberto em todas as direcções, mas os amadores como nós temos muitas vezes esse tipo de limitação. Vê se consegues colocar em algum sitio com 2/3 metros de distância da parede e virado para norte. Pode ser outro problema também. Que sensor/estação utilizas?

Actuais 20,2ºc e 61% de humidade relativa...céu povoado por nuvens altas, sem ameaça de chuva.

Pode ser algum calor remanescente da parede, mas sendo pedra não é normal que aqueça e muito menos mantém a temperatura durante a noite. O ideal é ser um espaço aberto em todas as direcções, mas os amadores como nós temos muitas vezes esse tipo de limitação. Vê se consegues colocar em algum sitio com 2/3 metros de distância da parede e virado para norte. Pode ser outro problema também. Que sensor/estação utilizas?

Actuais 20,2ºc e 61% de humidade relativa...céu povoado por nuvens altas, sem ameaça de chuva.

Sim vou tentar seguir a sua dica, Estou a usar uma estação baratinha adquirida no Aki, tem o nome pomposo de OH 1000 Home Pro :)

Sim vou tentar seguir a sua dica, Estou a usar uma estação baratinha adquirida no Aki, tem o nome pomposo de OH 1000 Home Pro :)

Mesmo sendo baratinha costuma ter alguma fiabilidade, desde que não esteja exposta à radiação principalmente. Acredito que seja algum problema de arejamento, mas se tiveres um outro sensor tenta fazer a experiência de colocar no sitio melhor arejado que tiveres e no actual e veres a diferença. Senão compara com o valor de uma outra estação...a oficial mais próxima acho que é a de Braga, em Merelim...serão quase 15/20km de distância em linha recta...a mínima lá foi de 10,4ºc.

A estação não oficial mais próxima é em Serzedelo, serão 2/3 km de distância, relativamente próximo da tua, fora fenómenos muito localizados acho ser uma boa opção para ires comparando. Para teres acesso aos dados passa no weather underground.

Última edição:
Boa tarde.

Hoje o dia tem sido marcado pela nebulosidade média\baixa, algum sol que durante a manhã foi aparecendo de forma intermitente.
A temperatura tem sido agradável.
Vai fechando a nebulosidade, agora muito nublado o céu.
O vento vento tem soprado fraco, por vezes moderado, entre SE (predominante) e NE.

Tmín: 11,0ºC
Tmáx: 19,0ºC

Tatual: 17,9ºC
Hr: 66%

• Gosto
Reactions: Manmarlopes
Boas

O dia de hoje começou com céu pouco nublado, que foi gradualmente encobrindo.
Neste momento céu muito nublado e vento fraco, temperatura à volta dos 19ºC
O mês de Outubro leva 79,5mm acumulados, para já, na estação de Pedroso.